segunda-feira, 25 de abril de 2011

O 3° país que mais se crê em Deus

Parece ser uma boa notícia, mas não é:
O Brasil foi o terceiro país em que mais se acredita em "Deus ou em um ser supremo" em uma pesquisa conduzida em 23 países.
A pesquisa, feita pelo empresa de pesquisa de mercado Ipsos para a agência de notícias Reuters, ouviu 18.829 adultos e concluiu que 51% dos entrevistados "definitivamente acreditam em uma 'entidade divina' comparados com os 18% que não acreditam e 17% que não tem certeza".
Quem diria que nós somos medalha de bronze em alguma coisa, em nível mundial. Nem cabe a pergunta capciosa em qual Deus se crê - e disto não falo de nós, Pagãos, politeístas - afinal, o conceito e a interpretação de quem ou o que Deus é tem enormes variáveis dentro do Cristianismo. mas não é uma boa notícia:
O país onde mais se acredita na existência de Deus ou de um ser supremo é a Indonésia, com 93% dos entrevistados. A Turquia vem em segundo, com 91% dos entrevistados e o Brasil é o terceiro, com 84% dos pesquisados.[BBC]
Sermos comparados com a Indonésia não é uma boa comparação. Sermos comparados com a Turquia fica um pouco melhor, mas não podemos nos esquecer que a Turquia é um país de maioria muçulmana. Tanto lá, como cá, existem leis que garantem a liberdade religiosa, mas na prática, nós sabemos que isso não funciona.

Quem sabe, algum dia, o Brasil seja o 3° país em justiça, igualdade e tolerância social.

2 comentários:

S. Thot disse...

Salvo erro a Indonésia também é de maioria muçulmana. Então estamos bem acompanhados!

Slakkos Abonos disse...

Quando eu digo que é altamente periculoso não ser monoteísta (crente no deus dos Hebreus) no Brasil, tem gente que acha que é exagero... fale no seu emprego o que você acha de Jeová, e depois me diga se a reação não foi digna de um daqueles conflitos religiosos da Indonésia (até onde sei, o país de maior população muçulmana do mundo).