domingo, 20 de agosto de 2023

Alvo mais que a neve

Não, caro e eventual leitor, eu não me converti, embora tenha sido abordado por uma mulher desconhecida na saída da estação Lapa, linha diamante.

Alvo tem o sentido de algo branco, mas também pode ser entendido como o objeto usado em competições de tiro.

Eu escrevi sobre a reação contra o live action da Pequena Sereia, então eu acho cabível escrever sobre a reação ao live action da Branca de Neve.

Eu espero ser desnecessário dizer que falamos de personagens literários, não de pessoas reais, então podem ser interpretados ou representados de diversas formas.
Os originais dessas lendas são o resultado da compilação de tradições orais e certamente seriam aleijados pelos censores da atualidade.

Eu até entendo quem reclama que a geração atual reclama demais. Pessoas que fazem parte do padrão social (homem, branco, heterossexual e cristão) ficam incomodadas e com medo de perderem seus privilégios.

Sabe essa versão que fez parte da infância de muita gente? Pois então, a versão da Disney não é um cânon sagrado. Para ser bem honesto e sincero, soa racista descrever a personagem como "Branca de Neve". Considerando a visão que racistas usam para segregar as pessoas (Caturo), tem "branco que é mais branco". 😏🤭
Nem a representação dos duendes ou gnomos (chamados de "anões") são precisos. O seriado American Gods quebra esses estereótipos ao nos apresentar um Leprechaun como um homem de 1,80 e ruivo.

Afinal, nós estamos em um modo de produção capitalista. Tudo, incluindo personagens lendários e pautas da esquerda vão ser usados para aumentar os lucros. Tal como eu escrevi sobre a Barbie.

Esse pessoal tem que parar com essa mentalidade tacanha, conservadora, reacionária e militarista. 

Nenhum comentário: