sexta-feira, 16 de outubro de 2009

De Afrodite a Apolo

Aproveitando o texto sobre o patriarcado, eu tentarei estabelecer uma cronologia para essa transição de uma sociedade matriarcal para uma sociedade patriarcal que ocorreu na humanidade.
A primeira mudança ocorreu na forma de subsistência, de caçadores-coletores passamos a criadores-cultivadores. Apenas com essa forma de economia se tornou possivel ocorrer um fator crucial para a segunda mudança, que é a produção de excedentes.
A segunda mudança ocorreu na forma da propriedade, de comunitária passamos à privada. A posse da terra, da riqueza e da produção passa para as mãos de quem consegue concentrar mais riqueza pela produção de excedentes. O sistema capitalista é o desenvolvimento desta forma de economia. Apenas com a forma da propriedade privada se tornou possivel ocorrer o fator crucial para a terceira mudança, que é a produção de tecnologias.
A terceira mudança ocorreu na forma de ocupação, passsamos de grupos pequenos (clãs) e de habitações rústicas (tribos) para grupos compostos (sociedades) e de habitações refinadas (cidades), passamos do ambiente rural para o ambiente urbano. A vida na cidade passou a se destacar e se distanciar da vida no campo. Com a concentração da propriedade, do excedente e da tecnologia na cidade se tornou possivel ocorrer o fator crucial para a quarta mudança, que é a produção de ideologias.
A quarta mudança ocorreu na forma de crença, passamos do Politeismo para o Monoteismo, passamos da concepção do divino como imanente para transcendente, passamos da concepção da humanidade como sagrada para maldita, passamos da percepção da comunhão para o conflito entre o espírito e a carne.

Nenhum comentário: