terça-feira, 18 de dezembro de 2007

O arcano do enforcado

Assim como Odin ou Wodan, o buscador para alcançar a iluminação deve passar por um teste, uma prova, administrada por outros iniciados e, por isso, o teste se torna a inciação.
Como Odin que teve que ser pendurado de cabeça para baixo na Yggdrasil para poder vislumbrar os mistérios da existência, o neófito terá suas convicções e preconceitos remexidos para superar seu estado de ignorancia (o louco) para o estado de vigília.

O pendurado está apenas com a perna esquerda presa na trave, a mesma perna que estava sendo atacada pelo cão na carta do louco, mas a perna direita está livre, indicando que o pendurado começa a superar suas limitações.
O pendurado está entre dois troncos, uma clara alusão aos pilares que marcam a entrada do portal do mundo astral - Jacim e Boaz - e também uma alusão à Polaridade Sagrada.

O pendurado está com as mãos por trás das costas, provavelmente amarradas, como é feito ao neófito na cerimônia de iniciação. Apesar da posição e da condição dele, seu semblante está sereno e confiante.
Curiosamente a perna direita que está livre cruza por detrás da perna esquerda, formando o número quatro, possivelmente indicando que ele reconhece os Quadrantes.

Nenhum comentário: