sexta-feira, 14 de maio de 2021

Eglė, a Rainha das Serpentes

Em outra época, há muito tempo vivia um velho e sua esposa. Ambos tiveram doze filhos e três filhas. O mais jovem sendo nomeado Egle. Em uma noite quente de verão, as três meninas decidiram nadar. Depois de molharem-se uns com os outros e tomarem banho, eles subiram na margem do rio para arrumar e arrumar os cabelos. Mas o mais jovem, Egle, apenas ficou olhando, pois uma serpente havia se enfiado na manga de sua blusa. O que ela deveria fazer? A filha mais velha agarrou a blusa de Egle. Ela jogou a blusa no chão e pulou nela, qualquer coisa para se livrar da serpente. Mas a serpente voltou-se para o mais jovem, Egle, e falou com ela em voz de homem:

-Egle, prometa se tornar minha noiva e eu terei prazer em sair.

Egle começou a chorar, como ela poderia se casar com uma serpente? Em meio às lágrimas, ela respondeu:

-Por favor, devolva minha blusa e volte de onde veio, em paz.

Mas a serpente não quis ouvir:

-Prometa se tornar minha noiva e eu terei prazer em sair.

Não havia mais nada que ela pudesse fazer; ela prometeu à serpente se tornar sua noiva.

Depois de três dias, a família viu que todas as serpentes da terra tinham vindo para sua fazenda, trazendo uma carroça. A família inteira ficou assustada, enquanto todas as serpentes começaram a rastejar em selvagem abandono. Uma das serpentes entrou na casa para se encontrar com o velho, pai de Egle, e discutir os termos da união. A princípio, o velho hesitou e hesitou, recusando-se a acreditar que isso pudesse estar acontecendo; mas quando todas as serpentes da terra se reunirem na fazenda de um homem, não importa como a pessoa se sinta, então ele prometeu entregar sua filha mais jovem e mais bonita às serpentes. Mas o velho guardava traição em seu coração. Ele pediu às serpentes que esperassem um pouco; o mais rápido que pôde, ele correu para a sábia local e contou-lhe tudo. A mulher sábia disse:

-É fácil enganar uma serpente, ao invés de sua filha dar um ganso e mandar os presentes de casamento.

O velho fez o que a sábia aconselhou. Ele vestiu um ganso branco com as roupas de Egle e, juntos, pai e "filha" subiram em uma carroça e começaram sua jornada. Pouco tempo depois, eles ouviram um pássaro coo-coo em uma bétula, cantando:

-Coo-coo, coo-coo, você foi enganado. Em vez de uma noiva, ele deu a você um ganso branco. Coo-coo, coo-coo!

As serpentes voltaram para a fazenda e, com raiva, jogaram o ganso para fora da carroça e exigiram a noiva. Os pais, a conselho da mulher sábia, vestiram uma ovelha branca. Novamente o pássaro coo-coo cantou:

-Coo-coo, coo-coo, você foi enganado. Em vez de uma noiva, ele deu a você uma ovelha branca. Coo-coo, coo-coo!

As serpentes voltam para a fazenda com grande raiva e exigem novamente a noiva. Desta vez, a família deu às serpentes uma vaca branca. O pássaro coo-coo conta às serpentes sobre o engano do pai e novamente as serpentes voltam - mas desta vez em uma fúria avassaladora. As serpentes ameaçaram passar fome pelo desrespeito dos pais. Dentro de casa, Egle chorou. Ela estava vestida como era apropriado para uma noiva e foi entregue às serpentes. Enquanto levavam Egle para seu futuro marido, as serpentes ouviram o pássaro coo-coo cantar:

-Vai, depressa, o noivo aguarda a noiva!

Por fim, Egle e todos os seus acompanhantes chegaram ao mar. Lá ela conheceu um jovem bonito que a esperava na praia. Ele disse a ela que ele era a serpente que rastejou em sua manga de sua blusa. Logo, todos eles se mudaram para uma ilha próxima, e de lá eles desceram para o subsolo, no fundo do mar. Lá poderia ser encontrado um palácio de âmbar ricamente decorado. Foi aqui que o casamento foi realizado, e por três semanas eles beberam, dançaram e festejaram.

O palácio da serpente estava cheio de convidados e Egle finalmente se acalmou, ficou mais feliz e esqueceu completamente sua terra natal.

Nove anos se passaram e Egle deu à luz três filhos - Azuolas, Uosis e Berzas - e uma filha - Drébule - que era a mais nova. Um dia, enquanto brincava, o filho mais velho perguntou a Egle:

-Querida mãe, onde seus pais moram? Vamos visitá-los.

Foi então que Egle se lembrou de sua terra natal. Ela se lembrou de seus pais, irmãos e irmãs. E ela começou a se perguntar se a vida era boa para eles; eles são saudáveis? Já fazia muito tempo e talvez eles estivessem todos mortos. Egle queria desesperadamente ver sua terra natal. Fazia muitos anos desde que ela viu aquela terra de seu nascimento; ela ansiava por vê-lo novamente. Seu marido, a serpente, nem mesmo queria ouvir suas súplicas.

-Tudo bem, disse ele, vá visitar, mas primeiro fie este tufo de seda, e ele mostrou a ela o fuso.

Egle estava no fuso. Ela girou durante o dia, ela girou a noite toda. Gire, gire, mas não seria girado. Ela viu que havia sido enganada. Gire, gire, mas nunca será girado. Egle foi para uma velha que morava perto, uma conhecida soceressa. Egle lamentou:

-Vó, querido coração, me ensine como fazer esse tufo de seda fiado.

A velha disse a ela o que fazer e o que era necessário para a tarefa:

- Jogue-o no fogo na próxima vez que for aceso, do contrário você não será capaz de fiar a seda.

Ao voltar para casa, Egle jogou a seda no forno de pão, recentemente aceso. A seda pegou fogo e no centro do forno, onde ficava a seda, havia um sapo. O sapo estava criando seda, de seu corpo. Depois de tecer a seda, Egle voltou para o marido, implorando que lhe concedesse pelo menos alguns dias para uma visita aos pais. Agora, seu marido tirou de debaixo do banco um par de botas de metal:

-Quando você usar isso, então você deve viajar.

Ela calçou as botas e caminhou, pisou forte e até se arrastou pelo chão de pedra, mas as botas eram grossas, duras e nada gastas. Caminhe ou não ande os sapatos durarão para sempre. Voltando para a feiticeira, ela implorou por mais ajuda. A velha disse:

-Leve-os a um ferreiro e peça que ele os derrube em sua fornalha.

E Egle obedeceu às instruções. As botas estavam bem aquecidas e, em três dias, Egle já as havia desgastado.

Depois de calçar as botas, ela se aproxima do marido para que ele permita que ela visite sua terra natal.

-Tudo bem, disse a serpente, mas para a viagem você deve assar pelo menos uma torta de coelho para o que você dará aos seus irmãos e seus filhos?

Nesse ínterim, a serpente ordenou que todos os utensílios de cozinha fossem escondidos para que Egle não pudesse assar as tortas. Egle começou a pensar como poderia trazer água sem balde e fazer a massa sem tigela. Mais uma vez, ela volta para pedir conselhos à velha senhora. Avó diz:

- Espalhe o fermento peneirado, mergulhe a peneira em água e misture a massa.

Egle obedeceu às instruções; ela misturou, assou e preparou as tortas. Agora, ela se despediu do marido e saiu com os filhos para sua terra natal. A serpente os conduziu parte do caminho, e os conduziu através do mar e disse que ela não estaria mais do que nove dias em sua terra natal e que ela retornaria no final desses nove dias.

-Quando você voltar vá sozinho, só você e as crianças e quando chegar na praia então me chame:

-Zilvine, Zilvineli,
Se vivo, que o mar faça espuma de leite
Se morto, que o mar faça espuma de sangue….

E se você vir leite espumante vindo em sua direção, saiba que ainda estou vivo, mas se o sangue vier, então cheguei ao meu fim. Enquanto vocês, meus filhos, não revelem o segredo, não deixem ninguém saber como me chamar.

Dito isso, ele se despediu de sua família e desejou um retorno rápido.

Retornando à sua terra natal, Egle sentiu uma grande alegria. Todos os seus parentes, sogros e vizinhos se reuniram em volta. Um após o outro fez muitas perguntas, como ela descobriu ser viver com a serpente. Ela apenas continuou descrevendo os muitos aspectos de sua vida. Todos ofereceram sua hospitalidade, sua comida e boas conversas. Ela estava tão animada que nem sentiu os nove dias se passarem.

Nessa época, os pais, irmãos e irmãs de Egle começaram a se perguntar como manter o filho mais novo entre eles. Todos decidiram - deveriam questionar os filhos, como a mãe deles, tendo chegado à praia, iria chamar o marido. Para que descessem à praia, chamar a serpente e matá-la.

Tendo concordado com isso, eles chamaram o mais velho de Egle, Azuolas, e o elogiaram. Eles o encurralaram e o questionaram, mas ele disse que não sabia. Tendo falhado, eles ameaçaram a criança de não contar à mãe sobre suas ações. No segundo dia, eles tiraram Uosis, depois Berzas, mas também deles os adultos não conseguiram descobrir o segredo. Por fim, levaram Drubele, o caçula de Egle, para fora. No início ela fez como seus irmãos, alegando não saber o segredo. Mas a visão da vara a assustou, ela contou tudo.

Então, todos os doze irmãos levaram suas foices com eles e foram em direção ao mar. Parados na costa, eles gritaram:

-Zilvine, Zilvineli
Se vivo, que o mar faça espuma de leite
Se morto, que o mar faça espuma de sangue ...

Quando ele nadou, todos os irmãos começaram a cortar a serpente em pedaços. Então, voltando para casa, eles mantiveram o segredo de seus feitos de Egle.

Nove dias se passaram. Egle, despedindo-se de toda a família e amigos, saiu para o mar e chamou sua serpente.

O mar tremeu e flutuando em direção a Egle era espuma de sangue. E ela ouviu a voz de seu amado marido.

-Seus doze irmãos com suas foices me cortaram, meu chamado foi dado a eles por nosso Drebule, nossa filha mais querida!

Com grande tristeza e raiva trovejante, Egle voltou-se para os filhos e disse a Drebule:

-Que você se transforme em um salgueiro,
Que você estremeça dia e noite,
Que a chuva limpe sua boca,
Que o vento penteie seus cabelos!

Para seus filhos:

-Fiquem meus filhos fortes como árvores,
eu, sua mãe, continuarei a ser um pinheiro.

Como ela ordenou, assim aconteceu: e agora o carvalho, freixo e bétula são as mais fortes de nossas árvores, enquanto o salgueiro até hoje vai tremer ao mais leve sussurro de um vento porque ela estremeceu diante de seus tios e entregou seu verdadeiro pai.

Fonte: https://europeisnotdead.com/lithuania-egle-the-queen-of-serpents/
Traduzido com Google Tradutor.

Nenhum comentário: