sexta-feira, 30 de abril de 2021

Piedosas Fraudes

Na extinta Sociedade Zvezda eu escrevi algo sobre todas as religiões serem fundadas em alguma piedosa fraude. O Paganismo Moderno não é exceção. A Wicca também. Esse é um ensaio crítico.

Eu vou citar um trecho da história da Wicca:

"Em 1954, Gerald Gardner, um funcionário público inglês aposentado que passou a maior parte de sua vida no Extremo Oriente e que era membro da The Folklore Society durante o mandato de Margaret Murray, publicou Witchcraft Today, no qual afirmava ter encontrado membros sobreviventes do hipotético culto às bruxas do início da modernidade. Gardner afirmou que foi iniciado em um coven praticante do culto em setembro de 1939, um grupo que se tornou conhecido como o coven de New Forest. Gardner afirmou que este grupo se reuniu em New Forest, no sul da Inglaterra, e que ele conheceu alguns de seus membros inicialmente por meio da Ordem Rosacruz de Crotona Fellowship. Mencionou dois dos seus membros, uma digna local chamada " Velha Dorothy ", em cuja casa afirmava ter sido iniciado, e " Dafo ", que se tornou seu amigo e que o continuaria por muitos anos.

Doreen Valiente empreendeu pesquisas sobre a identidade da "Velha Dorothy", cujo sobrenome era Clutterbuck. Ela refutou as afirmações daqueles que sugeriram que Dorothy fora produto da imaginação de Gardner. Mais recentemente, houve dúvidas (notadamente por Ronald Hutton ) se a histórica Dorothy Clutterbuck, que era aparentemente uma cristã observante e um pilar da comunidade local, realmente estava envolvida em atividades ocultas. Na opinião de Hutton, Gardner pode ter usado seu nome como uma piada e / ou um subterfúgio para esconder a identidade de Dafo ou de algum outro indivíduo. Valiente também presumiu que Clutterbuck era o mesmo indivíduo que Dafo. A própria Dafo parece ter sido professora de música e elocução com o nome de Edith Woodford-Grimes, e tem havido sugestões persistentes de que ela e Gardner eram amantes".

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/History_of_Wicca
Traduzido com Google Tradutor.

Eu não vou apontar para o fato de que a "tese" de Margareth Murray foi refutada. O que eu vou apontar é algo que levanta o ceticismo de um estudante da Wicca. A "dupla" autoria da "iniciação" de Gerald Gardner. Como estudante e simpatizante da religião, eu sei que a "iniciação" de Gerald Gardner em um ramo da Bruxaria Tradicional é um "artigo de fé".

No intuito de comentário, não é novidade alguma nem espanto que muitas pessoas que se declaram católicas [ou cristãs] tenham, privadamente, espiritualidades, digamos, no mínimo, heterodoxas. Então é possível que a dúvida sobre a existência de Dorothy Clutterbuck [ou dúvidas sobre seu envolvimento com o oculto] tenha induzido aos fundadores da Wicca a alegar que Gerald Gardner foi iniciado por "Dafo", o "nome mágico" de Edith Woodford-Grimes. Isso está longe de resolver, afinal, não há elementos suficientes para dar crédito a essa história.

A coisa fica mais complicada quando analisamos a história do Coven New Forest e a Ordem Rosacruz de Crotona Fellowship.

Vamos ver o histórico da Ordem Rosacruz de Crotona Fellowship:

"A Rosicrucian Order Crotona Fellowship foi um grupo Rosicrucian fundado por George Alexander Sullivan em cerca de 1924. Pode ter existido sob o nome de The Order of Twelve de 1911-1914 e novamente a partir de 1920. O ROCF operou primeiro na área de Liverpool na Inglaterra e depois após meados da década de 1930 da área de Christchurch . Seus membros estudaram assuntos esotéricos em palestras, peças de teatro e material para correspondência preparado por George Alexander Sullivan .

Em 1930, um grupo de membros da ordem local na área de Christchurch começou a se reunir regularmente em um pub em Christchurch, e mais ou menos na mesma época o 'conclave' anual era realizado nas proximidades de Bournemouth. Algum tempo depois, o grupo decidiu que era necessário um local mais permanente.

A sede do grupo perto de Christchurch era um prédio de madeira chamado Ashrama Hall, concluído em 1936 no jardim de uma casa de Catherine Emily Chalk, que provavelmente também iniciou as reuniões originais no pub. Em 1938, no mesmo terreno, o grupo construiu o Christchurch Garden Theatre, que se autodenominava 'O Primeiro Teatro Rosacruz da Inglaterra '. De junho a setembro de 1938, apresentou peças com temas místicos, escritas por Sullivan sob seu pseudônimo jornalístico Alex Matthews.

Sabina Magliocco, em seu exame das influências do estudo do folclore no desenvolvimento da Wicca, considera possível que no final da década de 1930 alguns membros da Crotona Fellowship estavam realizando rituais semelhantes à Wicca baseados na Co-Maçonaria , e que este era o grupo referido por Gerald Gardner como o New Forest Coven".

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Rosicrucian_Order_Crotona_Fellowship
Traduzido com Google Tradutor.

Ou seja, a Ordem Rosacruz tem conexões com a Maçonaria [por seu vínculo com a Ordem Hermética Golden Dawn] e tinha um teatro onde, provavelmente, reunia pessoas para encenar rituais. A Companhia de Teatro da Ordem Rosacruz pode muito bem ser o que foi chamado de Coven New Forest.

Vamos ver o histórico do Coven New Forest:

"...foi proposto que o coven de New Forest foi fundado no início do século XX por vários ocultistas que desejavam ressuscitar o Culto das Bruxas, conforme descrito nas obras de Murray. Philip Heselton (2003), que realizou a pesquisa mais exaustiva sobre o grupo, especulou que o coven tinha sido formado por uma mulher chamada Rosamund Sabine, que antes de se mudar para New Forest em 1924 estava envolvida em vários grupos esotéricos como os herméticos. Ordem da Golden Dawn. Ele pensou que ela, depois de ler O Culto das Bruxas na Europa Ocidental, se interessou por bruxas e acreditou ser a reencarnação de uma. Foi por essa razão, ele acreditava, que ela reuniu alguns de seus amigos que também tinham interesse no ocultismo e fundou o coven. No entanto, o pesquisador Vikki Bramshaw sugere que Gardner pode muito bem ter tido algum, embora breve, encontro com as tradições locais em operação naquela época. Ela escreve que, embora alguns dos membros fossem maçônicos ou acadêmicos da alta sociedade, outros eram pessoas da classe trabalhadora fora dessas organizações de classe".

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/New_Forest_coven
Traduzido com Google Tradutor.

Ao estudar a história da Wicca, como interessado, simpatizante e historiador autônomo, as inconsistências e contradições são apenas um pedaço. Teve a influência de Rosaleen Norton, a influência de Aleister Crowley, a influência de Charles Godfrey Leland e a participação da família Mason. Com a chegada da Wicca nos EUA, essa tornou-se um produto de consumo de massa, foi essa Wicca americanizada [que eu chamo de Wilka] que aterrissou no Brasil, onde não faltam vigaristas, falsários e estelionatários para explorar esse nicho.

Enquanto historiador autônomo, eu não estou satisfeito. Enquanto pagão moderno e interessado em reencontrar minhas raízes, origens, antepassados e Deuses, a Wicca é um sistema, em cujo mistério contido em seus rituais, eu acho perfeitamente válido e eficiente.

Nenhum comentário: