Embora não haja dados exatos sobre a origem dessa crença, não se pode negar que esses pequenos brinquedos fazem parte da identidade cultural da Guatemala.
Crença ancestral
De acordo com a tradição oral Maia, a deusa do milho chamado no Vuh Popol como Ixmucané, foi transformado para reencarnar nas pequenas bonecas. Na verdade, muitas vezes é afirmado que elas têm o poder de cuidar das preocupações das pessoas.
A crença afirma que você deve ter uma boneca removível para cada dia da semana. Exceto no domingo, porque de acordo com as artesãs que fazem as bonecas, até aqueles pequeninos merecem uma folga.
Artesanato e identidade cultural
Para a elaboração das bonecas removíveis, as artesãs utilizam pequenos pedaços de madeira, arame ou papelão. Primeiro modelam o corpo e depois cobrem com diferentes tipos de tecido, entre os quais se destaca o uso de tecidos típicos da Guatemala .
Hoje, as bonecas removíveis são uma atração mágica e cultural para guatemaltecos e estrangeiros. Seu principal ponto de distribuição são as feiras de artesanato , entre as quais se destacam Antigua Guatemala e Comalapa, em Chimaltenango.
[https://aprende.guatemala.com/cultura-guatemalteca/general/munecas-quitapenas-guatemala/]
Na crença indígena, as bonequinhas são chamadas assim por causa da redundância, para tirar as penalidades. Sim, como se lê. Segundo a tradição, trata-se de vigias noturnos que atuam como ouvintes e solucionadores de problemas pessoais. A maneira correta de tirar proveito de seu poder espiritual é a seguinte: na privacidade, antes de dormir, fala-se com a nossa boneca (porque é uma boneca por indivíduo) de forma sussurrada em voz alta para contar a ela sobre nossos problemas, tristezas ou tristezas e é isso. que está acabado, ele diz que quer ser feliz e ele recebe um beijo, finalmente ele é colocado debaixo do nosso travesseiro. A bonequinha ao longo da noite ficará encarregada de resolvê-los, amenizá-los ou buscar uma maneira mais clara de resolvê-los.
Acredita-se também que uma das funções das bonecas é ajudar e proteger as crianças durante os sonhos. Entre outras coisas, sabe-se também que as cores das vestes que as chamulitas [bonecas similares do México] mal têm significado; porque o branco simboliza o ar e a palavra sagrada, que em poucas palavras seria pureza. Amarelo representa terra e trabalho. O vermelho é o símbolo do fogo e da sabedoria na cosmovisão maia, representando vida e energia. E o preto que representa a água, ou seja, a origem da vida, morte, descanso e germinação.
[https://mycoffeebox.com/munequitas-quitapenas/]
Nenhum comentário:
Postar um comentário