domingo, 1 de julho de 2012

Por que a Wicca é uma religião majoritária

Gerald Brosseau Gardner, o estranho inglês aposentado, criou a Wicca porque ele não podia encontrar uma religião adequada em outro lugar. Seu museu continha centenas de panfletos de diversas religiões minoritárias, e dezenas de documentos sobre seus membros, iniciações e ordenações, ele esteve ativamente à procura por muitos anos. Ele não a criou do nada, ele usou muitos materiais existentes, mas a estrutura que ele e seus amigos evoluiu gradualmente a partir dos anos 1930 até início dos anos 1960 foi definitivamente algo novo sob o sol. Se ele queria Wicca para ser um pequeno culto secreto espalhado apenas de boca em boca, ele nunca teria escrito seus livros. Mas ele os escreveu, porque ele esperava que a Wicca iria se tornar uma religião importante, capaz de valer por si própria, contra o cristianismo ou qualquer outra religião. O que ele conseguiu o marca ele como um verdadeiro gênio religioso, comparável a Joseph Smith, Jr., ou Mary Baker Eddy, ou muitos outros. No entanto, de alguma maniera, ele foi ainda maior, porque o que ele criou não era apenas uma outra variação sobre o cristianismo, mas uma religião completamente diferente, que tem pontos fortes, precisamente onde o cristianismo e outras religiões mundiais são fracos. Na verdade, ele era um malandro, um réprobo, um guru patife, mas, como William James destacou na primeira das Conferências em Gifford, que se tornaram "The Varieties of Religious Experience" [As Variedades da Experiência Religiosa], ninguém que se sente obrigado a obedecer todas as regras comuns da sociedade poderia possivelmente nunca fazer algo tão extraordinário como a criação de uma nova religião. Você pode agora ler os detalhes de como ele fez isso na magnífica biografia de Philip Heselton sobre Gardner, o Pai das Bruxas. (Este é um depoimento totalmente não solicitado).
A importância da Wicca como uma nova religião é obviamente mais provavel que seja por seu tamanho atual e taxa de crescimento. O movimento vem dobrando de tamanho a cada dois anos desde que Ray Buckland trouxe o primeiro coven Gardneriano oficialmente para a América no início dos anos 1960. Em 1999, segundo uma pesquisa patrocinada pelo Covenant of the Goddess, havia cerca de 600.000 bruxas iniciadas nos Estados Unidos e, portanto, provavelmente, cerca de 6.000.000 praticantes pagãos e que tem vindo a crescer tão rápido desde então. Ou seja, esta religião está claramente ao encontro algumas necessidades na sociedade americana que não estão sendo bem atendidas por outras religiões. Vamos olhar para algumas das necessidades a que o movimento do Ofício oferece uma resposta criativa.
Primeiro e mais importante é a necessidade da experiência sacramental do sexo. Em teoria isso é possível dentro do cristianismo, mas na prática tal experiência não está disponível para os cristãos comuns, na prática a maioria das variedades do cristianismo continuam a ser opressivamente anti-sexual. Na melhor das hipóteses, eles consideram o sexo como inofensivo, desde que só ocorre em circunstâncias específicas. As teologias modernas que valorizam a sexualidade como uma revelação da natureza divina são ensinadas em seminários de pós-graduação e, em seguida, são mantidos mais em segredo do que qualquer "segredo" no Ofício. Andrew Greeley tem sido, é claro, a exceção notável a essa generalização, mas não há qualquer chance significativa de que a administração da Igreja Católica dê atenção a ele. Lady Epona me disse em 1987: "Se a Igreja Católica Romana fosse realmente como Greeley a descreve, não haveria necessidade do Ofício." (Claro, aqueles de origem protestante, judeu, e outros têm suas próprias razões para serem atraídos para o Ofício.)
Segundo, as principais igrejas na América não oferecer às pessoas comuns caminhos práticos para o desenvolvimento pessoal, espiritual; tradicionalmente, esse desenvolvimento foi reservado ao clero de clausura, ou para os estudiosos idosos. Não havia nada para as pessoas comuns, e que a falta não tenha sido reparado. A tradição ocultista ocidental abordou essa necessidade, mas em muitos aspectos ele foi infectado pelo ponto de vista das religiões orientais, que são pelo menos levemente, e muitas vezes fortemente, contrárias ao desenvolvimento de habilidades psíquicas ou mágico, ou pelo menos para o uso de tais habilidades para qualquer finalidade que não alcançar (ou ajudando os outros a alcançar) a "iluminação." O Ofício rejeita tal atitude como dualismo, e afirma, em contrapartida, que o desenvolvimento e a utilização de habilidades mágicas e psíquicas é um desenvolvimento espiritual. O Ofício como é praticado atualmente nos Estados Unidos oferece, pelo menos potencialmente, uma abordagem equilibrada e prática para o desenvolvimento das necessidades emocionais, espirituais, intuitivas, psíquicas e habilidades de uma pessoa.
Terceiro, a organização do Ofício, com base no princípio de que cada coven é autônomo, dá uma flexibilidade e viabilidade que grandes organizações carecem totalmente. Como a sinagoga judaica, o coven é inerentemente democrática, e em muitos covens, a democracia é preservada para não degenerar em anarquia e irresponsabilidade com a presença de uma Alta Sacerdotisa cuja autoridade depende de sua linhagem mágica, que é independente do coven que ela lidera e serve, assim como a Sinagoga pode empregar um rabino, mas não pode ordenar um rabino. (A analogia quebra aqui, uma vez que o movimento do Ofício em geral, reconhece o direito de um coven para se fundar e para iniciar os seus próprios sacerdotes e sacerdotisas, mas o equilíbrio de responsabilidades entre um Conselho de Anciãos e da Sacerdotisa ainda é uma estrutura paralela válida.) Ou seja, a estrutura coven capacita seus membros, dando-lhes o controle sobre suas próprias práticas religiosas e desenvolvimento.
O contraste com muitas das religiões orientais e com a Igreja Católica Romana não poderia ser maior. Em muitas religiões orientais, a autoridade do professor é absoluta, mas os Pagãos tendem a ser extremamente anti-autoritários, e não se submete a autoridade arbitrária e no Ofício (pelo menos na maioria dos covens)  não precisa. Da mesma forma, apesar da retórica do Concílio Vaticano II, os católicos romanos comuns ainda têm muito pouco controle sobre sua igreja. Os teólogos sabem que o cristianismo é inerentemente democrático, e que os cristãos têm o direito de eleger os seus próprios ministros, padres, bispos, e assim por diante. Os fundadores do que é hoje o cristianismo protestante redescobriram este fato durante a Reforma. Mas ninguém no Ofício precisa se preocupar tão cedo se a administração da Igreja Católica Romana  renunciar da autoridade que usurpou ao longo dos séculos.
Quarto, o Ofício geralmente é extremamente anti-dogmático na sua abordagem. Embora as bruxas não acreditam em muitas coisas, a crença não é um requisito para a adesão ou iniciação. Em vez disso, a expectativa no Ofício é que se uma pessoa vai através da formação e experiências que o Ofício tem para oferecer com uma mente aberta, então transformações pessoais irão de fato acontecer - e "crença", como tal, será desnecessário, uma vez que a pessoa vai saber que ele ou ela tenha sido mudada. Artesãos olham com espanto e divertimento com a forma como adeptos da Nova Era geralmente parecem dedicados a engolir caminhões inteiros de metafísica. Como resultado dessa atitude, Artífices não são abertos apenas para a ciência moderna, mas positivamente tendencioso em favor dela, e por isso são muito bem equipados para viver na civilização cada vez mais tecnológica do futuro. Em contraste, a maioria das variedades de cristianismo, diversas variedades do judaísmo, e muitas variedades de outras religiões 'mundiais' tentam seja  ignorar a ciência ou a aceitam os resultados apenas se forem forçados a isso. Este tipo de "preguiça", espiritual, como M. Scott Peck a caracteriza, apenas contribuiu para a sua crescente obsolescência. A história está repleta de carcaças de religiões que não conseguiram evoluir para atender circunstâncias cambiantes, e grandes igrejas são muito parecidos com dinossauros - considerando que o ofício é muito mais parecido com os pequenos mamíferos de sangue quente escondidos nas moitas. As grandes religiões se desenvolveram para servir as necessidades das sociedades que foram baseadas na agricultura, o Ofício pode não ser a religião final que poderia integrar ou abastecer uma civilização global, mas é a melhor aproximação por enquanto.
Quinto, a teologia politeísta do Ofício lhe convêm para o futuro muito melhor do que as teologias monoteístas ou monista da maioria das outras religiões. Os Estados Unidos e o mundo em geral, está se tornando mais pluralista. Dadas as tendências de imigração nos EUA, a nossa velha maioria WASP [acronimo de white anglo saxon and protestant - branco, anglo-saxão e protestante] está perdendo rapidamente o seu domínio numérico e cultural. O modelo para o nosso futuro não será mais o homem WASP sem emoção, ao contrário, não haverá um modelo. Macho e fêmea, branco, marrom ou preto, asiático ou europeu, e livre para sentir seus próprios sentimentos: todos nós teremos o direito de ser diferentes, mas iguais. Não será mais socialmente aceitável  a teologia: "Há um só Deus, e o resto de vocês se conformem, ou senão!" Também não será: "Existem muitos deuses, mas são todas as ilusões", como muitas religiões orientais têm ensinado. Em vez disso, vamos recordar o que os judeus sabiam quando eles estavam escrevendo a Lei e os Profetas: que Deus realmente é um e muitos, tanto masculino quanto feminino, pai e mãe, todas as coisas para todas as pessoas, por amor. As igrejas respeitáveis falharam em dizer isso às pessoas por muito tempo - e assim que as bruxas dizem: "Sim, os Deuses são reais, e a magia está acontecendo."
Sexto, e último, por enquanto, o Ofício é uma religião dedicada à criatividade, porque é uma religião que as bruxas estão criando para si mesmas continuamente. A única maneira de ser um verdadeiro seguidor de Gerald Gardner, meus amigos, é ter a coragem de criar uma religião para si mesmo que atenda às suas próprias necessidades. Acho que as bruxas amam Tolkien especialmente porque ele nos ensina que a criatividade é divina, que a natureza de Deus é para ser continuamente repleto de criatividade como uma fonte, e que nós participamos mais completamente na natureza divina, quando nós mesmos estamos sendo criativos. Eu acho deliciosamente irônico saber que Tolkien acreditava em tudo isso porque ele era verdadeiramente um teólogo católico romano - e porque a sua igreja tem repudiado ele, como renega Andrew Greeley, cabe às bruxas continuarem seu trabalho e sua visão.
Autor: Aidan Kelly
Fonte: Patheos, coluna Including Paganism
Nota: Eu discordo dessa postura de que uma religião deve "atender às necessidades", ou se adequar às circunstâncias, ou como alega-se por aí, que a religião deve "evoluir" ou "progredir". Por causa dessa postura que o Ofício, ou mais especificamente a Wicca, tem perdido e muito de sua seriedade, como religião, por causa de farsantes e vigaristas que se aproveitam dessa "abertura" e agregam todo tipo de esquisoterismo, unicamente para agregar mais público, especialmente adolescentes.

Nenhum comentário: