quarta-feira, 8 de janeiro de 2025

Um ensaio de teocracia


“O governo Jair Bolsonaro foi um ensaio de teocracia. Se continuarmos desse jeito estaremos indo para uma teocracia, como os Estados Unidos também estão”, afirmou o historiador Rodrigo de Sá Netto, autor do livro “O Partido da Fé Capitalista - Imperialismo religioso e dominação de classe no Brasil”, da editora Da Vinci Livros, em entrevista ao programa Mario Vitor e Regina Zappa.

Depois de uma intensa pesquisa que durou muitos anos, Rodrigo de Sá Netto traz em seu livro, lançado recentemente, um importante estudo sobre a penetração no Brasil de igrejas e organizações, sobretudo evangélicas, provenientes dos Estados Unidos. O livro é baseado inteiramente em fontes documentais do SNI, da SAE, da CIA e do Arquivo Nacional dos EUA, é um vasto panorama desse tema desde os anos 50 e traz uma história impressionante sobre as organizações, as estratégias e as ideias que legitimam a dominação de classe através da religião no Brasil.

Uma das questões abordadas na conversa foi sobre o que o Estado pode fazer para neutralizar o avanço da dominação capitalista e conservadora das igrejas evangélicas. Algumas declarações de Rodrigo:

 “Em relação, por exemplo, a organizações missionárias que estão atuando junto a indígenas na Amazônia, sobretudo indígenas isolados, o governo brasileiro tem que expulsar essas agências, não tem outro caminho. É preciso fortalecer a Funai.”

“Outra providência é taxar essas igrejas, que são igrejas, mas também são empresas.”

“Essas igrejas não têm apenas uma teologia, mas também uma filosofia econômica, que estimula o empreendorismo individual, a precarização das relações de trabalho e usam o dinheiro do dízimo para aplicar em outras empresas. Além disso, tem pastores que são também empresários.””

Taxando as igrejas podemos começar a quebrar o monopólio religioso de um pequeno número de líderes religiosos, que têm rádio televisões, sobre o público evangélico brasileiro.”

Fonte: https://www.brasil247.com/entrevistas/o-brasil-corre-o-risco-de-se-tornar-uma-teocracia-diz-rodrigo-de-sa-netto

Nenhum comentário: