quarta-feira, 30 de junho de 2021

O mundo do Yokai

 
O eventual e caro leitor deve estar cansado de saber que eu gosto de anime. Claymore é ótimo em muitos sentidos porque mostra que, para derrotar um monstro, é preciso outro, o que deve deixar muito otaku ocidental dominado pela espiritualidade judaico-cristã confuso.
Vamos a algumas informações interessantes:

"Claymore é uma variante escocesa da espada medieval montante utilizada durante os séculos XV e XVI. Possui gume duplo e é manejada com as duas mãos, impedindo o guerreiro de utilizar um escudo. A palavra claymore vem do gaélico escocês claidheamh mòr e significa espadão. A claymore é um tipo de espada montante, porém mais leve.

O tamanho da espada claymore é variável. Geralmente, possui o tamanho aproximado da altura do guerreiro que a empunha e, por este motivo, deve ser feita sob encomenda. O guarda-mão, em forma de cruz, é ligeiramente voltado para a ponta da espada e tem as extremidades ornadas com três ou quatro pequenas argolas. Seu punho é geralmente feito de madeira e o pomo tem forma arredondada". [https://pt.wikipedia.org/wiki/Claymore]

As Claymore são uma espécie de supersoldado criado por uma organização através de manipulação genética, misturando humanos e Yomas, um tipo de Yokai.

As Claymore podem se tornar um Kakuseisha [ser despertado], pode se tornar um Asarakam [descendente do dragão] ou um Shin'en (gui ou no mono) [criatura do Abismo]. Pensando no folclore japonês e no Xintoísmo, a religião nativa do Japão, Yokai é um tipo de espírito, que pode ter sido originado da alma de um finado, por causa da condição de sua morte [ou falta de cuidado de seus parentes e familiares, como eu apontei aqui, em algum lugar]. Para o Xintoísmo, espíritos residem em tudo, inclusive em objetos inanimados [eu recomendo ver "A Viagem de Chihiro"].

Um Yokai pode se tornar um Oni, um Akuma, se declinarem mais para o lado ruim [ara-mitama]. Mas podem se tornar benévolos [nigi-mitama] e tornarem-se guardiões, fadas e deuses. Quando se fala em folclore japonês e anime, é bem comum ver o Diabo [Maou] salvando a humanidade.

Existem diversos tipos de Yokai [sem falar em diversos tipos de espíritos e demônios]. Consultando o Wikipédia, os Yokai podem ser divididos conforme sua categoria: sua "forma" verdadeira, sua "transformação", sua "aparência externa" e o local de sua manifestação.

No folclore japonês o mundo do Yokai é descrito como o Mundo Flutuante.

Voltando às Claymore e aos Kakusheisha, o curioso é que a maioria são fêmeas, o que deixa esse escritor que vos fala em uma dúvida e dilema cruéis: ao lado de quem eu lutaria?

Nenhum comentário: