No documento sancionado por Tarcísio, consta a previsão de que não haverá mais a obrigatoriedade da apresentação do cartão de vacinação, exceto à profissionais da saúde, que por conta da área de ofício, podem ter contato com pessoas mais propensas a desenvolver formas graves da doença, como idosos e imunossuprimidos.
Antes da ação de Tarcísio, eventos como shows e até provas de vestibulares como a Fuvest exigiam a comprovação de vacinação.
A sanção também culminou no veto do artigo que previa proibir a exigência do documento para a realização de atendimento médico ou ambulatorial, inclusive para cirurgias eletivas, nos serviços de saúde públicos ou privados. O governador também vetou outros artigos, como o que proibia a exigência do documento para servidores públicos e para ingresso em escolas públicas ou privadas.
A justificativa apresentada pelo governo foi a de que o estado de SP alcançou os mais altos índices de cobertura vacinal do país, com mais de 90% da população imunizada, e que reforçará o trabalho de conscientização com a realização de campanhas de vacinação para todas as idades.
“A Secretaria de Saúde e o Governo de SP são favoráveis à vacina e entendemos que ela é o melhor instrumento que une custo e efetividade para a prevenção de doenças. O que está em discussão é apresentação do comprovante em determinadas situações”, disse em nota divulgada, Eleuses Paiva, secretário estadual de Saúde.
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/bolsonarista-tarcisio-proibe-exigencia-de-comprovante-de-vacina-contra-covid-19-em-sp/
Sonaira Fernandes (Republicanos), secretária estadual de Políticas para Mulheres em São Paulo, falou em acabar com o uso de máscaras utilizando a “verdadeira ciência”. Bolsonarista, ela diz que a medida não tem eficácia comprovada.
Em uma publicação nas redes sociais, a secretária citou o envio de um ofício do Conselho Federal de Medicina (CFM) à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). No documento, o presidente do CFM elenca dados que, segundo ele, contrariam a necessidade do uso da proteção em aviões e aeroportos.
Isso é o que Sonaira chama de “verdadeira ciência”. De acordo com o ofício do CFM, “máscaras de pano ou tecido são inúteis para formar barreira contra vírus” e “além de não ter evidência de proteção, existe evidência de agravos à saúde dos tripulantes, passageiros e ao meio ambiente”.
“A prevenção à transmissão da c*vid 19 é uma preocupação de todos nós, mas a verdadeira ciência indica que impor à população o uso de m@scaras (que não têm eficácia comprovada) é um erro” (sic), afirmou Sonaira. No passado, ela já tentou derrubar o passaporte da vacina na capital paulista e dificultar a imunização de crianças e adolescentes contra o vírus.
https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/secretaria-do-governo-tarcisio-se-manifesta-contra-uso-de-mascaras-e-cita-verdadeira-ciencia/
Nenhum comentário:
Postar um comentário