Continuando os volumes anteriores, Heródoto dá mais detalhes das campanhas de Ciro e Dario. Quando pensamos que Xerxes também continuou com essa expansão, mas foi detido pelos Espartanos, eu me perguntei por que Xerxes (ou Ciro, ou Dario) não tentou conquistar os Helenos indo pelo norte. A resposta vem neste volume: os Citas.
Pela descrição de Heródoto os Citas são o estereótipo do bárbaro, violentos e sanguinários. Cita-se as diversas tribos que habitavam essa região e cita-se também as Amazonas. A Líbia também é interessante, pois o norte da África foi palco de outras civilizações além da do Egito dos faraós.
Atribui-se aos Citas a descendência de Hércules (Héracles) e Dracaina, metade mulher, metade serpente, provavelmente uma entidade ou Deusa antiga que, como suas similares de outros mitos, foi expulsa ou sobrepujada pelos Deuses patriarcais.
Heródoto também relata um outro mito da origem de Atena, que ela seria filha de Posêidon e Tritonis, uma ninfa do mar e Deusa da Líbia, o que colocaria Atena como tendo origem da Líbia.
Em acréscimo, eu apontaria a importância do Oráculo de Delfos e as Erínias como vingadoras dos Deuses.
Nenhum comentário:
Postar um comentário