quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

O mistério do logotipo do Jagermeister

Dizem da lenda de Santo Humberto que ele, perseguindo um veado em pleno bosque, se deteve repentinamente o que fez parar os cães e os cavalos. Entre os cornos do veado apareceu uma cruz luminosa e Huberto ouviu uma voz que lhe dizia: “Se não voltares para Deus cairás no Inferno”.
Dizem a lenda de Santo Egídio que ele encontrou abrigo de seus perseguidores em uma floresta e foi sustentado pelo leite de uma corça.
Dizem a lenda de Santo Eustáquio que ele era antes conhecido como Placidus e estava sob o comando dos imperadores Tito e Trajano. Como ele fazia muitas obras caridosas, Cristo teve piedade dele de forma que, enquanto ele caçava, ele viu um cervo e o acertou entre os olhos. No entanto o cervo fugiu, no que Placidus tentou persegui-lo, sem sucesso, quando desistiu depois que o cervo pulou por sobre um abismo, quando então o cervo olhou para ele e este tinha uma cruz entre a galhada. A lenda de Santo Eustáquio foi absorvida pela lenda de Santo Humberto, mas foi das pinturas medievais votivas a Santo Eustáquio que surgiu o logotipo do Jagermeister.
Como no caso do logotipo da Starbucks, o logotipo do Jagermeister tem origens mais remotas, vindas dos mitos europeus pagãos envolvendo o cervo.
Os animes são avidamente consumidos pelo mundo ocidental cristão, a despeito de terem em si muito da espiritualidade oriental e asiática. Um bom apreciador de anime verá com facilidade como os animes são carregados com símbolos da religião xintoísta, onde tudo possui espírito. Um bastante explicito que deve ser visto por pagãos modernos do ocidente é “Princesa Mononoke”, especialmente as cenas onde aparecem o Espírito da Floresta, que se manifesta como um cervo com feições humanas.
O leitor pode até pensar: e daí? São orientais, nós somos ocidentais. No entanto o cervo está presente em diversas lendas e mitos europeus, tal como se pode ver no filme “Branca de Neve e o Caçador” a presença do Espírito da Floresta como um cervo branco, ou então no vulto que apareceu quando Harry Potter evocou o seu Espírito Patrono.
O cervo é um símbolo da busca [caça] pela sabedoria, tendo sido considerado pelos Celtas um dos animais mais antigos. Em tempos quando as tribos dependiam da carne e do couro para sobreviver, a dependência da vida das tribos pelo cervo fez com que este animal se transformasse no símbolo da vida em si mesma. Então caçar o cervo era o símbolo do conhecimento necessário para a vida. Os chifres do cervo são comparados aos ramos das árvores, pois da mesma forma caem e voltam a crescer, ficando simbolicamente ligados ao ciclo da natureza de rejuvenescimento e renascimento. Os chifres são um símbolo portado por diversos Deuses como sinal de poder, nobreza, honra, virilidade e fecundidade, por isso que Herne e Cernunnos são representados com chifres de cervo. Os cervos são também simbolicamente conectados ao zelo com a criação e cuidado com crianças; com o balanço da lei e o rigor da justiça; com a gentileza, amor carinhoso, sensitividade, beleza graciosa, inocência e observação aguçada capaz de decidir com sabedoria diante de uma situação caótica.
Evidente que a Igreja não poderia permitir isso, então forjou diversas lendas que suprimiram ou apagaram as lendas europeias originais com cervos, como as lendas de Santo Humberto, Santo Eustáquio e Santo Egídio. Os pagãos modernos devem resgatar suas verdadeiras raízes culturais, espirituais e religiosas. Os pagãos modernos devem arrancar do Cristianismo aquilo que foi roubado e devolver ao seu devido lugar.

2 comentários:

O Redator Web disse...

Existe um erro de interpretação das pessas que criaram tais lendas, sejam verdades ou não, existe um erro. O fato da Cruz estar acima da cabeça do cervo significa que a cruz é superior ao cervo, logo, a cruz - sendo simbolo do cristianismo - faz alusão a Jesus Cristo e o cervo faz alusão a cernunnos e outros deuses pagãos. Desse ponto de vista, a visão de humberto e de Eustáquio querem dizer que Cristo é maior, está acima, é superior aos deuses pagãos e que eles deveriam buscar sabedoria somente em Cristo. Veja, ambos caçavam o cervo, o que significa que estavam buscando sabedoria nos deuses pagãos. Para humberto, a voz disse: “Se não voltares para Deus cairás no Inferno”. E para Eustáquio, a cruz apareceu quando o cervo pulou por sobre um abismo, encerrando-se ali a caçada, pois o cervo, por condições naturais pôde realizar aquela manobra, já Eustáquio acabaria no abismo. Para os dois o fim seria o abismo ou inferno.
Enfim, o cervo continua a ser um simbolo pagão e a cruz, um simbolo cristão. Já a visão dos santos é uma mensagem cristã de que a verdadeira sabedoria é a que vem de Cristo, portanto, a única que deve ser buscada. Uma segunda mensagem que podemos extrair dessa visão é que Ele, Cristo, é o verdadeiro cervo, pois ele "renasceu", e novamente, o único que pode oferecer renascimento, ou vida eterna.

Porém, saindo da seara religiosa e buscando entender a ideia da Jägermeister em criar esse logotipo, fazendo referência a lenda de Hubert, encontramos aqui um motivo e uma interpretação. O motivo é o fato de Hubert ter se tornado santo padroeiro dos caçadores, e Jägermeister significar "mestre caçador". E a interpretação é que Hubert ouviu um cervo falando com ele, e cervos não falam. O mais provável é que Hubert estava bêbado de tanto beber Jägermeister.

Agora...

A perseguição aos cristãos vai acontecer, e é necessário acontecer, pois isso anunciará o retorno do Rei, o que significa vitória. Então jovem redator, continue sua jornada ou busque conhecer o caminho que te levará a verdade, e a verdade o libertando da morte, te levará a vida, a tão buscada vida eterna. E Jesus disse: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida..."

É de coração que digo isso a você, pois nenhum ser humano foi criado para morrer a segunda morte, na qual não há mais esperança.

Jesus te ama!

betoquintas disse...

Saudações, Redator Web. Seu comentário é extenso então, com sua permissão, eu farei uma postagem específica analisando e comentando.