quinta-feira, 4 de março de 2021

Árvores e Bosques Sagrados

Da Wikipédia, a enciclopédia livre.

As árvores desempenham um papel particular no paganismo germânico e na mitologia germânica , tanto como indivíduos ( árvores sagradas ) quanto em grupos ( bosques sagrados ). O papel central das árvores na religião germânica é observado nos primeiros relatórios escritos sobre os povos germânicos , com o historiador romano Tácito afirmando que as práticas de culto germânico ocorriam exclusivamente em bosques, e não em templos . Os estudiosos consideram que a reverência e os ritos realizados em árvores individuais são derivados do papel mitológico da árvore do mundo, Yggdrasil; onomástica e algumas evidências históricas também conectam divindades individuais para bosques e árvores individuais. Após a cristianização , as árvores continuam a desempenhar um papel significativo nas crenças populares dos povos germânicos.

Os povos pagãos germânicos referiam-se a lugares sagrados por uma variedade de termos e muitos desses termos se referiam a pedras, bosques e estruturas de templos. Do proto-germânico * xaruʒaz ou * haruʒaz , um substantivo masculino, desenvolveu o nórdico antigo hǫrgr que significa 'templo, ídolo', o inglês antigo hearg 'templo, ídolo' e harug do alto alemão antigo que significa 'bosque sagrado, pedra sagrada'. De acordo com o filólogo Vladimir Orel , o termo foi emprestado do celta continental * karrikā ou, alternativamente, da mesma fonte não indo-européia que a fonte celta. Um termo mais geral para um lugar sagrado era * vé .

O substantivo masculino proto-germânico * nemeðaz , que se desenvolveu no antigo franco nimid ('bosque sagrado'), da mesma forma se desenvolveu a partir de, ou está de outra forma conectado a, nemeton gaulês , sacellum latino e nemed irlandês antigo 'santidade'.

Outro substantivo masculino proto-germânico, * lauxaz ou * lauhaz , deu origem a palavras com uma variedade de significados em várias línguas germânicas, incluindo anglo-saxão l Saxah , 'prado', baixo alemão médio lo , 'bush' e antigo alto Alemão laoh , löh , 'bosque, bosque, arbusto'; é cognato com o latim lūcus , 'bosque sagrado'.

Nomes de lugares escandinavos ocorrem com o nome de uma divindade combinada com lundr , 'bosque', ou viðr , 'madeira'.

Árvores sagradas e bosques são amplamente comprovados entre os registros dos antigos povos germânicos. Alguns estudiosos levantam a hipótese de que eles antecederam o desenvolvimento dos templos (de acordo com Rudolf Simek , "havia madeiras sagradas muito antes de haver templos e altares").

Em sua Germânia , Tácito diz que os povos germânicos "consagram bosques e bosques e aplicam o nome de deuses àquela presença misteriosa que só vêem com os olhos da devoção", Tácito descreve o bosque dos Semnones e se refere a um castum nemus ("bosque casto") em que a imagem da deusa Nerthus foi consagrada, e outros relatos do período romano também se referem a ritos realizados por povos germânicos continentais em bosques, incluindo os sacrifícios em clareiras florestais de sobreviventes pelos Cherusci após sua vitória na Batalha da Floresta de Teutoburg , recontada por Tácito em seus Anaiscom base em um relatório de Germanicus. Esses bosques às vezes eram dedicados a uma divindade em particular: além do caso de Nerthus, havia uma silva Herculi sacra ('madeira sagrada para Hércules', uma interpretatio romana ) perto do rio Weser , e os Semnones supostamente mantiveram sua rituais em honra do regnator omnium deus ('deus o governante de todos'). O estudioso da religião germânica Jan de Vriesobservou que nomes de lugares como Frølund (Dinamarca) e Ullunda, Frösvi e Mjärdevi (Suécia), em que o nome de uma divindade é composto por palavras que significam "bosque" ou "madeira", sugerem uma continuação da mesma prática, mas são encontrados quase exclusivamente na Escandinávia oriental; no entanto, há um Coill Tomair registrado perto de Dublin , uma floresta de carvalhos aparentemente sagrada para Thor .

Reverência por árvores individuais entre os povos germânicos é um tema comum nas denúncias cristãs medievais de retrocesso para o paganismo. Em alguns casos, como o carvalho de Donar (de acordo com a lenda, derrubado pelo missionário cristão São Bonifácio ), estes foram associados a deuses particulares, e a associação de árvores individuais com santos pode ser vista como uma continuação do tradição nos tempos modernos.

O Landnámabók , que descreve a colonização da Islândia e data do século 13, fala de um skáld com o nome de Þórir snepill Ketilsson que, depois que sua tripulação encontrou e se defendeu de vikings invasores, chegou à Islândia e fundou um bosque sagrado lá:

... Thorir tomou posse de toda a Fnjoskadale , até Odeila. Ele fez sua casa em Lund [antigo 'bosque' nórdico] e considerou o bosque sagrado.
Existe também uma tradição popular escandinava de agricultores fazerem pequenas oferendas a uma "árvore guardiã" , considerada como exercendo uma função protetora sobre a família e a terra.  No entanto, não há indicações de que as árvores eram consideradas no período pagão como a morada de deuses e espíritos. Os estudiosos especularam que as árvores reverenciadas publicamente, como a do templo em Uppsala, eram consideradas contrapartes da mítica árvore mundial Yggdrasil.

Árvores sagradas e bosques deixam poucos vestígios arqueológicos, mas dois desses locais podem ter sido identificados, ambos na Suécia. Um toco de bétula em decomposição cercado por ossos de animais, especialmente de urso pardo e porco, foi descoberto sob a igreja em Frösön em Jämtland em 1984. As descobertas foram datadas por carbono do final da Era Viking. Possíveis ofertas queimadas foram encontradas em uma colina em Lunda perto de Strängnäs em Södermanland ; o arqueólogo Gunnar Andersson argumentou que a combinação dos achados e do nome do local - que pode significar "o bosque" - aponta para o fato de serem os restos de um bosque sacrificial.

[traduzido com o Google Tradutor]

Nenhum comentário: