sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Festival da Colheita na India

A capacidade da Imprensa local pelo sensacionalismo divulgou que na India uma rinha de passarinho fazia parte de um festival da colheita e mais nada. Para contrastar com essa Imprensa Abutre, eu recorro mais uma vez ao oráculo virtual [Google] para saber mais sobre os Festivais da Colheita na India.
A India deu as boas vindas à nova colheita na quinta em diversas formas culturais do Makar Sankranti, Pongal e Bhogali Bihu enquanto milhares fazem um mergulho sagrado no Ganges para marcar o fim do inverno pelo calendário hindu.
No Makar Sankranti, o dia começa com os devotos mergulhando nos rios sagrados em lugares como Haridwar no norte, Sagar no leste e Prayag no centro para adorarem o Deus Sol
Em Haridwar, milhões de hindus se reunem para dar seu mergulho sagrado no Ganges, marcando o começo do Maha Kumbh.
Milhares fazem a peregrinação anual ao monte do rio sagrado para se banharem neste dia considerado auspicioso e orarem no templo onde o sábio védico Kapil supostamente meditou.
Chamado de Makar Sankranti no nordeste da India, o festival é conhecido como Bhogali Bihu em Assam e Pongal no Tamil Nadu. Ele marca a transição do Sol em Makar (Capricornio) em seu caminho celestial.
No nordeste da india, o dia é marcado pelo banquete com pratos tradicionais de rapadura, semente de sésamo e chidwa (arroz achatado), yougurte e khichri (cozido com arroz recentemente colhido).
Empinar pipa é outro ritual importante que marca o dia. Em Gujarat, é celebrado como o começo de Uttarayan, quando as pessoas se reunem em seus terraços para empinarem pipas.
Pongal é celebrado pelos Tameis de uma forma grandiosa. Durante os quatro dias de festivais, diferentes variedades de rangoli [pintura com areia-NT] são desenhadas na frente das casas de manhã cedo.
A palavra Pongal, que literalmente significa "ferver", se refere ao arroz cozido em leite e rapadura. As duas variedades de Pongal - a salgada conhecida como "ven pongal" e a doce conhecida como "sarkkarai pongal" - são preparadas no segundo dia. Além da preparação do Pongal ou do arroz doce especial, o festival de Pongal é também o tempo para preparar algumas das delicias saborosas Tameis como Sakkarai Pongal, Payasam, Aval Payasam, Dal Payasam e Murukku.
Bhogali Bihu marca o fim da estação de colheita em Assam.
“Algumas das delícias suculentas servidas durante o Bihu são bolos de arroz, Til Pitha, Ghila Pitha, Xutuli Pitha, Sunga Pitha e Tekeli Pitha, lanches doces como Tilor Laru, Narikolor Laru e lanches de arroz Bora Saul, Komal Saul, Chira, Muri e Akhoi servidos com coalhada e rapadura”, disse Sarmistha Dutta, um nativo de Assam.
“De manhã cedo os membros da família e amigos se reunem próximo ao Meji - uma estrutura tradicional em forma de V feita de grama dos campos da colheita. Eles queimam e oferecem suas orações ao fogo para marcarem o fim da estação da colheita”, Dutta acrescentou.
O dia é marcado pela preparação do arroz recentemente colhido no este de Bengala e Orissa também - com as pessoas procurando por doces como Puli Pitha e Patishapta.[Thaindia News][link morto]

Nenhum comentário: