quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Kindoki

Pouca coisa se escreveu sobre a autêntica Bruxaria Africana, pois a essência da verdadeira Bruxaria não pode ser codificada ou transmitida de uma forma totalmente racional. A Bruxaria, como é entendida nas culturas de base africana e latina pelo mundo, não é sinônimo de religião ou misticismo, no sentido convencional.
A Bruxaria é considerada como parte da vida e da existência diária para milhões ao redor do mundo. A Bruxaria é essa expressão mágica que faz a si mesma entendida e permaneceu intacta através das eras. Ela é uma essência elusiva e tem sua própria sensação estranha. Aqueles que entendem essa afirmação tiveram uma indescritível noção do crepúsculo, da energia onírica da verdadeira bruxa. Essa Bruxaria que eu falo tem permanecido praticamente inalterada em muitas partes do mundo e sem dúvida será um pouco difícil para ocidentais perceber sua extensão.
A bruxa africana é considerada uma pessoa que vive fora das normas sociais e as práticas com que elas se envolvem são consideradas uma atividade criminosa. Kindoki, um termo comparável com Bruxaria, é tanto uma magia necromante bem como um poder natural manifestado por uma pessoa seleta.
Dizem que Kindoki é uma forma de mau-olhado, concebido como um poder de causar não intencionalmente uma maldição aos adversários ou inimigos. No reino do Kindoki, pode-se perceber algumas correlações com outras religiões de matriz africana. Isto é particularmente verdade com relação a Palo, ainda que Palo Mayombe ou Palo Monte seja uma religião de matriz do Congo, com uma forte tradição ancestral e rituais e processos cerimoniais únicos. Enquanto Kindoki usa elementos do Palo, este está relacionado com outro apenas de forma superficial.
Bruxaria e Kindoki podem ser empregados por qualquer bruxa por qualquer razão e seu propósito está mais nas necessidades e desejos pessoais do que em qualquer sistema abstrato de moral altruísta. Tanto Bruxaria quanto Kindoki empregam espíritos, embora Kindoki confie mais na presteza e eficiência dos espíritos dos mortos, enquanto Bruxaria enfatiza o trabalho com entidades elementais e demoníacas.
Dogmas religiosos e regras arcaicas não são importantes na Bruxaria, uma vez que a verdadeira energia mágica é derivada do processo criativo individual da bruxa e a conexão delas com essas forças com as quais se relacionam. Bruxaria e Kindoki são compatíveis, visto que misturam livremente os elementos mágicos de várias estruturas de sistemas e crenças. A bruxa não vê as coisas estritamente em termos de "bem" ou "mal", as bruxas tendem a ver apenas o poder no mundo e as ferramentas de seu comércio mágico como meros recursos usados para canalizar esse poder. Os muitos elementos da natureza são estas manifestações materiais que estão mais conectadas a este imenso oceano de poder e são combinados e usados de formas bem especificas para manipular, tanto para o bem quanto para o mal, de acordo com a vontade da bruxa.
Fonte: Kindoki – A Manual of African Witchcraft and Brujeria, de Afefe Ogo, Dark Harvest Occult Publishers, pg. 05 a 11.

Nenhum comentário: