terça-feira, 7 de maio de 2024

Símbolo da união do povo

Na manhã da última quarta-feira (1º), em Guabiruba, no Vale do Itajaí, a chamada Maibaum — ou Árvore de Maio —, foi erguida de forma totalmente manual por 60 voluntários da AACSP (Associação Artístico e Cultural São Pedro).

A árvore conta com 21 metros de comprimento e pesa aproximadamente uma tonelada.

A Maibaum foi posicionada na rotatória entre as ruas Imigrantes e Brusque, na área central de Guabiruba. Ela ficará ali pelos próximos cinco anos, quando será feita a troca.

A última Maibaum foi erguida na cidade no dia 1º de maio de 2018. Entretanto, no dia 30 de outubro de 2022 a estrutura caiu após o mastro ser atingido por fortes ventos que atingiram o município.

A árvore foi colhida no mês de julho de 2023, entrando logo em seguida em processo de preparação com a secagem, lixamento e pintura pela artista Wanneida Siegel.

A Maibaum é formada por um mastro de madeira pintado de branco e azul em forma espiral, erguido sem ajuda de força mecânica sempre no primeiro dia de maio, como símbolo de organização e união.

Para o acabamento, ela recebeu ornamentos: o galinho do tempo (Wetterhahn), no topo, placas-símbolos representado as associações, famílias, profissionais e empresas (Zunfttafeln) e, por fim, as bandeiras da cidade e do país e um arco de festão completam a decoração.

Desde 2008, quando a primeira Maibaum foi erguida em Guabiruba, Fabiano Siegel se tornou um dos coordenadores do trabalho.

Ele ressalta que foi a participação dos voluntários que se dedicaram que tornaram a 4ª edição da Maibaum realidade.
A
“Está na alma das pessoas esse voluntariado, essa dedicação para manter as nossas tradições. A Maibaum é um símbolo da união do povo. Mostra a força da cultura da cidade e a força do povo guabirubense”, explica.

Antes de ser posicionada em seu lugar, a Maibaum foi trazida pelos voluntários com um desfile pelas ruas da cidade.

O grupo saiu do início da rua Pomerânia, em direção à rua Imigrantes, pouco depois das 7h de quarta-feira. A árvore foi carregada em uma carroça, em um trajeto de pouco mais de quatro quilômetros.

Pouco depois das 9h30, o grupo chegou com a Maibaum e iniciou todo o processo para posicionar o tronco em seu lugar.

A população do local acompanhou atentamente e celebrou cada centímetro erguido.

Fonte: https://ndmais.com.br/cultura/simbolo-da-uniao-do-povo-arvore-de-quase-1-tonelada-e-erguida-em-sc-durante-tradicao-alema/

Sobre o Maibaum:

O costume de levantar um mastro e nele pendurar brasões era comum no Oeste da Alemanha nos idos do século 15. A Maibaum, ou Maibäume (no plural), que literalmente quer dizer “árvore de maio”, simbolizava os êxitos e a união nas comunidades germânicas. O hábito de erguer a árvore do primeiro dia de maio, com a chegada da primavera, chegou a cidades como São Pedro de Alcântara e Águas Mornas, na Grande Florianópolis. Passado mais de 180 anos, as Maibäume servem a dois propósitos: relembrar as dificuldades dos colonizadores que chegaram à região em 1829 e também ensinar as novas gerações a terem orgulho do trabalho de seus ancestrais.

(https://ndmais.com.br/noticias/maibaum-renova-orgulho-alemao/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário