terça-feira, 26 de agosto de 2014

A origem da vida

A humanidade sofreu demais com o monoteísmo abraâmico. Por suas características exclusivistas, o monoteísmo abraâmico causou massacres, guerras, perseguição, tortura, genocídio e outros crimes. A crise no Oriente Médio entre Judeus e Palestinos é um sintoma do quanto essa forma de crença é perigosa para a humanidade. Eu devo lembrar que o Deus Cristão não é o nosso Deus. Nós não podemos nem iremos fechar essas feridas transformando a Deusa em uma inversão travestida do Deus Cristão.

No Patheos, Erick DuPree publica um artigo que levanta uma discussão crucial no Paganismo Moderno que deve ser discutido se queremos manter nossa liberdade e diversidade.

O artigo de Erick comete um erro que é comum em textos focados na Deusa, esquecendo-se do Deus e de tantos outros Deuses.

No primeiro paragrafo, Erick escreve:

“Recentemente, um homem disse ‘ Ele é o Doador da Vida! ’ E eu pensei, certamente, se isso te agrada, mas eu sei que eu nasci de uma mulher.”

Eu comentei no Patheos:

“Sem o seu pai, você seria apenas uma ideia na cabeça de sua mãe.”

Erick continua seu texto:

"Para nós, a Deusa do êxtase monista é o vaso imanente que habita dentro de cada um de nós e que somos nós, Ela que é a totalidade de tudo e nada. Eu dou a esta ressonância, pulsação da energia o gênero 'Ela', mesmo que isto esteja além do gênero, porque a ciência tem provado que toda a vida é nascida do sexo feminino."

Eu comentei no Patheos:

“Quando Erick diz que a Deusa é Tudo, é a mesma coisa que os Cristãos, Mulçumanos e Judeus dizem sobre o Deus deles. Portanto, ele está dizendo que tudo o contrário é apenas um disparate, como dizem as principais religiões monoteístas. Eu analisei as alegações dele e o argumento dele não se sustenta. O texto dele é um desrespeito a outras teologias com a Santa Ameba dele. O texto dele afirma que toda a vida nasce da mulher - isso é muito parecido com o Criacionismo, uma pseudociência que o Cristianismo tem. Ele afirma que a Deusa está além de sexo, esta é a mesma visão tendenciosa sobre o sexo que o Cristianismo tem.”

O cenário do paganismo moderno está dominado por esse excessivo enfoque na Deusa, uma forma velada de monoteísmo, tornado popular pela Neo-Wicca e pelo Dianismo. Se quisermos que o Paganismo Moderno seja levado a sério, nós temos que ser coerentes com as características, definições, princípios e valores de nossas crenças.

Dizemos em nossos rituais na Carga do Deus:

“Eu sou o Doador e o Ceifador, eu tenho as Chaves da vida.”

E na Carga da Deusa:

“Pois Eu sou a Alma da Natureza que dá vida ao universo.”

Essa aparente contradição é resolvida pelo mistério do Grande Ritual. A Deusa é o Ventre e o Túmulo, Ela é o Campo para ser arado. O Deus é a Lança e o Arado, ele é o Semeador. Sem o Hiero Gamos, não existiria o universo, a vida e a humanidade.

Nenhum comentário: