O pastor Paul Ade, de Calgary, no Canadá, criou o Jesus Ween como alternativa ao Dia das Bruxas, o Halloween, que é comemorado no dia 31 de outubro. O evento também se grafa como JesusWeen e JesusWin (win em inglês é triunfar).
Ade criou o site www.jesusween.com que não deixa claro o seu objetivo, mas em entrevista ele disse que o Halloween, uma festa pagã, nada tem a ver com os cristãos. "Muitas pessoas afirmam que se sentem incomodadas nesse dia, e por isso criei uma alternativa."
O Jesusween está no Facebook, Twitter e em anúncio de ônibus de Calgary.
Ade propõe que na data os cristãos deem às crianças Bíblias e presentes que reforcem o ensinamento de que Cristo ressuscitou para salvar os pecadores. Blogs de gozação sugerem que também se presenteie as crianças com balinhas da marca Jesus Harvest.
No Brasil, o Halloween é combatido em duas frentes. Pela dos puristas culturais, que rechaçam a data de origem inglesa em favor do folclore brasileiro, com a criação do Dia do Saci Pererê, e pelos cristãos, principalmente pelos católicos, embora a Igreja Católica tenha absorvido muitos rituais pagãos.
A iniciativa de Ade, se obtiver adeptos, poderá ser um tiro pela culatra porque as crianças poderão associar JesusWeen às bruxas, fantasmas e monstros do além.
Fonte: Paulopes (original perdido).
Nota: Aos diletos e eventuais leitores, eu lembro que minhas críticas são contra o totalitarismo da Igreja.
Texto resgatado (parcialmente) com o Wayback Machine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário