sábado, 21 de março de 2009

Norouz - Ano Novo Persa

Hoje a Terra entra no equinócio e Iranianos em todo o mundo, a despeito de suas religiões ou etnias, celebram Norouz de acordo com uma tradição milenar Iraniana.
Norouz em Persa significa o alvorecer de um novo dia é considerada a celebração mais importante do ano, é o maior simbolo da cultura e da identidade nacional do Iran, que tem sobrevivido à todas as adversidades e adversários.
Norouz é celebrado não apenas no Iran, mas também em territórios Iranianos, conhecido como o Grande Iran ou Sociedades Persas incluindo Armenia, Afganistão, Iraque, Paquistão, Turquia e outros. A tradição tem sido preservada dentro da cultura Iraniana e é celebrada por muitos que não são Iranianos no Oriente Médio, Criméia e Peninsula Balcânica.
As pessoas da cultura Iraniana, seja Zoroastrista, Juia, Cristã, Muçulmana ou outras crenças tem celebrado o Norouz precisamente no equinócio.
Os objetos essenciais para a mesa do Norouz são bem antigos e significativos, todos começando com "s":
Serkeh (vinagre);
Somaq (arbusto);
Sir (alho);
Samanu (uma pasta doce);
Sib (maçã);
Senjed (tâmara passa);
Sabzeh (brotos);
Sekkeh (moedas);
Sonbol (hiacinto);
A mesa toda energisa e envolve nossos sentidos simboliza tudo que é bom: verdade, saúde, luz, justiça, reflexão, acolhimento, vida, amor, felicidade, produção, prosperidade, virtude, imortalidade, generosidade e natureza.

Fonte: CAIS News

Nenhum comentário: