quarta-feira, 3 de março de 2021

Religião não é inimiga da ciência

Observe qualquer debate na mídia e verá que a ciência e a religião estão, e sempre estiveram, em desacordo. A ciência trata de fatos baseados em evidências, a religião trata de crenças baseadas na fé.

Mas repetir declarações incessantemente na mídia não as torna verdadeiras. Os emaranhados reais da tradição religiosa e do desenvolvimento da ciência são muito mais interessantes do que o conflito superficial comum hoje - e muito mais importantes. E repensar como vemos a relação entre ciência e religião pode ajudar a dar ao pensamento científico o apoio público mais amplo de que ele precisa.

Ciência histórica ligada à religião

A história do pensamento científico está intimamente ligada à do pensamento religioso e com muito mais continuidade do que descontinuidade. O antigo filósofo grego Aristóteles estabeleceu efetivamente o modelo ocidental para estudar o mundo natural no século 4 aC. A maioria de seus trabalhos científicos extremamente influentes foram perdidos para a Europa após o colapso do Império Romano, mas foram desenvolvidos por pensadores árabes muçulmanos como Ibn Sina (Avicena) e Ibn Rushd (Averróis) de cerca de 900 DC a 1300 DC. As primeiras figuras islâmicas foram responsáveis ​​por um progresso muito rápido em  vários campos científicos , notadamente matemática, medicina e estudo da luz (óptica).

Quando Aristóteles foi reintroduzido na Europa no século 12, seu trabalho científico teve uma grande influência sobre os estudiosos medievais, que eram invariavelmente pensadores dentro de uma igreja, sinagoga ou mesquita. Um exemplo chave é o teólogo de Oxford do século 13 e mais tarde bispo de Lincoln, Robert Grosseteste, que também foi um dos primeiros cientistas pioneiros. Ele apresentou uma visão de como podemos obter novos conhecimentos do universo, o surgimento das primeiras noções de experimento e até mesmo uma teoria do “big bang” do cosmos e um conceito de  múltiplos universos .

No entanto, por trás do trabalho de Grosseteste está uma filosofia da natureza muito mais profunda e em desenvolvimento. Em um comentário sobre a Posteria Analytics de Aristóteles,  ele descreve  uma propensão exclusivamente humana que ele chama (em latim) de “sollertia”. Com isso ele quer dizer uma espécie de habilidade intensa e perceptiva de olhar além da superfície do mundo material para sua estrutura interna.

Ciência, vendo além dos outros

Isso é notavelmente semelhante à nossa abordagem da ciência hoje. Isaac Newton descreveu sua ciência como “ ver além dos outros ”. Para Grosseteste, nossa sollertia vem, por sua vez, de ser criada à imagem de Deus. É uma tarefa teologicamente motivada que contribui para a realização do ser humano.

Quando o filósofo do século 16 Francis Bacon defendeu uma nova abordagem experimental para a ciência, ele se baseou explicitamente nessas motivações teológicas. Como argumenta o historiador da ciência  Peter Harrison , os pioneiros científicos que seguiram Bacon, como Newton e o químico Robert Boyle, viam sua tarefa como trabalhar com os dons de Deus dos sentidos e da mente para recuperar um conhecimento perdido da natureza.

Levar esta lição de história a sério nos ajuda a ver  quão antigo é  o sistema de raízes da ciência. Insistir que a ciência é um avanço puramente moderno não ajuda no importante processo de embutir o pensamento científico em nossa cultura mais ampla. Forçar as pessoas a separar a ciência da religião em um extremo leva a negações prejudiciais da ciência se as comunidades de fé não puderem integrar as duas.

Fonte: https://www.ancient-origins.net/human-origins-science/religion-science-009507

Nenhum comentário: