sábado, 2 de agosto de 2008

Acessórios de bruxa - faca e correlatos

Dentro dos acessórios usados com frequência no Ofício, a faca (alguns dizem que tem o cabo branco) certamente foi um dos mais utilizados. Menor e mais discreta do que uma foice ou uma boline e certamente menos suspeita do que um athame ou uma espada. Versátil, era usado mais para cortar (ervas ou animais) os materiais necessários ao Ofício, mas também podia ser utilizado para riscar os círculos evocatórios ou para as cerimônias aos Deuses Antigos.
Mais específicos e mais comercializados entre os bruxos modernos, o athame e a boline dificilmente era encontrado entre as bruxas por causa do vínculo evidente dessas ferramentas com as práticas do Ofício, sobretudo pelas marcas e sinais de consagração que usualmente os marcavam.
O athame é um punhal, obrigatoriamente de cabo preto e dois gumes, usado na Wicca e em algumas linhas de bruxaria. Ele é utilizado para traçar o Círculo Mágico ou emblemas mágicos no ar, para direcionar a energia e para controlar e banir espíritos.
Em qualquer um dos casos, há manuscritos datados do século XI que abordam o uso de facas rituais na Magia. O uso de uma faca sagrada em ritos pagãos é bastante antigo. Há um desenho de um vaso grego datado de aproximadamente 200 A.C. que mostra duas mulheres tentando invocar os poderes da Lua para a sua magia. Uma delas está segurando uma varinha e a outra segura uma pequena espada.
O Athame atualmente também é utilizado para representar o aspecto masculino da divindade e como um símbolo da vontade.
Em uma jóia da Roma Antiga, há a figura de Hécate na forma tripla, onde seus três pares de braços seguram os símbolos de uma tocha acesa, um açoite e uma adaga mágica.
Uma xilogravura mostra uma bruxa controlando alguns fantasmas, brandindo um athame em uma mão e um punhado de ervas mágicas na outra.
O athame também é usado na confecção de varinhas. Para isso, é necessario um athame de cabo branco (boline).

O athame é um punhal ritualístico de fio duplo sem corte, utilizado para absorver, potencializar e direcionar energias em rituais. Normalmente usado para traçar o círculo mágico e desse modo afastar qualquer tipo de energia ou ser espiritual que possa atrapalhar o ritual. [Há uma confusão e uma controvérsia entre os bruxos se é correto afirmar que há alguma forma de 'banimento' ou 'purificação', devido ao preconceito e à carga pejorativa que isto suscita entre as pessoas comuns-NB]
O athame, quando não usado para direcionar energias em um ritual, é um instrumento decorativo que serve como símbolo do poder masculino no altar, já que representa um falo, enquanto que o cálice representa um útero. Ele simboliza o Deus no altar e só é retirado do mesmo, para traçar o círculo ou para efetuar a simbologia do Grande Rito [para realizar o GR de forma simbólica-NB], onde a união do athame e do cálice simbolizam a união do Deus com a Deusa.
[wikipédia]
A boline é, simplesmente, uma faca prática, do trabalho dos wiccanos, ao contrário da puramente ritualística athame.
Também pode ser usada uma foice de cabo branco, pois a lâmina curva (formato de uma lua crescente) pode ser ritualisticamente usada para simbolizar a Deusa, em contraposição ao athame, símbolo do Deus.
Usada em cortes e inscrições, no geral, de plantas, cordas, abóbora de Halloween, velas, madeira, cera, argila e diversos outros itens utilizados nos rituais da religião Wicca.
A cor branca do cabo é apenas uma tradição, visto que assim poderia ser diferenciado do athame, que, segundo a tradição, tem o cabo negro. Entretanto, como não existe uma lei rígida nesse ponto, pode-se usar athames e bolines de cabos de qualquer cor, desde que não se misturem.
[wikipédia]
A espada cerimonial, em certas tradições wiccanas, é usada no lugar do athame pela Alta Sacerdotisa de um coven, para traçar e apagar o círculo. A espada cerimonial, como o punhal, pode também ser usada para controlar e banir espíritos elementais e para guardar e direcionar a energia durante os rituais mágicos. Muitas pessoas não gostam de utilizá-la porque dizem que quem usa espada é mago. Creio eu que a espada entrou na wicca no tempo da inquisição onde os bruxos precisavam se defender dos ataques dos inquisidores.[Blog da Artemis Caçadora]

O uso de espadas pertence mais à Magia Cerimonial, mas seu uso não pode ser totalmente descartado do Ofício ou nas cerimônias wiccanas, tanto para evocações quanto para cerimônias. Entretanto, na Idade Média, o porte e o custo de uma espada certamente estavam proibitivos para as bruxas, sobretudo se esta tinha símbolos encravados como é de hábito no Ofício.

Nenhum comentário: