sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Cai o pano

Depois do texto "Resistência ao arrebanhamento", o ambiente na SW engrossou. Muitos pagãos, bruxos e wiccanos arriscam se somar ao grupo dos "banidos" ao resistirem à proposta estapafúrdia da IBWB.
O texto da Morrighan é digno de anotar e divulgar aqui:
[...]ao tomar a atitude de legalmente criar uma igreja a qual engloba o mundo pagão como um todo no nosso país, estas respostas que eles estão aprontando para dar aos pagãos não deveriam "estar sendo aprontadas" agora não! Deveriam, diante mão, ter estas respostas porque são lógicas, coerentes, e que todos nós faríamos obviamente essas perguntas. Porque quando alguém toma a atitude de responder por um determinado grupo, isso significa minimamente que, esse mesmo grupo foi de alguma forma questionado/consultado. Ou seja, antes de responder até de uma forma "jurídica" por determinado grupo, esse deveria ser consultado. Tenho muitos anos como bruxa, e tenho muitos amigos no Rio de Janeiro que também o são. E não soube de nenhuma enquete ou nenhum aviso em vias de mídia. A única coisa que todos viram, foi o aviso nesta comunidade dizendo apenas "lançamento da igreja". Ou seja, isso já estava tudo preparado, sem consultar a comunidade pagã. E na realidade, só foi dado este aviso, ao meu ver, para dar uma mínima satisfação de um ato já concretizado. Pois eles chamaram para nos reunirmos e debatermos sobre a tal igreja. Oras, quem votou neles? Não sei. E 99%, aumentando o número do Sigfrid, do mundo pagão brasileiro não sabia de tal votação. Ou seja, não fomos nós. Eles dizerem que não há hierarquia... Oras, se eles são os 5 Elderes que obtêm em suas mãos o "poder" de julgar quem entra ou não, quem é bruxo ou não, quem é wiccano ou não nesse país, porque é isso que juridicamente eles vão ter o direito de fazer, obviamente são SIM sumos sacerdotes, e por tanto, os líderes e "chefes" da igreja de bruxaria e wicca do brasil. Esta hierarquia fica ainda mais nítida quando eles separam ou subdividem em sacerdotes, praticantes, ouvintes e etc...
As críticas que estão sendo feitas e virão a ser feitas obviamente não são de quem não tem o que fazer, como nosso amigo Gaius disse. O que acontece meu querido, é que eles abriram uma igreja EM NOSSO NOME sim! E se eles não quisessem ser criticados ou questionados, abrissem em nome de suas respectivas tradições uma igreja, e não com um contexto amplo e generalizado como wicca e bruxaria, porque aí eles não estão respondendo juridicamente por suas respectivas tradições, mas usando o nome de todo bruxo e todo wiccano deste país. Pois, aquele que, outrora antes de haver uma tal igreja legalizada, poderia bater no peito e dizer: "-Sou bruxo" ou "-Sou wiccano", após a abertura dessa igreja, que tem esse "poder" de determinar quem é o quê nesse país, não que isto vá afetar pessoalmente nossas opiniões, porque a bruxaria sempre foi e sempre será livre, o que aconteceu é que, perante a lei, agora nós temos um "representante" de todos nós. Oras, se era isso que eles queriam, representar uma comunidade em termos gerais, nós deveríamos ter sido consultados SIM. Porque se não, isso fica parecendo uma igreja fundada por 5 pessoas que não estão nem aí para a comunidade bruxa e wiccana desse país, mas que cismaram de abrir uma igreja para que finalidades, ninguém sabe, até mesmo pq ninguém foi consultado, para apenas ganhar um nome de "representantes da bruxaria e da wicca no brasil". Sinto muito se minhas palavras soam agressivamente. Quem me conhece, sabe que este não é o meu perfil. Mas realmente, irrita profundamente uma pessoa levantar uma bandeira de tal religiosidade sem que, 99% dos adeptos desta religião, soubessem de NADA.
Originalmente publicado em 12 de fevereiro de 2011.
Recuperado com o Wayback Machine.

Nenhum comentário: