sexta-feira, 2 de junho de 2023

O culto da Deusa de Malta

VALLETTA, Malta – Descendo três andares abaixo da superfície da terra, o Hal Saflieni Hypogeum é quase intocado pelo tempo. Compostas por muitas câmaras, as salas são como templos em miniatura, espelhando a construção dos Templos de Tarxien na superfície. O lugar mais poderoso, uma descoberta sem igual, está no terceiro e último nível: a Câmara do Oráculo. A sala, decorada com espirais de ocre vermelho ao longo do teto, é esculpida com tanta precisão que reverbera vozes profundas e ressonantes.

Construída há mais de 4.000 anos, a estrutura foi tão bem construída que, apesar de milênios de terremotos, 70.000 toneladas de bombas na Segunda Guerra Mundial e aquisições por numerosos conquistadores, não houve desmoronamentos. Abandonado em 2500 aC e não redescoberto até 1902, o mistério do povo Tarxien e seu modo de vida quase se perdeu. Mas com a ciência moderna e a arqueologia consistente dos últimos cem anos, a maravilha de sua civilização está se tornando conhecida.

O povo Tarxien viveu em Malta começando por volta de 3150 aC até 2500 aC, quando desapareceram misteriosamente. Os Templos de Tarxien são uma das estruturas autônomas mais antigas do mundo. O Hypogeum – grego para “subterrâneo” – e outros templos como o de Hagar Qim são algumas das estruturas megalíticas pelas quais sua civilização é agora conhecida.

O Hypogeum foi usado como uma câmara funerária e possivelmente um local ritual para se comunicar ou honrar os ancestrais. Acredita-se que as práticas funerárias incluam permitir que os corpos se decomponham em um espaço aberto do Hipogeu e depois jogar os ossos em uma vala comum em uma das câmaras. Visitantes e padres caminhavam sobre os corpos enquanto formavam um piso sólido; os ancestrais foram literalmente a fundação do Hipogeu. Estima-se que 7.000 corpos foram enterrados lá ao todo, embora o tempo e a umidade os tenham deteriorado além da salvação em muitos casos.

A acústica única do espaço evidencia o seu desenho intencional, sustentando teorias de que este era um espaço para rituais, não apenas para sepulturas. Heritage Malta, a organização maltesa que administra os museus e preserva os locais de Tarxien com a UNESCO, explicou que os Tarxiens “entendiam a rocha viva”. Quando eles esculpiram o Hypogeum, eles seguiram veios naturais na rocha, encontrando-os com pequenas picaretas ou possivelmente chifres cravados na pedra enquanto cavavam. Sugere-se que as ferramentas usadas para escavar sejam martelos de pedra.

O povo Tarxien era uma sociedade pré-letrada, e a datação por carbono mostra que seu modo de vida – os estilos de escultura, os procedimentos funerários, a estatuária e o uso do templo – cessou repentinamente por volta de 2.500 aC, sem nenhuma explicação discernível. Mas a arqueologia descobriu evidências inegáveis ​​de apreciação feminina, possível matriarcado e provável adoração de deusas. Estátuas de mulheres obesas, algumas com quase três metros de altura, foram encontradas nos locais dos templos. Como o local foi deixado sob o solo por tantos milênios, nunca foi saqueado ou destruído por guerra, conquista, roubo ou perseguição religiosa, como os locais antigos próximos da Grécia ou do Egito. Apenas o tempo afetou esses templos, tornando-os únicos entre outras civilizações de sua época.

A teoria comum sobre os Templos de Tarxien é que eles foram dedicados a uma deusa da fertilidade. Todas as estátuas encontradas têm quadris grandes e seios largos, e não têm cabeças ou parecem ter cabeças intercambiáveis. Acredita-se que essas estátuas, conhecidas como “damas gordas”, representem a deusa. Como em Creta, uma nação matriarcal conhecida por ter negociado com Malta durante esse período, as deusas são retratadas segurando cobras, que eram símbolos de regeneração e fertilidade.

Figuras femininas menores foram encontradas com as mesmas características exageradas, embora a maioria delas tivesse a cabeça intacta. O Hipogeu tinha um poço profundo onde foi encontrada a mais famosa dessas estatuetas, a Dama Adormecida. É teorizado que estes eram ex-votos deixados no poço em uma prática semelhante às fontes sagradas gregas ou poços sagrados celtas. É muito provável que os Tarxiens tenham sido ancestrais dos indo-europeus, explicando essas práticas espirituais sincréticas.

As espirais são um tema difundido em cada um dos locais sagrados de Malta. Eles são encontrados no teto da Câmara do Oráculo no Hipogeu, bem como nos altares e paredes dos templos, possivelmente como backsplashes para as grandes estátuas da deusa. As espirais também se entrelaçam em círculos concêntricos, lembrando as esculturas em Newgrange que datam do mesmo período. Os significados dessas espirais não podem ser conhecidos com certeza, mas teoriza-se que, como outras culturas indo-européias, eles simbolizam o ciclo de vida e morte, a jornada da alma ou simplesmente observâncias astrológicas, como o sol, ou a Via Láctea.

As pinturas de espirais encontradas no Hipogeu usavam ocre vermelho, que alguns estudiosos e arqueólogos veem como evidência do comércio internacional e, portanto, um potencial para troca de ideias. O ocre vermelho era uma exportação do norte da África, incluindo o Egito, bem como a Sicília. A Sicília nesta época tinha uma rica cultura com semelhanças com os Tarxiens, chamados de Sicanians, indicando um intercâmbio cultural. Eles duraram um período de tempo semelhante, até a chegada dos fenícios em 900 aC; os fenícios também tiveram um grande impacto em Malta durante esse período.

A civilização Tarxien não recebe a mesma atenção que seus vizinhos mediterrâneos no Egito ou na Grécia, mas deixou um legado duradouro que continua a intrigar visitantes e acadêmicos. Os pagãos modernos podem continuar a encontrar uma conexão com esta civilização misteriosa através dos pontos em comum de reverência à Deusa e veneração dos ancestrais que os Tarxiens agora se tornaram.

Fonte: https://wildhunt.org/2023/05/maltas-mysterious-prehistoric-goddess-worship.html
Traduzido com Google Tradutor.

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