segunda-feira, 12 de abril de 2021

O culto à serpente

A adoração de serpentes [nota: ou cobras] é a devoção às divindades [ofídicas]. A tradição está presente em várias culturas antigas, principalmente na religião e na mitologia, onde as [serpentes] eram vistas como entidades de força e renovação.

Os antigos mesopotâmicos e semitas acreditavam que as cobras eram imortais porque podiam trocar de pele infinitamente e parecer para sempre jovens, aparecendo sempre com uma aparência nova. Os sumérios adoravam um deus serpente chamado Ningishzida . Antes da chegada dos israelitas , os cultos da serpente estavam bem estabelecidos em Canaã na Idade do Bronze , pois os arqueólogos descobriram objetos do culto à serpente nos estratos da Idade do Bronze em várias cidades pré-israelitas em Canaã: dois em Megido , um em Gezer , um no sanctum sanctorum do templo da Área H em Hazor , e dois em Siquém .

Na região circundante, objetos de culto à serpente figuraram em outras culturas. Um santuário hitita da Idade do Bronze no norte da Síria continha uma estátua de bronze de um deus segurando uma serpente em uma das mãos e um bastão na outra. Na Babilônia do século VI, um par de serpentes de bronze flanqueava cada uma das quatro portas do templo de Esagila . No festival de Ano Novo da Babilônia, o sacerdote deveria encomendar a um marceneiro, um marceneiro e um ourives duas imagens, uma das quais "segurará em sua mão esquerda uma cobra de cedro, levantando sua [mão] direita o deus Nabu ". No relato de Tepe Gawra, pelo menos dezessete assírios da Idade do Bronze inicialserpentes de bronze foram recuperadas.

Descobertas significativas de cerâmica, peças de bronze e até representações de cobras em ouro foram feitas nos Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos) . O centro metalúrgico da Idade do Bronze e Idade do Ferro de Saruq Al Hadid produziu provavelmente o mais rico tesouro desses objetos, embora tenham sido feitos achados com símbolos de cobras em locais da Idade do Bronze em Rumailah, Bithnah e Masafi . A maioria das representações de cobras são semelhantes, com uma decoração pontilhada consistente aplicada a elas.

Embora a representação generalizada de cobras em locais nos Emirados Árabes Unidos seja considerada pelos arqueólogos como tendo um propósito religioso, isso permanece uma conjectura.

Na África, o principal centro de adoração da serpente era o Daomé , mas o culto da píton parece ter sido de origem exótica, datando do primeiro quarto do século XVII. Com a conquista de Whydah, os Dahomeyans foram postos em contato com um povo de adoradores de serpentes e acabaram adotando deles as crenças que a princípio desprezaram. Em Whydah, o principal centro, há um templo da serpente, ocupado por cerca de cinquenta cobras. Cada píton do tipo danh-gbi deve ser tratada com respeito, e a morte é a pena por matá-la, mesmo por acidente. Danh-gbitem numerosas esposas, que até 1857 participaram de uma procissão pública da qual foi excluída a multidão profana; uma píton foi carregada em uma rede pela cidade, talvez como uma cerimônia de expulsão dos males. O deus do arco-íris dos Ashanti também foi concebido para ter a forma de uma cobra. Dizia-se que seu mensageiro era uma pequena variedade de jibóia, mas apenas alguns indivíduos, não todas as espécies, eram sagrados. Em muitas partes da África, a serpente é considerada a encarnação de parentes falecidos. Entre os Amazulu, como entre os Betsileo de Madagascar, certas espécies são designadas como morada de certas classes. Os Maasai , por outro lado, consideram cada espécie como o habitat de uma família particular da tribo.

Eva Meyerowitz escreveu sobre um pote de barro que estava armazenado no Museu de Achimota College em Gold Coast. A base do pescoço desse pote é cercada pela cobra arco-íris ( Meyerowitz 1940 , p. 48). A lenda desta criatura explica que a cobra arco-íris só saiu de sua casa quando estava com sede. Mantendo a cauda no chão, a cobra levantava a cabeça para o céu em busca do deus da chuva. Ao beber grandes quantidades de água, a cobra derramava parte da qual cairia na terra como chuva ( Meyerowitz 1940 , p. 48).

Existem quatro outras cobras nas laterais deste pote: Danh - gbi, a cobra que dá vida, Li, para proteção, Liwui, que foi associada a Wu, deus do mar, e Fa, o mensageiro dos deuses ( Meyerowitz 1940 , p. 48). As três primeiras cobras Danh - gbi, Li, Liwui foram todas adoradas em Whydah, Dahomey, onde o culto à serpente se originou ( Meyerowitz 1940 , p. 48). Para os dahomeanos, o espírito da serpente deveria ser temido por ser implacável ( Nida & Smalley 1959 , p. 17). Eles acreditavam que o espírito da serpente poderia se manifestar em qualquer objeto longo e sinuoso, como raízes de plantas e nervos de animais. Eles também acreditavam que ele poderia se manifestar como o cordão umbilical, tornando-o um símbolo de fertilidade e vida ( Nida & Smalley 1959, p. 17).

Mami Wata é um espírito da água ou classe de espíritos associados à fertilidade e à cura, geralmente representada como uma mulher segurando uma grande cobra ou com a parte inferior do corpo de uma serpente ou peixe. Ela é adorada na África Ocidental, Central e Meridional e na diáspora africana.

No Vodou haitiano , o criador loa Damballa é representado como uma serpente, e sua esposa Ayida-Weddo é chamada de " serpente arco-íris ". Na mitologia da África Ocidental, acredita-se que Ayida-Weddo sustenta o céu. Simbi é um tipo de loa serpentino no vodu haitiano. Eles estão associados à água e, às vezes, acredita-se que atuem como psicopompos servindo ao Papa Legba .

Os antigos egípcios adoravam cobras, especialmente a cobra. A cobra não estava apenas associada ao deus do sol Rá , mas também a muitas outras divindades, como Wadjet , Renenutet , Nehebkau e Meretseger . As serpentes também podem ser más e prejudiciais, como no caso de Apep . Eles também foram referenciados no Livro dos Mortos , no qual Feitiço 39 foi feito para ajudar a repelir uma cobra malvada no submundo. "Para trás! Rasteje para longe! Afaste-se de mim, sua cobra! Vá, se afogue no Lago do Abismo, no lugar onde seu pai ordenou que a matança de você deveria ser realizada."

Wadjet era a deusa padroeira do Alto Egito e era representada como uma cobra com capuz aberto, ou uma mulher com cabeça de cobra. Mais tarde, ela se tornou um dos emblemas protetores da coroa do faraó, uma vez que o Alto e o Baixo Egito foram unidos. Dizia-se que ela 'cuspia fogo' nos inimigos do faraó e nos inimigos de Rá. Às vezes chamada de um dos olhos de Rá, ela costumava ser associada à deusa leoa Sekhmet , que também desempenhava esse papel.

Os povos indígenas das Américas , como os Hopi, reverenciam a cascavel como avô e rei das cobras, que é capaz de dar bons ventos ou causar tempestades. Entre os Hopi do Arizona , figuras de manuseio de cobras em grande parte em uma dança para celebrar a união de Snake Youth (um espírito do céu) e Snake Girl (um espírito do submundo). A cascavel era adorada no templo do sol de Natchez . Os Construtores de Monte evidentemente reverenciavam a serpente, como demonstra o Monte da Serpente, embora não possamos desvendar as associações específicas.

A divindade maia Kukulkan e o asteca Quetzalcoatl (ambos significando "serpente emplumada") figuraram com destaque em suas respectivas culturas de origem. Kukulkan ( Q'uq'umatz em K'iche ' Maya) está associado à iconografia da Serpente da Visão na arte maia . Kukulkan era uma divindade oficial do estado de Itza, no norte de Yucatan . Em muitas culturas mesoamericanas, a serpente era considerada um portal entre dois mundos.

A adoração de Quetzalcoatl remonta ao século 1 aC em Teotihuacan . No período pós-clássico (900-1519 DC), o culto era centrado em Cholula . Quetzalcoatl foi associado ao vento, ao amanhecer, ao planeta Vênus como a estrela da manhã e foi um patrono tutelar das artes, ofícios, mercadores e sacerdócio.

As serpentes figuram com destaque na arte da cultura Chavín pré-inca , como pode ser visto no sítio-tipo de Chavín de Huántar no Peru . No Chile, a mitologia Mapuche apresentou uma figura de serpente em histórias sobre um dilúvio. O Lago Guatavita na Colômbia também mantém uma lenda Cacique de um "Deus Serpente" vivendo nas águas, que a tribo adorava colocando joias de ouro e prata no lago.

As serpentes, ou nagas , desempenham um papel particularmente importante na mitologia cambojana . Uma história bem conhecida explica o surgimento do povo Khmer a partir da união de elementos indígenas e indígenas, sendo estes últimos representados como nāgas . De acordo com a história, um brahmana indiano chamado Kaundinya veio para o Camboja, que na época estava sob o domínio do rei naga. A princesa naga Soma partiu para lutar contra o invasor, mas foi derrotada. Diante da opção de se casar com o vitorioso Kaundinya, Soma prontamente concordou em fazê-lo e, juntos, governaram a terra. O povo Khmer são seus descendentes.

Cobras, nagas , têm alto status na mitologia hindu . Nāga ( sânscrito : नाग) é a palavra sânscrita e pāli para uma divindade ou classe de entidade ou ser, que assume a forma de uma cobra muito grande, encontrada no hinduísmo e no budismo . O uso do termo nāga é freqüentemente ambíguo, pois a palavra também pode se referir, em contextos semelhantes, a uma das várias tribos humanas conhecidas como ou apelidadas de Nāgas ; para elefantes; e para cobras comuns, particularmente o Ophiophagus hannah , a mucosa Ptyas e a Naja naja, o último dos quais ainda é chamado de nāg em hindi e outras línguas da Índia. Uma nāga feminina é uma nāgīn . A cobra representa principalmente renascimento, morte e mortalidade, devido ao molde de sua pele e ser simbolicamente "renascido". Em uma grande parte da Índia, existem representações esculpidas de cobras ou nagas ou pedras como substitutos. Para esses humanos, comida e flores são oferecidas e luzes são acesas diante dos santuários. Entre alguns índios, uma cobra que é morta acidentalmente é queimada como um ser humano; ninguém mataria ninguém intencionalmente. A imagem do deus-serpente é carregada em uma procissão anual por uma sacerdotisa celibatária.

Ao mesmo tempo, havia muitas versões diferentes do culto à serpente localizado na Índia. No norte da Índia, uma versão masculina da serpente chamada Rivaan e conhecida como o “rei das serpentes” era adorada. Em vez do "rei das serpentes", cobras vivas reais eram adoradas no sul da Índia (Bhattacharyya 1965 , p. 1). O culto Manasa em Bengala, Índia, no entanto, foi dedicado à deusa serpente antropomórfica, Manasa ( Bhattacharyya 1965 , p. 1).

Diferentes distritos de Bengala celebram a serpente de várias maneiras. Nos distritos de East Mymensing, West Sylhet e North Tippera, os rituais de adoração à serpente eram muito semelhantes, entretanto ( Bhattacharyya 1965 , p. 5). No último dia do mês bengali Shravana, todos esses distritos celebram a adoração da serpente a cada ano ( Bhattacharyya 1965 , p. 5). Independentemente de sua classe e posição, cada família durante este tempo criou um modelo de argila da divindade-serpente - geralmente a deusa-serpente com duas cobras espalhando seus capuzes em seus ombros. As pessoas adoravam esse modelo em suas casas e sacrificavam uma cabra ou um pombo em homenagem à divindade ( Bhattacharyya 1965, p. 5). Antes que a deusa de argila fosse submersa na água no final do festival, as cobras de argila foram retiradas de seus ombros. As pessoas acreditavam que a terra dessas cobras eram feitas de doenças curadas, especialmente doenças infantis ( Bhattacharyya 1965 , p. 6).

Esses distritos também adoravam um objeto conhecido como Karandi ( Bhattacharyya 1965 , p. 6). Assemelhando-se a uma pequena casa de cortiça, o Karandi é decorado com imagens de cobras, a deusa das cobras e lendas de cobras nas paredes e no telhado ( Bhattacharyya 1965 , p. 6). O sangue dos animais sacrificados era aspergido no Karandi e também submerso no rio no final do festival ( Bhattacharyya 1965 , p. 6).

Entre a tribo Khasi de Meghalaya, existe uma lenda de adoração de cobras. A divindade cobra é chamada de "U Thlen" (literalmente: Python ou grande serpente) e diz-se que exige sacrifício humano de seus adoradores. Aqueles que podem fornecer sangue humano aos Thlen geralmente são recompensados ​​com riquezas, mas ele envergonharia aqueles que não podem fornecer o sacrifício necessário. O assunto Thlen ainda é um assunto delicado entre os Khasis e, nos últimos anos, em algumas áreas rurais, pessoas foram mortas em nome de serem "Nongshohnoh" ou Guardiões de Thlen, a cobra malvada Deus.

Como kul devata, também nagas são adorados em muitas partes da Índia, incluindo Madhya Pradesh e Gujarat. Em Madhya Pradesh, uma aldeia Sironja Gadariya no distrito de KATNI as pessoas adoram naga como um deus de sua ancestralidade. Eles são principalmente brahman que adoram Shiva também. Eles são descendentes da saga bharadwaj e usam o sobrenome Dwivedi. Nesta vila, as pessoas adoram o dev naga em todas as cerimônias, como nascimento, casamento e quaisquer outros eventos pequenos e especiais. Eles também afirmam que mesmo uma serpente real, em sua maioria, cobra vivendo com eles, mas nunca ferindo ninguém. Eles consideram que são seus ancestrais que foram amaldiçoados por alguns atos errados.

Finalmente, outra tradição na cultura hindu relacionada à ioga traz à tona a kundalini , um tipo de energia espiritual que se diz estar na base da coluna vertebral humana. O termo significa "cobra enrolada" em raízes sânscritas e várias deusas estão associadas à sua vitalidade, incluindo Adi Parashakti e Bhairavi .

[China] Oito reis dragões que se reuniram na reunião onde Shakyamuni pregou o Sutra de Lótus , conforme descrito no sutra. A tradução de Kumarajiva do Sutra de Lótus refere-se a eles por seus nomes em sânscrito: Nanda, Upananda, Sagara, Vasuki , Takshaka , Anavatapta, Manasvin e Utpalaka. De acordo com o capítulo "Introdução" (primeiro) do Sutra de Lótus, cada um participa da reunião acompanhado por várias centenas de milhares de seguidores.

Na mitologia coreana , Eobshin , a deusa da riqueza, aparece como uma cobra preta com orelhas. Chilseongshin (a ilha de Jeju equivalente a Eobshin) e suas sete filhas são todas cobras. Essas deusas são divindades de pomares, cortes e protegem o lar. De acordo com o Jeju Pungtorok , "O povo tem medo de cobras. Eles a adoram como um deus ... Quando vêem uma cobra, chamam-na de um grande deus e não a matam nem a expulsam." A razão para as cobras simbolizarem o valor era porque elas comiam ratos e outras pragas.

Matsura Sayohime foi uma heroína lendária na mitologia budista japonesa . Como recontado, ela nasceu do Senhor Kyōgoku depois que ele e sua esposa oraram ao Bodhisattva Kannon . Após a morte de seu pai, Sayohime era muito pobre para patrocinar um serviço memorial para ele; para levantar fundos, ela se vendeu a um homem chamado Gonga no Tayu, que (sem o conhecimento de Sayohime) pretendia sacrificá-la à divindade cobra de sua vila no lugar de sua própria filha. Quando apresentado à cobra, Sayohime leu o sutra de Lótus , permitindo que a divindade atingisse a iluminação e se desfizesse de sua forma monstruosa. A divindade então devolveu Sayohime aos cuidados de sua mãe.

Na Austrália, as religiões austronésias australoides falam de uma enorme píton, conhecida por vários nomes, mas universalmente referida como a serpente do arco - íris , que teria criado a paisagem, encarnado o espírito da água doce e punido os infratores. Os povos aborígines no sudoeste da Austrália chamavam a serpente de Waugyl, enquanto os Warramunga da costa leste adoravam o mítico Wollunqua .

[Roma Antiga] A adoração da serpente era bem conhecida na Europa antiga. O genius loci romano assumiu a forma de uma serpente.

Na Itália, o Marsian deusa Angitia , cujo deriva nome da palavra para "serpente," foi associado com as bruxas, cobras e encantadores de serpentes. Acredita-se que Angitia também tenha sido uma deusa da cura. Sua adoração estava centrada na região dos Apeninos Centrais.

Uma cobra era mantida e alimentada com leite durante os rituais dedicados a Potrimpus , um deus prussiano . Na Península Ibérica, há evidências de que antes da introdução do Cristianismo, e talvez mais fortemente antes das invasões romanas, a adoração da serpente era uma característica marcante das religiões locais. Até hoje existem inúmeros vestígios na crença popular europeia, especialmente na Alemanha, de respeito pela cobra, possivelmente uma sobrevivência do culto aos ancestrais: a "cobra doméstica" cuida das vacas e das crianças, e sua aparência é um presságio de morte ; e a vida de um par de cobras domésticas é freqüentemente considerada como estando ligada à do mestre e da senhora. A tradição afirma que uma das seitas gnósticas conhecidas como ofitas fez com que uma serpente domesticada se enrolasse em torno do pão sacramental e o adorasse como representante do Salvador. Em Lanuvium (32 km de Roma) uma grande cobra era venerada como um deus e eles ofereciam sacrifício humano a ela.

[Grécia Antiga] As serpentes figuravam com destaque nos mitos gregos arcaicos. De acordo com algumas fontes, Ophion ("serpente", também conhecido como Ophioneus), governou o mundo com Eurynome antes de os dois serem derrubados por Cronos e Rhea . Dizia-se que os oráculos dos gregos antigos eram a continuação da tradição iniciada com a adoração da deusa cobra egípcia, Wadjet . Aprendemos com Heródoto sobre uma grande serpente que defendia a cidadela de Atenas.

A Deusa Cobra Minoana brandia uma serpente em cada mão, talvez evocando seu papel como fonte de sabedoria, em vez de seu papel como Senhora dos Animais (Potnia Theron), com um leopardo sob cada braço. Não é por acaso que mais tarde o infante Hércules , um herói liminar no limiar entre os velhos costumes e o novo mundo olímpico, também brandiu as duas serpentes que o "ameaçaram" em seu berço. Embora os gregos clássicos deixassem claro que essas cobras representavam uma ameaça, o gesto de brandir a cobra de Hércules é o mesmo da deusa cretense.

Tífon , o inimigo dos deuses do Olimpo , é descrito como um vasto monstro terrível com cem cabeças e cem serpentes saindo de suas coxas, que foi conquistado e lançado no Tártaro por Zeus , ou confinado sob regiões vulcânicas, onde ele é a causa de erupções. O tifão é, portanto, a configuração ctônica das forças vulcânicas. Entre seus filhos com Echidna estão Cérbero (um cão monstruoso de três cabeças com uma cobra como cauda e uma juba de serpente), a Quimera com cauda de serpente, a besta d'água semelhante a uma serpente Hidra e o dragão serpentino de cem cabeças Ladon . Tanto a Hidra Lernaean quanto Ladon foram mortos por Hércules.

Python , inimiga de Apolo , sempre foi representada em vasos-pinturas e escultores como uma serpente. Apollo matou Python e fez de seu antigo lar, Delphi , seu próprio oráculo. A Pítia tirou seu título do nome Python.

Amphisbaena , uma palavra grega, de amphis, que significa "nos dois sentidos", e bainein, que significa "ir", também chamada de "Mãe das Formigas", é uma serpente mitológica comedora de formigas com uma cabeça em cada extremidade. De acordo com a mitologia grega, a anfisbena mitológica foi gerada do sangue que escorria da cabeça da Medusa, a Górgona , enquanto Perseu sobrevoava o deserto da Líbia com a cabeça dela na mão.

Medusa e as outras Górgonas eram monstros femininos ferozes com presas afiadas e cabelos de cobras vivas e venenosas, cujas origens são anteriores aos mitos escritos da Grécia e que eram as protetoras dos mais antigos segredos rituais. As Górgonas usavam um cinto de duas serpentes entrelaçadas na mesma configuração do caduceu . A Górgona foi colocada no ponto mais alto e central do relevo no Partenon .

Asclépio, filho de Apolo e Coronis , aprendeu os segredos de manter a morte sob controle depois de observar uma serpente trazendo outra (que o próprio Asclépio havia ferido mortalmente) ervas curativas. Para evitar que toda a raça humana se tornasse imortal sob os cuidados de Asclépio, Zeus o matou com um raio. A morte de Asclépio nas mãos de Zeus ilustra a incapacidade do homem de desafiar a ordem natural que separa os homens mortais dos deuses. Em homenagem a Asclépio, as cobras costumavam ser usadas em rituais de cura. Cobras não venenosas de Esculápio foram deixadas rastejando no chão em dormitórios onde os doentes e feridos dormiam. O autor da Bibliotheca afirmou que Atenasdeu a Asclépio um frasco de sangue das Górgonas. O sangue da Górgona tinha propriedades mágicas: se retirado do lado esquerdo da Górgona, era um veneno fatal; do lado direito, o sangue era capaz de trazer os mortos de volta à vida. No entanto, Eurípides escreveu em sua tragédia Íon que a rainha ateniense Creusa havia herdado este frasco de seu ancestral Erichthonios , que também era uma cobra. Nesta versão, o sangue da Medusa tinha o poder de cura enquanto o veneno letal se originava das serpentes da Medusa. Zeus colocou Asclépio no céu como a constelação de Ophiucus , "o Portador da Serpente". O símbolo moderno da medicina é a vara de Asclépio , uma cobra enroscada em um bastão, enquanto o símbolo da farmácia é a tigela de Hygieia, uma cobra enroscada em uma xícara ou tigela. Hygieia era filha de Asclépio.

Laocoön era supostamente um sacerdote de Poseidon (ou de Apolo, segundo alguns relatos) em Tróia; ele era famoso por alertar os troianos em vão contra a aceitação do Cavalo de Tróia dos gregos e por sua subsequente execução divina. Poseidon (alguns dizem que Atena), que apoiava os gregos, subseqüentemente enviou serpentes marinhas para estrangular Laocoön e seus dois filhos, Antiphantes e Thymbraeus. Outra tradição afirma que Apolo enviou as serpentes por uma ofensa não relacionada, e somente o momento infeliz fez com que os troianos as interpretassem erroneamente como punição por bater no Cavalo.

Olímpia , a mãe de Alexandre, o Grande e uma princesa da terra primitiva de Épiro , tinha a reputação de tratadora de cobras, e foi na forma de serpente que Zeus foi pai dela; cobras domesticadas ainda eram encontradas em Pella macedônio no século 2 dC ( Luciano , o falso profeta Alexandre ) e em Ostia um baixo-relevo mostra serpentes enroladas em pares flanqueando um altar vestido, símbolos ou personificações dos Lares dos família, digna de veneração (Veyne 1987 ilus p 211).

Aeetes , o rei da Cólquida e pai da feiticeira Medéia , possuía o Velocino de Ouro . Ele o guardou com uma enorme serpente que nunca dormia. Medéia, que havia se apaixonado por Jasão dos Argonautas , o encantou para dormir para que Jasão pudesse agarrar o Velocino.

[Religião Celta] Imbolc era tradicionalmente uma época de adivinhação do tempo, e a velha tradição de observar se serpentes ou texugos vinham de suas tocas de inverno pode ser um precursor do Dia da Marmota da América do Norte. Entre outras coisas, dizia-se que a deusa celta Brigid estava associada a serpentes. Seu dia de festival, Imbolc é tradicionalmente um tempo para prognósticos do tempo com base na observação para ver se serpentes ou texugos vieram de suas tocas de inverno.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Snake_worship

Traduzido com Google Tradutor [com pequenas edições]

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