quinta-feira, 8 de abril de 2010

Templo de Nehalenia reativado

Desde 25 de Março deste ano que é legal na Holanda o casamento na reconstrução do templo de Nehalennia em Colijnsplaat. O presidente da câmara e os vereadores designaram o local como «casa de congregação», depois de um casal ter pedido permissão para aí celebrar matrimónio.
O mais curioso é que este novo templo (clicar para ver) nem tinha originalmente um intuito propriamente religioso. De facto, foi edificado a título de mera reconstrução histórico-cultural e turística, em 2005, no local onde em 1970 um pescador descobriu, por acaso, vestígios de um antigo templo celto-romano consagrado a Nehalennia, Deusa celta, ou talvez germânica, ou talvez arcaicamente indo-europeia (pré-celta e pré-germânica) do Mar, amplamente adorada na região que é hoje a Holanda e a Alemanha, tendo o Seu nome sido encontrado pelos actuais investigadores em mais de cento e sessenta altares votivos.
Muito simbólico, este desenvolvimento - espelha, em microcosmos local, o que está a acontecer, desde há séculos, em todo o Ocidente, desde o Renascimento: a pouco e pouco, a princípio pela via cultural, o Homem Ocidental vai subindo as escadas de volta ao seu verdadeiro lar espiritual, de volta ao culto dos Deuses dos seus ancestrais europeus. A cada passo, a luz é mais nítida, a luz que, efectivamente, emana do Alto.
Fonte: Gladius

Nenhum comentário: