terça-feira, 1 de setembro de 2020

Ensino religioso em debate

Evento gratuito promovido pela empresa de consultoria Gabinete Jurídico acontece dia 2 de agosto (2011) com a participação de especialistas sobre o tema.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, o ensino religioso deve ser oferecido em todas as escolas públicas de ensino fundamental. A frequência das aulas é facultativa. A definição do conteúdo é feita pelos Estados e Municípios, mas a legislação afirma que deve assegurar o respeito à diversidade cultural, para garantir um ensino sem proselitismo, uma vez que a sociedade é repleta de múltiplos credos.
Para debater esse polêmico tema, o Gabinete Jurídico irá promover no dia 2 de agosto, das 19h às 21h30, o evento "O Ensino Religioso no Estado laico e o Ensino Religioso nas Escolas Confessionais". A participação é gratuita e as vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever até dia 30 de julho. O encontro acontece na Rua Lord Cockrane, 616 (no auditório) - Ipiranga.
Participarão da mesa de discussões o pedagogo, professor universitário e especialista em Psicopedagogia e em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão Escolar Marcelo Reis Clemente e o padre Eduardo Henriques, que é membro da Ordem dos Jesuítas e trabalha atualmente como Orientador Espiritual no Colégio São Francisco Xavier (Ipiranga).
De acordo com a consultora empresarial, Elaine Rodrigues, o assunto merece uma ampla reflexão por que se trata de uma questão de alta complexibilidade e teor polêmico. "Para garantir simultâneamente a liberdade de todos e de cada individuo, a laicidade distingue e separa o domínio público, onde se exerce a cidadania, e o domínio privado, onde se exercem as liberdades individuais (de pensamento, de consciência, de convicção) e onde coexistem as diferenças (biológicas, sociais, culturais). Pertencendo a todos, o espaço público é indivísivel: nenhum cidadão ou grupo de cidadãos deve impôr as suas convicções aos outros. Simétricamente, o Estado laico proíbe-se de intervir nas formas de organização coletivas (partidos, igrejas, associações etc.) às quais qualquer cidadão pode aderir".
Confira o currículo dos convidados para o debate:
Marcelo Reis Clemente é pedagogo; professor universitário (UniSant'Anna e Faculdade Santa Marina); especialista em Psicopedagogia e em Desenvolvimento Humano, Educação e Inclusão escolar pela Universidade de Brasília (UnB); mestrando em Educação e Saúde da Criança e do Adolescente pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP); é coordenador pedagógico do Senac; pedagogo hospitalar do Hospital Municipal Infantil Menino Jesus; e consultor pedagógico e empresarial.
Padre Eduardo Henriques é mineiro de Belo Horizonte. É membro da Ordem dos Jesuítas e trabalha atualmente como Orientador Espiritual no Colégio São Francisco Xavier(Ipiranga).É Bacharel em filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais e bacharel em Teologia pela Faculdade Jesuítas de Belo Horizonte (FAJE) e possui um doutorado em educação e teologia por Boston College, nos Estados Unidos.

Sobre o Gabinete Jurídico
A empresa Gabinete Jurídico – Consultoria Empresarial e Treinamento é especializada em consultoria empresarial para micro e pequenos empreendedores dos mais variados segmentos da economia e assessoria educacional. Além de todo atendimento a clientes dentro das áreas fiscal e tributária, trabalhista e meio ambiente, e mais recentemente, na área educacional, a empresa Gabinete Jurídico disponibiliza em seu portal na internet, boletins informativos e um grupo de discussão que acontece a cada duas semanas. A empresa também realiza a edição e distribuição de publicações, de periódicos, congressos e eventos culturais, comércio de livros e material técnico de treinamento e de qualificação profissional.
Fonte: SEGS (original perdido).
Texto resgatado (parcialmente) com Wayback Machine.

Nenhum comentário: