sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

O Neolítico e o nascimento de uma nova religião

O arqueólogo francês Jacques Cauvin argumentou convincentemente que a revolução neolítica foi precedida por uma "revolução de símbolos." Isso quer dizer que, mesmo antes da mudança de estratégias de subsistência que definiu o Oriente Médio, ocorreu uma mudança igualmente dramática e consequente na 'psico-cultura’ coletiva dos caçadores-coletores do Epipaleolitico, uma mudança claramente evidenciada em um novo simbolismo refletido nas formas da arte. A arte simbólica do Epipaleolitico era principalmente zoomórficas, com animais representados "democraticamente", não há uma organização hierárquica e nenhuma personalidade animal está em destaque. Assim, enquanto a seleção de animais representados podem refletir um sentido de "reverência religiosa" por parte dos nossos artistas primitivos, nenhuma espécie animal se destaca como um "deus dos animais” ou como uma representação teriomórfica de 'Deus'. Isso tudo mudou na véspera do Neolítico. Por alguma razão um novo e bastante coerente sistema simbólico surgiu em que o divino é representado por dois símbolos principais: um touro e uma mulher.
Nas tradições da antiguidade fogo e água são os símbolos primários das forças produtivas ativas e passivas do universo. Fogo, a potência ativa, era masculino e representada por um círculo, enquanto a água foi o poder passivo feminino representado pelo quadrado ou retângulo. Os antigos entendiam que a produtividade resultou da interação dos dois, a energia solar e o ambiente aquático e esta interação foi representada hieroglificamente  como um círculo (ou asterisco) dentro de um quadrado. Esta é a origem da denominação para a deusa como "o lugar dos deuses" ou a Casa de Deus: o solar habitando no aquático. Esta "revolução geométrica” do Neolítico, na medida em que ela está relacionada com a revolução simbólico-teológica, parece ter sinalizado uma reorientação teológica: do aspecto transcendente ao aspecto imanente da divindade. O antropomórfico (mulher) e o teriomórfico (touro) sinalizou o mesmo simbolismo.
A Deusa: Na História das Religiões, a água, este material amorfo cósmico, a partir do qual emerge a vida, muitas vezes assume um caráter feminino. O simbolismo primário da deusa é aquático - associando-a com as águas cósmicas que são seu elemento e seu domínio.  Como o útero cósmico da vida, ela é descrita como uma vaca e negra. Esta deusa negra representa a imanência divina.
A ideia de um Ser Divino, uno e universal, que se mistura com o mundo material, que emanou sua substância e não foi criado por ele, é encontrado em todas as bases das crenças. Causa e protótipo do mundo visível, um deus-natureza tem necessariamente uma essência dupla; ele possui os dois princípios de toda a geração terrestre, o ativo e o passivo, masculino e feminino; é uma dualidade na unidade, um conceito que, em conformidade com a duplicação dos símbolos, deu à luz a ideia de divindades femininas. A Deusa, nas religiões semíticas, é considerada uma manifestação [ao invés de reflexo] do Deus ao qual Ela corresponde.
O Touro: Como fecundador por excelência, de fato o protótipo da fertilidade masculina, o Touro é o 'atributo animal’ primordial do Deus Criador no mundo antigo. Este Touro Divino, ou seja, o touro usado para representar o deus criador todo-poderoso, foi um touro preto.
Os elementos essenciais e distintivos da importância do touro na Antiguidade são o reconhecimento de sua nobreza como um senhor dos animais e seu poder altamente concentrado, coordenado. O touro é a epítome do chefe, portanto, do rei. O touro é sempre retratado em todo o seu vigor, potência e beleza.
De acordo com o mito do Deus Negro o deus-criador surgiu a partir dessas águas como um "  deus-sol ", inicialmente possuindo um corpo de luz branca brilhante ou ouro, mas depois escolheu para encobrir este ardente, corpo transcendente, com um corpo negro mais acessível, tolerável (por suas criaturas), criado das águas primordiais. É este corpo negro aquático que é representado pelo touro preto. Em termos geométricos, o "deus-sol", com seu corpo luminoso transcendente, é análogo ao círculo, enquanto a imanência do retângulo é análogo ao corpo negro aquático, teriomorficamente representado pelo touro preto e antropomorficamente representada pela Deusa Negra. Em outras palavras, tanto o touro negro e da deusa negra representam a imanência física do Deus-Criador do mundo.
O motivo mítico por trás dessas expressões é a seguinte: na forma de um homem divino luminoso (Deus-Sol), o Deus-Criador emerge das águas primordiais, o último personificado como uma vaca e descreveu como sua "mãe”. Por que o Deus-Sol voltou para sua 'mãe', as águas primordiais, para produzir um novo organismo - o corpo negro – se diz que ele copulou com ela, que agora também é descrita como sua" esposa ". Esta cópula, no entanto,  o reproduziu novamente, renascido através dela, mas agora como o imanente Deus Negro, com um corpo negro da matéria negra primordial.
O total da Divindade é concebido como uma tríade bissexual - Deus Pai, Deus Filho e ‘Deus Mãe' - mas a teologia insiste que Deus é consubstancial e coeterno desde o início, por isso o sistema pelo qual Deus Pai gera o Deus Filho através do corpo do ‘Deus Mãe’ se reproduz indefinidamente, de modo que a Mãe de Deus é também a Esposa de Deus, a Irmã de Deus, e até mesmo a Filha de Deus.
A "nova religião" não é um "monoteísmo feminino" ou uma "religião centrada na Deusa". O papel da Deusa nesse mito não é tão como um singular "poder de criação de vida", nem é o Deus Touro "efêmero e mortal" em relação a ela.
Por milênios o Deus-Touro, o Deus-Pai da força e da fertilidade, foi incontestavelmente o Deus supremo do antigo Oriente Médio. A Deusa neste mito é uma matriz, a materia prima a partir da qual a vida surgiu, mas o papel do Criador do cosmo é reservado para o Deus masculino, o Deus Touro. A Deusa aparece como complemento do Deus e, simbolicamente, como a personificação da substância aquática de corpo terreno do Deus. Este mistério, da união do Deus masculino e a matéria primordial aquática, personificado como a Deusa Mãe, está no centro da "nova religião", como evidenciado pelos sistemas de mistério posteriores.
Fonte: “Black Arabia and the African Origins of Islam”, de Wesley Muhammad, pg. 31 – 33.
Traduzido com a ajuda do Google Tradutor.

Um comentário:

Unknown disse...

muito obrigado pelo exposição deste tema que não encontro em mais lado nenhum. Ajudou-me muito para entender uma matéria de uma cadeira da universidade (história).
Boa continuação :D