sábado, 11 de junho de 2016

Hounen Matsuri

Acham mesmo que o japonês celebra apenas o Kanamara Matsuri? Para celebrar a fertilidade o japonês celebra mais duas festas: Oagata Jinja Hounen e Tagata Jinja Hounen.

O Oagata Jinja Hounen Matsuri é realizado em Inuyama no dia 14 e o Hounen Matsuri é realizado em Nagoya no dia 15. As duas festividades são antigas e tradicionais, e podem parecer um tanto estranhas para pessoas da cultura ocidental, já que utilizam objetos em forma de genitálias masculina e feminina, símbolos que garantiriam uma colheita farta, felicidade, saúde e muitos nascimentos.

Durante a celebração do Oagata Jinja Hounen Matsuri, podemos ver vários participantes portando objetos que lembram uma vagina. O destaque do festival é o desfile dos carros alegóricos carregando um enorme “kagami mochi“, bolo feito com arroz glutinoso e símbolo da prosperidade no Japão. Há também um desfile com moças em trajes de vestidos de noiva, com roupa típica japonesa.

No Tagata Hounen Matsuri, milhares de japoneses participam da tradicional parada onde sacerdotes xintoístas entoam cantos e pessoas carregam uma escultura fálica de madeira até um templo, o Tagata Jinja. Durante o desfile, homens carregam uma estátua de um pênis com mais de 6 metros de comprimento.

Os rituais da fertilidade durante os meses de março e abril são também rituais da primavera. Marcam o “renascimento” e o “crescimento” e estão profundamente ligados ao folclore japonês. Começou como um apelo aos deuses para boa e bem sucedida colheita e também para as mulheres terem um bom parto.

o meio da multidão, podemos encontrar muitos casais que desejam ter filhos e pedem pela fertilidade. Outros vão em busca de ganhar sorte nos relacionamentos amorosos e assim desejam encontrar em breve sua alma gêmea.

Outros ainda vão em busca somente de sucesso profissional e boas colheitas. É um festival onde todos se divertem, desde crianças ao mais velhos e os turistas se deslumbram com essa cerimônia pra lá de inusitada.

Durante esses festivais, muitas barraquinhas estão no local vendendo alimentos e souvenirs que lembram os órgãos sexuais femininos e masculinos como picolés, bananas com cobertura, salsichas, entre outros. Cerveja e saquê e animação também rolam soltos durante esses festivais.

Original: Japão em Foco.

Nenhum comentário: