quinta-feira, 18 de março de 2021

O fim do politeísmo hebreu

As doze tribos do antigo judaísmo foram unidas em um único reino sob os reinados de Saul, Davi e Salomão. A destruição deste reino e o exílio forçado de sua população é conhecido como Cativeiro. Muitas vezes é percebido como um evento único, começando quando Jerusalém foi destruída em 587 aC e terminando em 539 aC, quando Ciro declarou que os judeus poderiam retornar a Jerusalém. Oh, essa história pode ser tão simples! O cativeiro realmente começou com as primeiras incursões assírias por volta de 870-850 aC, progrediu através da destruição das dez tribos do norte em 722 aC, continuou até a destruição de Jerusalém em 587 aC e terminou quando Esdras e Neemias finalmente reconstruiu Jerusalém por volta de 440 AC. O cativeiro, então, foi um processo histórico que durou mais de 400 anos. O cativeiro mudou totalmente o judaísmo.  

 No final dos anos 10 º século aC, o rei Salomão dominava as doze tribos de Israel . O rei tinha um harém de mil mulheres (1 Reis 11: 3). Uma ou duas mulheres custam caro, mas mil? Altos custos de manutenção significavam altos impostos para o povo de Israel. Quando Salomão morreu, seu filho Roboão quis continuar a gastar muito com o pai e recusou-se a reduzir os impostos. Dez das tribos localizadas ao norte de Jerusalém se revoltaram e formaram o Reino de Israel, deixando Roboão como rei de Judá com apenas duas tribos (1 Reis 11: 29-18: 45). A região norte ficou conhecida como Samaria. Ambos os reinos continuaram com seu politeísmo, incluindo a adoração de deuses chamados Baal e Yahweh.

Cerca de 50 anos depois, um profeta de grande lenda e tradição apareceu entre as Dez Tribos de Israel. Elijah era um errante do deserto que usava apenas peles de animais e um cinto. Elijah arranjou um confronto direto no Monte. Carmelo para ver qual dos dois deuses, Baal ou Yahweh, tinha o poder de encerrar um esboço (1 Reis 18: 20-40). Yahweh venceu, e este incidente é considerado o primeiro marco para colocar "a religião israelita no caminho do monoteísmo moderno". No entanto, ao descrever as histórias de Elias, a Enciclopédia Judaica diz: “não se pode negar que os incidentes milagrosos da carreira do profeta podem ter sido ampliados à medida que passaram de geração em geração”.

A carreira miraculosa de Elias continuou, quando ele voltou para fazer aparições a Jesus e aos apóstolos (Mat. 17: 1-8; Marcos 9: 2-8; Lucas 9: 28-36), bem como uma aparição no Alcorão ( 37: 123-126) e colocou-se novamente no 19 º século, com uma aparência de Joseph Smith, o fundador da Igreja Mórmon. Uma das histórias de Elias continua até os nossos dias. Foi de Elias que o nome Jezabel obteve sua conotação de mulher perversa e sem vergonha. A marca Jezebel de lingerie feminina agora pode ser comprada em lojas em todos os lugares.

Elias viveu na época das primeiras incursões assírias em Israel durante os reinados de Assurnasirpal II e seu filho Salmaneser III. Os assírios se tornaram a força dominante no Crescente Fértil, porque foram os “primeiros exércitos de ferro: espadas de ferro, lanças de ferro, capacetes de ferro e até escamas de ferro costuradas como armadura em suas túnicas”. O armamento de bronze de seus inimigos “não oferecia nenhuma competição real” às armas de ferro dos assírios. À medida que se expandiam para o leste, a terra da Palestina estava em seu caminho.

Entre 870 e 850 aC, conforme descrito na Estela Kurkh, os assírios derrotaram o rei Acabe de Israel e exigiram um tributo anual das dez tribos do norte. Um século depois, por volta de 745 aC, Israel ainda estava pagando o tributo de ouro, prata e outros itens aos assírios, agora sob o domínio de Tiglate-Pileser III. Esse tributo não era suficiente e, por volta de 740 aC, Tiglate começou a mover à força a elite, os artesãos, mercadores e artesãos das dez tribos do norte para a Assíria (1 Crônicas 5:26; 2 Reis 15:29). Essa política de remoção e cativeiro continuou por mais duas décadas.

Então, em 722 aC, os relatos bíblicos em 2 Reis 17: 5-6 e os registros de Sargão II nos dizem que o exército assírio destruiu o restante das dez tribos do norte de Israel. O registro arqueológico em lugares como Hazor e Megiddo confirma essa destruição. Nunca mais se ouviu falar das dez tribos do norte de Israel. Eles, no entanto, viveram na lenda judaica, "mas na realidade, eles foram simplesmente assimilados pela população aramaica circundante, perdendo sua fé e sua língua ... à medida que os artesãos e camponeses israelitas se casaram com os novos colonos".

A história, então, oferece uma bola curva. As dez tribos do norte do Reino de Israel foram varridas para a lata de lixo da história. As tribos de Judá e Benjamim do Reino da Judéia que viviam dentro e ao redor de Jerusalém, ficaram ilesas quando os remanescentes das tribos do norte migraram para a segurança na Judéia. No entanto, a história levou adiante o nome de Israel como se fosse o sobrevivente da invasão assíria. E desde então, a história se referirá ao povo e ao lugar como Israel. Às vezes vale a pena ser o perdedor.

Cerca de uma década após a destruição das tribos do norte, Ezequias, o Rei da Judéia, começou uma transformação religiosa. Ele começou destruindo os templos de adoração fora de Jerusalém. Ele tentou recuperar algum controle político em Israel e nas cidades filisteus (2 Reis 18: 4) e alinhou a Judéia com o Egito para evitar o pagamento de mais impostos assírios. Não pagar seus impostos raramente é uma boa ideia! O rei Senaqueribe e seu exército assírio de cobradores de impostos chegaram em 701 aC e destruíram as cidades da Judéia e sitiaram Jerusalém. Ele sobreviveu por causa de um túnel de abastecimento de água que o rei Ezequias havia construído. Esse túnel, junto com as inscrições do cerco, ainda pode ser visto em Jerusalém hoje.

A Bíblia relata que um anjo veio e matou os assírios (2 Reis 19:35). Séculos depois, o historiador grego Heródoto explicou que o tifo, transmitido por ratos, havia infectado o exército assírio. A Bíblia relata que Ezequias de fato pagou um grande resgate (2 Reis 18-14), enquanto Os Anais de Senaqueribe (O Prisma Taylor) relata que Ezequias fez um acordo com os assírios para pagar seus impostos atrasados ​​como resgate e enviar alguns 200.000 pessoas para a Assíria como escravos. De qualquer forma, a cidade de Jerusalém havia sobrevivido ao poder da poderosa Assíria.

Embora o rei Ezequias tivesse sucesso em rechaçar os assírios, ele não teve sucesso em suas reformas religiosas. Depois que os ratos carregados de tifo enviaram o exército assírio carregado de ouro e prata correndo para casa, Manassés se tornou o rei, e os israelitas voltaram à prática de adorar seus muitos deuses com seus antigos métodos de sacrifício.

Pois ele tornou a edificar os altos que Ezequias, seu pai, destruíra; e levantou altares para Baal, e fez um bosque, como o fez Acabe, rei de Israel; e adorou todo o exército do céu e os serviu. (2 Reis 21: 3)

A Bíblia nos diz que o Deus de Abraão ficou zangado com Manassés por fazer isso. Mas então o criador todo-poderoso do universo não fez absolutamente nada a respeito. Manassés reinou por 55 anos quando Jerusalém se tornou uma cidade grande e próspera e o povo de Israel continuou a adorar seus muitos deuses (2 Reis 21; 2 Crônicas 33).

Depois de Manassés, seu filho Amon tornou-se rei de Israel e continuou as políticas populares politeístas pagãs de seu pai. Por volta de 636 aC, Amon foi assassinado e Josias, de oito anos, tornou-se rei de Israel.

Quando Josias tinha 26 anos, ele embarcou em um programa para consertar o templo em Jerusalém. Durante o trabalho, o sumo sacerdote Hilkiah e seu escriba Safã fizeram uma descoberta surpreendente! Escondido em um armário, ou atrás de um armário, ou em algum lugar preso entre as vigas, eles encontraram um livro de 600 anos da lei do Senhor dado por Moisés (2 Cr. 34:14, também em 2 Reis 22: 8).

É aqui que pontos de interrogação pairam sobre a escrita do Antigo Testamento. Quando os remanescentes das tribos do norte de Israel migraram para a segurança na Judéia, eles trouxeram com eles seus deuses, história, histórias, mitos orais e escritos. Os emigrantes das tribos do norte trouxeram histórias de El, o Deus Supremo das tribos cananéias, enquanto as tribos do sul contaram histórias do deus Yahweh. Eles foram fundidos ao longo dos séculos seguintes para formar um único conjunto de narrativas que se tornou o Antigo Testamento. Os estudiosos de hoje separam as histórias de Israel e da Judéia usando versões sofisticadas do método de Jane Austen e Danielle Steele explicado anteriormente.

Depois de receber o documento de Hilquias, Josias reuniu:

Todos os habitantes de Jerusalém com ele, e os sacerdotes, e os profetas, e todo o povo, tanto pequenos como grandes; e ele leu em seus ouvidos todas as palavras do livro da aliança que se achava na casa do Senhor . (2 Reis 23: 2).

“A verdade religiosa soava muito diferente quando apresentada desta forma. Tudo estava claro, direto, muito diferente do 'conhecimento' mais evasivo transmitido pela transmissão oral. ”

O rei Josias ordenou que as leis recém-descobertas fossem obedecidas: E os habitantes de Jerusalém agiam de acordo com a aliança de Deus, o Deus de seus pais (2 Reis 23: 4) . Ele então ordenou um banquete extravagante: a Páscoa. Foi a primeira Páscoa celebrada pelo Judaísmo em 275 anos (2 Crô. 35; 2 Reis 23:22).

Assim como seu bisavô Ezequias, Josias tentou reformar a religião do povo de Israel. Josias queria que o povo adorasse um de seus deuses, Yahweh, exclusivamente. Enquanto os habitantes de Jerusalém acompanhavam as reformas de Josias, os israelitas do campo continuavam a acreditar em seus muitos deuses (2 Crô. 34:32). E assim Josias impôs implacavelmente suas reformas aos israelitas do campo, "destruindo de uma vez por todas as práticas cúlticas suspeitas dos antigos lugares altos e templos provinciais ... todas as imagens foram destruídas, os lugares altos fechados, heterodoxos pagãos e sacerdotes heréticos foram massacrados. ” Em outras palavras, sua política era "Acredite como eu, ou morra!" Sob a ameaça da espada, Israel foi forçado a se converter apenas à adoração de Yahweh.

Josias também removeu o símbolo da esposa de Deus, o poste de Asherah, do templo e proibiu a adoração e os rituais em homenagem a ela, a esposa ou consorte de Yahweh (2 Reis 23: 6-7).

“A teologia de Josias - adoração de Yahweh e somente Yahweh - não apenas sobreviveria e prevaleceria, mas prevaleceria em uma forma mais grandiosa e intensificada. O judaísmo primeiro, depois o cristianismo e depois o islamismo, passaria a acreditar que o deus que Josias proclamou, o Deus de Abraão, não era apenas o único deus digno de adoração, mas o único Deus existente ”.

Embora Elias possa ter apontado o caminho, Josias desviou Israel do caminho do henoteísmo e o colocou no caminho do monoteísmo.

Israel também estava literalmente na estrada entre os assírios e os egípcios. Foi naquela estrada em Megido, onde Josias foi morto em uma batalha contra os egípcios (2 Reis 22:29; 2 Crônicas 35: 20–25). Josias forçou o monoteísmo ao povo de Israel, mas após sua morte, eles voltaram a adorar seus muitos deuses familiares (2 Reis 23:32). O caminho do monoteísmo de Josias era um pequeno beco sem saída. Depois de Josias, o paganismo politeísta reinou novamente como a religião dos israelitas.

Alguns anos depois, em 605 aC, os egípcios e os assírios lutaram em Carquemis. Essa batalha ganhou três menções na Bíblia (Jeremias 46: 2; 2 Crô. 35:20; Isaías 10: 9) e livros inteiros nos textos egípcios e assírios. Nabucodonosor e os assírios derrotaram o Egito e conquistaram toda a Palestina. Desta vez, sem ratos carregados de tifo ou anjos para defendê-la, Nabucodonosor tomou Jerusalém em 16 de março de 597 aC. Ele repetiu o que havia sido feito um século antes no Reino do Norte, levando todos os líderes de Israel - a elite, os artesãos e os ricos - para a Babilônia como cativos. O próprio Israel foi transformado em província, e o filho de Josias, Zedequias, foi deixado para governar os que permaneceram.

Zedequias zombou de ser um vassalo da Babilônia e, como seu avô, fez uma aliança com o Faraó Hofra, do Egito, e esperava o apoio dos judeus do Nilo. Os babilônios estavam fartos da revolta judaica e voltaram com uma vingança. Em 587 aC, Nabucodonosor arrasou Jerusalém, derrubou o templo e destruiu os arredores da Judéia. Os filhos de Zedequias foram mortos na frente dele, e então seus olhos foram arrancados. Todos os líderes restantes foram levados para a Babilônia e apenas os camponeses foram deixados para trás. Alguns escaparam e se espalharam pelo Egito e por todo o Oriente Médio. E o “Livro”? Aquela descoberta milagrosa de Hilquias? Quem sabe?

No entanto, os estudiosos acreditam que o “Livro” pode ter sido sete livros no total: Deuteronômio, Josué, Juízes, 1 e 2 Samuel e 1 e 2 Reis. Mas a parte importante é que todos eles foram compilados de outras fontes e editados, talvez por uma única pessoa - “o Deuteronomista” que então os compilou e formou em uma história contínua dos israelitas.

Alguns estudiosos acreditam que o Deuteronomista seja Jeremias, enquanto outros acreditam que foi um comitê ou uma série de pessoas trabalhando ao longo do século seguinte ou mais. Jeremias sugere que pode ter sido ele. Ele diz que Deus lhe disse para pegar um rolo e escrever nele todas as palavras que eu disse a você contra Israel e Judá e todas as nações, desde o dia em que falei com você, desde os dias de Josias até hoje (Jer. 36: 2-4). Para comemorar o fim do antigo Judaísmo e o início de uma nova era para Israel, Jeremias receberá o título honorário de ser o "Primeiro Judeu".

À medida que os israelitas saíam rastejando dos escombros do Templo de Salomão, o antigo judaísmo havia chegado ao fim. Tudo o que restou foram memórias de suas histórias e mitos antigos e talvez fragmentos de escritos de seus deuses e rituais. Esses memes nos séculos futuros se tornariam a Bíblia Hebraica. Os israelitas ainda eram um povo pagão e politeísta, e em seus escritos não havia "noções de inferno e céu, nenhum julgamento e punição óbvios para os pecadores, nem recompensa beatífica para os virtuosos". Quando o povo escolhido de Deus saiu de Canaã, eles não tinham esperança de uma vida melhor após a morte.

Para que o judaísmo se tornasse o porta-enxerto do cristianismo e do islamismo, eram necessárias novas crenças. Monoteísmo, humanos com uma alma que sobrevive à morte, uma ressurreição do corpo e recompensas celestiais ou punições no inferno, todos precisaram ser desenvolvidos, enquadrados e aceitos. À medida que os israelitas invadiram a Babilônia, essas crenças não faziam parte do judaísmo.

Original: https://www.ancient-origins.net/human-origins-religions/captivity-0013086
Traduzido com o Google Tradutor.

Nenhum comentário: