sábado, 10 de abril de 2021

O culto ao urso

A adoração do urso (também conhecida como culto ao urso ou arctolatria ) é a prática religiosa da adoração de ursos encontrada em muitas religiões étnicas da Eurásia do Norte , como [o povo] Sami , Nivkh , Ainu , Bascos , Germânicos , Eslavos e Finlandeses .  Há também uma série de divindades da Gália Céltica e da Grã - Bretanha associadas ao urso, e aos Dácios , Trácios e os Getianos costumavam adorar ursos e celebrar anualmente o festival de dança do urso. O urso é apresentado em muitos totens nas culturas do norte que os esculpem.

A existência de um antigo culto ao urso entre os neandertais na Eurásia Ocidental no Paleolítico Médio tem sido um tópico de discussão estimulado por descobertas arqueológicas. Os neandertais teriam adorado o urso das cavernas ( Ursus spelaeus ) e ossos de urso antigos foram descobertos em várias cavernas diferentes e alguns arqueólogos acreditam que sejam evidências de um culto ao urso durante o Paleolítico . Não era a mera presença desses ossos que intrigava os arqueólogos, mas sua disposição peculiar. Após a escavação, os arqueólogos no local determinaram que os ossos foram encontrados dispostos de tal forma que não era naturalmente possível. Emil Bächler, um dos principais defensores do argumento da presença de um antigo culto ao urso, encontrou restos mortais de ursos na Suíça e na Caverna Mornova na Eslovênia . Junto com a descoberta de Bächler, crânios de urso foram encontrados por André Leroi-Gourhan dispostos em um círculo perfeito em Saône-et-Loire . A descoberta de designs como os encontrados por André Leroi-Gourhan sugere que esses restos mortais de urso foram colocados em seu arranjo intencionalmente; um ato que foi atribuído aos neandertais e que se presume ter feito parte de algum tipo de cerimônia.

Embora algumas dessas descobertas tenham sido interpretadas como indicativas da presença de um antigo culto ao urso, certas análises e discussões levaram a resultados contraditórios. De acordo com Ina Wunn, com base nas informações que os arqueólogos têm sobre o homem primitivo e os cultos dos ursos, se os neandertais adoravam os ursos, deveria haver evidências disso em seus assentamentos e acampamentos. A maioria dos restos mortais de ursos foi encontrada em cavernas, no entanto, e não nos primeiros assentamentos humanos. Esta informação implicou na inexistência de um antigo culto ao urso e instigou o desenvolvimento de novas teorias. Muitos arqueólogos, incluindo Ina Wunn, passaram a acreditar que, como a maioria das espécies de ursos residem e escondem seus filhotes em cavernas durante os meses de inverno para hibernação, é possível que seus restos mortais tenham sido encontrados nas cavernas porque as cavernas eram seu habitat natural. Os ursos viviam dentro dessas cavernas e morreram por vários motivos, fosse doença ou fome. Wunn argumenta que a localização desses restos, pareça ser um padrão identificado ou não, é devido a causas naturais, como vento, sedimento ou água. Portanto, na opinião de Wunn, a variedade de restos de urso em cavernas não resultou de atividades humanas e não há evidências de um culto de urso durante o Paleolítico Médio. Certos arqueólogos, como Emil Bächler, continuam a usar suas escavações para apoiar a existência de um antigo culto ao urso.

Os ursos eram os animais mais adorados dos antigos eslavos. Durante os tempos pagãos, era associado ao deus Volos , o patrono dos animais domésticos. O folclore eslavo descreve o urso como um totem que personifica um homem: pai, marido ou noivo. Surgiram lendas sobre ursos vira-latas, acreditava-se que humanos podiam ser transformados em ursos por mau comportamento.

Em 1925-1927 NP Dyrenkova fez observações de campo de adoração de urso entre Altai , Tubalar (Tuba-Kiji), Telengit e Shortsi da Taiga Kuznetskaja, bem como entre as tribos Sagai nas regiões de Minussinsk, perto de Kuznetskaja Taiga (1927).

Na cultura pagã finlandesa, o urso era considerado um animal tabu e a palavra para "urso" (oksi ) era um tabu. Eufemismos como mesikämmen "mão de mel" foram usados ​​em seu lugar. A palavra finlandesa moderna karhu (de karhea , áspero, referindo-se ao seu pelo áspero) também é um tal eufemismo. Acredita-se que chamar um urso pelo seu nome verdadeiro convoca o urso. Urso caçando e matando um urso foi seguido por uma festa chamada peijaiset com cerimônia destinada a mostrar que o urso seria um "convidado de honra" em vez de um animal abatido, e que sua morte foi "acidental", para não irritar os o espírito do urso. O crânio do urso foi pendurado em uma árvore, que era venerada como um totem.

Há festivais anuais de ursos que acontecem em várias cidades e comunas da região dos Pirenéus.

Em Prats-de-Mollo , a Fête de l'Ours realizada na Candelária (2 de fevereiro) é um ritual em que homens vestidos de urso brandindo varas aterrorizam as pessoas nas ruas. Anteriormente, o festival era centrado nos "ursos" atacando as mulheres de forma simulada e tentando enegrecer seus seios (com fuligem), o que parecia escandaloso para observadores externos de primeira viagem. Mas, segundo o testemunho de quem se lembra de outrora, o festival que em Prats-de-Mollo envolvia uma encenação elaborada, à semelhança da versão em Arles.

A versão Arles-sur-Tech envolve uma personagem feminina chamada Rosetta (Roseta) que é raptada pelo "urso". Rosetta era tradicionalmente interpretada por um homem ou um menino vestido de menina. O "urso" levaria a Roseta para uma cabana erguida na praça central da cidade (onde a vítima seria alimentada com linguiça, bolo e vinho branco). O evento terminou com o "urso" sendo raspado e "morto".

Um conhecido festival do urso também ocorre em Haute-Vallespir.

De acordo com a lenda, Ungnyeo (literalmente "mulher urso") foi um urso que se transformou em mulher e deu à luz Dangun , o fundador do primeiro reino coreano, Gojoseon . Os ursos eram reverenciados como uma figura maternal e um símbolo de paciência.

O festival do urso é um festival religioso celebrado pelos indígenas Nivkh no extremo leste da Rússia. Um Nivkh Shaman (ch'am) presidia o Festival do Urso, celebrado no inverno entre janeiro e fevereiro, dependendo do clã. Os ursos foram capturados e criados em um curral por vários anos por mulheres locais, tratando o urso como uma criança. O urso é considerado uma manifestação terrena sagrada dos ancestrais Nivkh e dos deuses em forma de urso. Durante o Festival, o urso é vestido com um traje cerimonial especialmente feito e oferece um banquete para levar de volta ao reino dos deuses para mostrar benevolência para com os clãs. Após o banquete, o urso é morto e comido em uma elaborada cerimônia religiosa. O festival foi organizado por parentes para homenagear a morte de um parente. O espírito do urso retorna aos deuses da montanha 'felizes' e recompensa o Nivkh com florestas abundantes. Geralmente, o Festival do Urso era uma cerimônia inter-clã onde um clã de tomadores de esposas restaurava os laços com um clã de doadores de esposas após o elo quebrado da morte do parente. O Festival do Urso foi suprimido no período soviético; desde então, o festival teve um renascimento modesto, embora mais como uma cerimônia cultural do que religiosa.

O povo Ainu , que vive em ilhas selecionadas do arquipélago japonês, chama o urso de " kamuy " em sua língua , o que significa "deus". Enquanto muitos outros animais são considerados deuses na cultura Ainu, o urso é a cabeça dos deuses. Para os Ainu, quando os deuses visitam o mundo do homem, eles vestem pele e garras e assumem a aparência física de um animal. Normalmente, porém, quando o termo “kamuy” é usado, significa essencialmente um urso. O povo Ainu de boa vontade e felizmente comeu o urso, pois acreditava que o disfarce (a carne e o pelo) de qualquer deus era um presente para a casa que o deus escolheu para visitar.

Enquanto na Terra - o mundo do homem - os Ainu acreditavam que os deuses apareciam na forma de animais. Os deuses tinham a capacidade de assumir a forma humana, mas só a assumiram em sua casa, o país dos deuses, que está fora do mundo do homem. Para devolver um deus de volta ao seu país, o povo sacrificaria e comeria o animal enviando o espírito do deus com civilidade. Este ritual é chamado de Omante e geralmente envolve um veado ou urso adulto.

O Omante ocorreu quando as pessoas sacrificaram um urso adulto, mas quando pegaram um filhote de urso, eles realizaram um ritual diferente que é chamado Iomante, na língua Ainu, ou Kumamatsuri em Japonês. Kumamatsuri significa “festival do urso” e Iomante significa “expulsão”. O evento de Kumamatsuri começou com a captura de um filhote de urso. Como se fosse uma criança dada pelos deuses, o filhote foi alimentado com comida humana em uma bandeja de madeira entalhada e foi tratado melhor do que as crianças Ainu, pois o consideravam um deus. Se o filhote era muito jovem e não tinha dentes para mastigar os alimentos corretamente, a mãe que amamentava o deixaria mamar em seu próprio peito. Quando o filhote atinge 2–3 anos de idade, ele é levado ao altar e então sacrificado. Normalmente, o Kumamatsuri ocorre no meio do inverno, quando a carne de urso é melhor com a gordura adicionada. Os aldeões irão atirar com flechas normais e cerimoniais, fazer oferendas, dançar e derramar vinho em cima do cadáver do filhote. As palavras de despedida para o deus urso são então recitadas. Esta festividade dura três dias e três noites para devolver o deus urso à sua casa.

Fonte: https://en.wikipedia.org/wiki/Bear_worship

Traduzido com o Google Tradutor.

Nenhum comentário: