domingo, 19 de abril de 2009

Idolatria vs Iconoclastia

Um dos assuntos mais levantados por quem costuma difamar e caluniar o Neopaganismo, a Bruxaria e a Wicca gira em torno da pecha pejorativa de que nós somos idólatras, tendo evidentemente por base um trecho da bíblia condenando a feitura e a adoração de imagens.
Mas será que o Deus bíblico é contra a feitura de imagens? O que Ele tem contra imagens ou seu uso em rituais?
Segundo os textos bíblicos, Yahveh proibiu ao povo de Israel que fizessem e adorassem a imagens de qualquer coisa que exista na terra ou no alto: [Êxodo 20:1-4] "Então falou Deus todas estas palavras dizendo: Eu sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egipto, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra."
Vamos esquecer por algum tempo que esse Deus se identifica claramente como sendo o Deus de Israel e de nenhum outro, vamos inlcusive esquecer que este Deus é a base do Deus Cristão e que bibliólatras citam esse trecho sem analisar seu contexto e vamos a um trecho onde este mesmo Deus manda ou autoriza a feitura de imagens: [Êxodo 25:10-20] "Também farão uma arca de madeira de cetim; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio, e de um côvado e meio, a sua altura. E cobri-la-ás de ouro puro; por dentro e por fora a cobrirás; e farás sobre ela uma coroa de ouro ao redor; e fundirás para ela quatro argolas de ouro e as porás nos quatro cantos dela: duas argolas num lado dela e duas argolas no outro lado dela. E farás varas de madeira de cetim, e as cobrirás com ouro, e meterás as varas nas argolas, aos lados da arca, para se levar com elas a arca. As varas estarão nas argolas da arca, e não se tirarão dela. Depois, porás na arca o Testemunho, que eu te darei. Também farás um propiciatório de ouro puro; o seu comprimento será de dois côvados e meio, e a sua largura, de um côvado e meio. Farás também dois querubins de ouro; de ouro batido os farás, nas duas extremidades do propiciatório. Farás um querubim na extremidade de uma parte e o outro querubim na extremidade da outra parte; de uma só peça com o propiciatório fareis os querubins nas duas extremidades dele. Os querubins estenderão as suas asas por cima, cobrindo com as suas asas o propiciatório; as faces deles, uma defronte da outra; as faces dos querubins estarão voltadas para o propiciatório."
Ou então este trecho, igualmente significativo: [Números 21:5-9] "E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morrêssemos neste deserto? Pois, aqui, nem pão nem água há; e a nossa alma tem fastio deste pão tão vil. Então, o SENHOR mandou entre o povo serpentes ardentes, que morderam o povo; e morreu muito povo de Israel. Pelo que o povo veio a Moisés e disse: Havemos pecado, porquanto temos falado contra o SENHOR e contra ti; ora ao SENHOR que tire de nós estas serpentes. Então, Moisés orou pelo povo. E disse o SENHOR a Moisés: Faze uma serpente ardente e põe-na sobre uma haste; e será que viverá todo mordido que olhar para ela. E Moisés fez uma serpente de metal e pô-la sobre uma haste; e era que, mordendo alguma serpente a alguém, olhava para a serpente de metal e ficava vivo.
Como podemos ler, existe um conflito, uma contradição, quanto ao que Yahveh realmente diz quanto ao uso e adoração de imagens. O caso é de pura e simples iconoclastia, mais por motivos políticos do que religiosos.
Vamos então ao cerne da questão: o que é uma imagem e como e por que esta é usada em rituais?
A imagem é vista apenas na forma de estátua, mas uma imagem é também qualquer instrumento religioso e sacro, como quadros, pinturas, castiçais, turíbulos e mesmo um texto, como a Escritura. Imagem é um ou mais conjuntos simbólicos usados para simbolizar ou representar algo, alguma coisa, alguém. Nesse sentido, dar atenção em demasia ao que está escrito na Escritura consiste também em uma idolatria, o texto sagrado é a base a partir de onde o crente vai construir sua relação com Deus, não o seu objetivo. Ao se prender a um texto, escrito por homens tão falíveis quanto ele, o crente perde seu objetivo e se torna mais um fanático, mais um fundamentalista, perdendo todo seu propósito de busca espiritual.
Para nós, Neopagãos, há tanto sentido encontrar a Deus na Escritura [um livro, um objeto inanimado] quanto encontrar aos Deuses na Natureza. Assim como os Cristãos encontram a Vontade do Deus Cristão na Escritura, os Neopagãos encontram a Vontade dos Deuses Antigos na Natureza. Enquanto que para os Cristãos a Escritura é a mais pura Verdade manifestada do Deus Cristão, para os Neopagãos a Natureza é a mais pura Verdade manifesta dos Deuses Antigos. Os Cristãos evocam e adoram ao Deus Cristão através do uso da Escritura, os Neopagãos evocam e adoram aos Deuses Antigos através do uso da Natureza. Para o Cristão a Escritura é o intermédio para entrar em contato com o Deus Cristão, para o Neopagão a Natureza é o intermédio para entrar em contato com os Deuses Antigos.

Nenhum comentário: