quinta-feira, 7 de julho de 2011

A "rede" wiccana

Muitos neo-wicanos afirmam que a Wiccan Rede é o único "dogma" wicano, mas ao afirmarem isso, estão passando um atestado de que desconhecem completamente suas origens. A Wiccan Rede não é, e nem nunca foi um texto tradicional da Arte. Além disso, Wica possui dogmas, mas a Rede não está incluída neles.
Não existe nenhuma evidência direta sobre a veracidade das alegações de Lady Gwen Thompson, de que sua avó foi a criadora do poema (outra vez uma historia da avós). Infelizmente, ela, sua avó e todas as pessoas que poderiam nos dar a informação em primeira mão estão mortas agora e qualquer documento que eles pudessem ter nunca se tornou público.
Como sabemos, a curta frase de oito palavras foi ouvida pela primeira vez em uma palestra ou discurso feito por Doreen Valiente em 1964. Mais uma razão para não se chamar isso de "Wiccan" Rede. Doreen Valiente não se considerava mais uma wicana, e afirmou isso publicamente em várias ocasiões, desde 1957, quando promoveu aquela confusão no Coven de Bricket Wood. Então, como é que alguém que renegou Gardner e juntou-se com um dos seus maiores detratores (Cochrane), poderia ter chamado isso de "Wiccan" Rede ? Valiente não tinha nenhum direito nem de falar em nome da Wica, que ela renegou, quanto mais escrever uma "Wiccan" Rede.
Depois disso, dez anos depois em 1974, o texto completo do poema intitulado "The Wiccan Rede" apareceu na revista Earth Religion News, publicada por Ed Buczynski e Herman Slater. A isso seguiu-se uma outra versão ligeiramente diferente em 1975, chamada de "Rede of the Wiccae", escrita em um artigo pela própria Gwen e que apareceu na revista Green Egg, publicada por Oberon Zell. Nele, ela a atribuiu à sua avó Adriana Porter, afirmando que o primeiro texto publicado foi distorcido da sua forma original.
Este é um assunto que deveria ser revisto com muito cuidado e existe um trabalho escrito pelo Prof. Robert Mathiesen, especialista em filologia medieval e professor da Brown University, em parceria com Theitic, um Elder da New England Covens of Traditionalist Witches (N.E.C.T.W.) , uma tradição que Lady Gwen Thompson fundou em 1972. O trabalho foi publicado como um livro sob o título: The Rede of the Wiccae: Adriana Porter, Gwen Thompson and the Birth of a Tradition of Witchcraft (Olympian Press, 2005).
Para falar a verdade, eu só descobri a existência da tal "Wiccan" Rede em 1982. Em meu Coven de origem nós nunca tinhamos ouvido falar nisso, e isso também não constava dos nossos BoS. Desse modo, se o texto foi inventado por Doreen Valiente, com que autoridade ela criaria um texto "wicano", se ela nem mesmo se considerava mais uma wicana ?
Creio que vale a pena comprar o livro e se inteirar das alegações de Gwen Thompson. Mas que esse texto não é tradicional e nem tem coisa alguma a ver com Wica, não tem mesmo.
Fonte: Ishiaro [link morto]

Nenhum comentário: