Imponente e impressionante, outrora marco do local de fundação de Roma, a escultura da Tríade Capitolina tem várias revelações a nos fazer.
A escultura foi concebida por Etruscos ou Sabinos. A formação da Tríade Capitolina é composta de Júpiter (Jove), Juno e Minerva. A formação, de inspiração Etrusca, era composta por Tinia, Uni e Menrva (Minerva).
Havia uma Tríade Arcaica, composta por Júpiter, Marte e Quirino e uma Tríade Aventina (ou Plebéia) composta por Ceres, Liber e Libera (Proserpina/Perséfone).
Foi parte de um templo na colina Capitolina, uma das sete colinas sagradas que fazem parte da fundação de Roma. Isso deu origem à palavra capital e é a origem do Capitólio dos EUA.
Quem conhece (e leu) a Ilíada, teve contato com as lendas da fundação de Roma, como a de que seus fundadores eram originários dos fugitivos de Tróia, ou seja, refugiados e imigrantes. Que chegaram na região do Lácio, habitado por outras tribos, chamadas de Itálicas (de onde originou o nome do país, Itália), com quem firmou uma coalizão chamada Liga Latina, o que não evitou conflitos e guerras internas (como as que tiveram com os Sabinos e Etruscos).
Júpiter foi, com a conquista e assimilação da cultura grega, comparado e equiparado a Zeus. A mitologia romana, que em sua origem era composta do empréstimo de diversas mitologias, apenas acrescentou mais uma. Então Saturno foi equiparado com Cronos, Urano e Gaia foram equiparados com Caelus e Terra. A genealogia dos Deuses retrocedem da mesma forma que a genealogia humana e, na antiguidade, os cultos aos Deuses Antigos eram cercados de mistérios revelados a poucos, tendo alguns traços desses cultos, na Samotrácia, no culto aos Cabeiri, e nos cultos em Creta, no culto aos Couretes.
A Tríade Capitolina foi o resultado tanto do conflito quanto da diplomacia com as outras tribos. O que é interessante é que (praticamente) esse acordo consagrou (tornou divino) o trisal (vulgo triângulo amoroso). O eventual e dileto leitor pode ficar chocado e protestar, afinal, essa Santíssima Trindade da Antiguidade (que inspirou e influenciou a Cristã) é composta de Pai, Mãe e Filha (que depois virou Pai, Filho e Espírito Santo). Ora, meu caro leitor e visitante, ainda que seja chocante e fonte de escândalo para a nossa cultura e época, era muito comum, nos mitos antigos, os Deuses se casarem com suas mães, irmãs, filhas ou sobrinhas. Tudo para manter a linhagem pura.
Nada de novo sob o sol, pois a humanidade é o resultado de uma longa miscigenação e essa endogamia está presente em outros mitos, incluindo os judaico-cristãos.
Como diria o pessoal da Evangelize-me Se For Capaz: putaria eterna. 😏 Isso daria um efeito magistral sendo dito por Mumm-Rá. 🤭
Nenhum comentário:
Postar um comentário