quarta-feira, 23 de abril de 2014

Manifesto politeísta

Simplificando, o politeísmo é a crença na existência de vários Deuses. O politeísmo é um sistema bastante complexo e sutil de crença. O politeísmo representa uma forma incrivelmente útil e aberta de compreender nossas relações não só com o Divino, mas também uns com os outros e com o mundo em geral.

Antes de entender o politeísmo como o reconhecimento dos Deuses como seres distintos, é preciso primeiro ter uma base na compreensão e exploração pessoal. Na verdade, o politeísmo decorre da prática do autoexame e do desenvolvimento espiritual pessoal. Isso não quer dizer que todos que se dedicam à reflexão espiritual pessoal vão descobrir uma visão de mundo politeísta, ou que o politeísmo é o resultado necessário de tal reflexão, mas que este é o primeiro passo necessário no caminho da crença politeísta.

Assim como uma criança, tentando compreender a si mesmo, chega a compreender as diferenças entre ele e o mundo e gradualmente distingue entre os seus próprios pensamentos, necessidades, desejos e emoções daqueles de sua mãe, assim também nós, através de um processo de reflexão espiritual, passamos a nos conhecer e adquirimos a capacidade de distinguir entre a nossa própria presença espiritual e a presença de outros seres espirituais. Este não é necessariamente um processo fácil, como com todos os processos de desenvolvimento. O desenvolvimento espiritual é um processo complexo e difícil para os quais há pouca orientação ou apoio no mundo moderno, por isso é cheio de dificuldades e confusões. Este desenvolvimento espiritual leva ao politeísmo ou algum outro tipo de entendimento espiritual, esta é uma viagem difícil e necessária para o aventureiro espiritual, independentemente de estarem ou não nesta jornada.

Assim, ao chegarmos a um entendimento sobre nós mesmos, nossas vozes, nossos limites e limitações, nós começamos a fazer a distinção entre nós e os seres espirituais que encontramos. Em muitos aspectos, nós temos de fazer o trabalho de procurar e chegar a um acordo com a presença de outros seres espirituais sozinho. Nossas experiências, muitas vezes, será única e estranha e nós devemos estar dispostos a aceitar estas experiências à medida que ocorrem.

A experiência se torna um dos grandes pilares do politeísmo. O politeísmo reconhece a experiência espiritual e religiosa em seus próprios termos e não pretende reinterpretar essa experiência de forma a coincidir com alguma outra visão de mundo em geral. Não é necessário para o politeísmo buscar algum acordo entre as várias áreas da experiência humana, uma vez que o politeísmo reconhece que cada experiência traz consigo a sua própria compreensão única e maneira de saber. O conhecimento científico, por exemplo, não é do mesmo tipo que o conhecimento espiritual e um conhecimento não pode determinar a amplitude e a profundidade do outro.

Através deste entendimento da experiência, o politeísmo é capaz de reconhecer diversas e variadas potencialidades espirituais e religiosas. Além disso, ele entende esses potenciais em seus próprios termos, sem procurar reinterpretá-los em algum quadro alienígena. O politeísmo é capaz de promover uma tolerância incrível e aceitação em vários entendimentos religiosos e espirituais. Não é necessário para o politeísmo denunciar uma verdade espiritual, para que o outro seja verdadeiro. O politeísmo pode tolerar múltiplas verdades simultaneamente, mesmo que essas verdades contenham contradições aparentes. Sendo fundada na experiência, o politeísmo permite experiências espirituais distintas para realizar o mesmo objetivo, que devem ser consideradas em seus próprios termos, tal como elas se apresentam.

Desta forma, o politeísmo pode evitar a armadilha da interpretação confusa para a causa e manter uma distinção entre os diferentes domínios do discurso sobre a religião. Uma vez que o politeísmo deriva da experiência, não é necessário fornecer um diagrama explicativo único, segundo o qual toda a experiência religiosa e espiritual deva ser levada em conformidade.

Dada essa relação com a experiência, o papel da teologia politeísta é elucidar a experiência e reconhecer a interpretação como um efeito secundário da experiência espiritual. A teologia politeísta deve ser fundada na experiência espiritual e religiosa, tanto individual quanto em grupo, permitindo uma compreensão da experiência em seus próprios termos. Os métodos de interpretação que tomam emprestados de outros campos do discurso, enquanto potencialmente esclarecedor, devem ser entendidos como secundários à experiência, portanto, não diretamente análoga à própria experiência. O discurso religioso é o mais adequado para a compreensão da experiência religiosa, assim como o discurso científico é o mais adequado para a compreensão da experiência científica. Embora esses diferentes discursos possam ser traduzidos nos termos de cada um, tal tradução muitas vezes desnatura o conteúdo das experiências distintas que os discursos descrevem.

O politeísmo não é necessariamente contraditório com o animismo e com as inúmeras formas de adoração e reverência da natureza. De fato, reconhecendo o ser, real e profundo, de entidades espirituais não humanas, o politeísmo permite a presença potencial de qualquer número de seres espirituais e experiências. Além disso, como o politeísmo não eleva o homem ao pináculo do ser, a relação entre os seres espirituais não humanos e humanos permanece aberta e indefinida. A experiência continua a governar aqui, determinando o curso da experiência espiritual, do crescimento e do conhecimento.

A experiência do outro é a chave para a compreensão do politeísmo. O politeísmo reconhece, através do autoconhecimento e da autoexploração, as distinções entre o eu e o outro, baseadas na experiência. Ao conhecer a si mesmo, torna-se possível conhecer o outro e, ao reconhecê-lo como tal, através da experiência de ambos. Na verdade, o politeísmo é essencialmente posicionado expansivamente para o outro através do processo de autocompreensão. O politeísmo não procura integrar o eu e o outro, mas sim de afirmar cada um em contraste. O politeísmo pode então ser compreendido como uma forma de entender a relação de si e do outro, estendido através da experiência espiritual e religiosa, buscando a afirmação de ambos os elementos. Reconhecendo a multiplicidade de experiências, o politeísmo pode então estender essa compreensão através de vários potenciais espirituais e religiosos, reconhecendo a possibilidade de vários seres e experiências espirituais que simultaneamente operam tudo, discretamente, de forma única e múltipla.

Isso não quer dizer que, sob a égide do politeísmo, todas as coisas são verdadeiras ou que tudo deve ser aceito e tolerado. De fato, ainda que o politeísmo reconheça a multiplicidade, a variação e o potencial, isso não significa que todo o conhecimento e experiência espiritual e religiosa estejam além da crítica ou repreensão. Reconhecer o potencial de uma verdade não é o mesmo que reconhecer a certeza de uma verdade. Enquanto o politeísmo é capaz de tolerar e aceitar múltiplas verdades, potencialmente contraditórias, isso não implica que todas as verdades devem ser aceitas ou que todas as verdades podem e devem ser conciliadas. Nem é necessário para o politeísmo reconhecer imediatamente todas as coisas como propostas verdadeiras para ser reconhecido, automaticamente, como verdadeiro. Existem algumas verdades propostas e experiências que permanecem irreconciliáveis ​​e contraditórias para a maior parte da experiência e compreensão politeísta. Nesse caso, o politeísmo não tem obrigação alguma de aceitá-los.

O politeísmo é uma prática rigorosa, fundada em critério, discernimento e autocompreensão. Cada um desses elementos é fundamental para manter um entendimento e relacionamento com as forças espirituais e seres que o politeísmo reconhece. A compreensão do outro requer uma profunda compreensão de si mesmo. Este processo é uma tarefa difícil, rigorosa e complexa. Chegar a um entendimento de outros seres espirituais é, portanto, duplamente complexa. A dúvida desempenha um papel vital na prática politeísta, em cada passo é necessário fazer uma checagem conosco mesmos e deixar tanto espaço quanto possível para a presença de outros seres espirituais. Devemos ter o cuidado de examinar nossas motivações, desejos e medos em relação às nossas experiências espirituais e religiosas, práticas e crenças, para assegurar que estamos deixando espaço para as vozes do outro emergir. Além disso, devemos estar dispostos a estender uma profunda relação aos outros com quem partilhamos esta experiência espiritual e reconhecer o poder de suas próprias experiências únicas, em relação às nossas.

No politeísmo, a espiritualidade e a religião se estendem em todo o reino do ser, para unir todos os indivíduos em uma rede complexa. Cada experiência espiritual tem pelo menos dois componentes interligados: a experiência do eu e a experiência do outro, nós temos de estar dispostos a reconhecer como nossas experiências as práticas e crenças daqueles que nos rodeiam. O politeísmo nos diz que não estamos sós e que carrega em si lições profundas.

Postado por Julian Betkowski
Fonte Eros is Eros is Eros [desativado]

Nenhum comentário: