quinta-feira, 4 de abril de 2024

Censura e proibição

O prefeito José Thomé (PSD), de Rio do Sul (SC) gerou polêmica ao censurar uma mostra de cinema LGBTQIA+ prevista para esta semana na fundação cultural municipal. O evento, organizado pelo festival Transforma em parceria com a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH), foi proibido sob a justificativa de preservar valores cristãos.

Em sua conta no Instagram, Thomé afirmou que sua decisão não se baseia em preconceito ou filiação política, mas sim no respeito aos princípios cristãos e familiares. Segundo ele, a classificação etária livre do evento possibilitaria a participação de crianças, o que vai contra seus valores.

Rodrigo Daniel Pedrozo, superintendente da fundação cultural, confirmou que o local não sediará mais a mostra, mas não comentou a decisão do Executivo. Enquanto isso, a organização do festival Transforma declarou a ilegalidade da ação de Thomé, enfatizando o respeito à pluralidade e às vivências da comunidade LGBTQIAPN+.

(https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/censura-em-sc-prefeito-proibe-mostra-lgbtqia-em-fundacao-cultural/)

José Thomé (PSD), prefeito de Rio do Sul, cidade localizada em Santa Catarina, censurou uma mostra de cinema LGBTQIA+ que aconteceria entre quarta (27) e quinta-feira (28) na Fundação Cultural de Rio do Sul, informa reportagem do Metrópoles.

A II Mostra Itinerante “V Transforma” é organizada pela Bapho Cultural em parceria com a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade (ADEH). O projeto foi financiado pelo edital Prêmio Catarinense de Cinema, do governo de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A organização acusa o prefeito de se utilizar de um discurso de ódio para impedir que o evento aconteça na cidade.

“Um momento muito triste. Não queremos perpetuar esse tipo de discurso, de violência, de ódio. A gente tá aqui pelo amor, pelo respeito, pelo acolhimento de todas as pessoas, é isso que a Transforma prega, a construção de uma sociedade melhor para todas as pessoas”, defendem os organizadores.

(https://www.brasil247.com/regionais/sul/prefeito-censura-mostra-de-cinema-lgbtqia-em-santa-catarina)

O prefeito de Rio do Sul, em Santa Catarina, vetou uma mostra LGBTQIAP+ que teria acontecido nesta quarta (27) e quinta-feira (25) em um instituto cultural devido aos "princípios cristãos". 

José Thomé (PSD), ao negar o evento que fazia parte do Transforma, Festival de Cinema da Diversidade de Santa Catarina, alegou que não se tratava de preconceito. No entanto, sua justificativa evidencia justamente o contrário.

“É uma questão de respeito aos princípios cristãos, daquilo que está escrito na Bíblia, e dos princípios da família, como pai de dois filhos, menores de idade, que poderiam, inclusive, participar dessa apresentação, porque a classificação livre, veja bem, tratando de questões de homossexualidade, portas abertas, eu não posso permitir isso”, afirmou em vídeo divulgado em suas redes sociais.

O prefeito ainda acrescentou que enquanto for prefeito de Rio do Sul, "isso jamais vai acontecer". "E quero deixar muito claro que não sou bolsonarista, direita radical, nada disso. Isso nem me interessa. Mas eu sou cristão. Sou pai de família", declarou.

Por fim, José Thomé também convocou outros prefeitos do estado a censurarem o evento intinerante que está prevista para acontecer em outras cidades. 

Em nota, o festival Transforma, criado pela produtora Bapho Cultural em parceria com a Associação em Defesa dos Direitos Humanos com Enfoque na Sexualidade, (ADEH), afirmou que devido à censura do prefeito, todas as atividades culturais do festival foram suspensas na cidade por motivos de segurança.

“Um momento muito triste. Não queremos perpetuar esse tipo de discurso, de violência, de ódio. A gente tá aqui pelo amor, pelo respeito, pelo acolhimento de todas as pessoas, é isso que a Transforma prega, a construção de uma sociedade melhor para todas as pessoas", divulgaram, em vídeo, os produtores da mostra.

O evento ainda reiterou que "em nenhuma dessas produções as premissas de moralidade e integridade são desrespeitadas. Muito pelo contrário, elas retratam com grande respeito a pluralidade e as vivências da comunidade LGBTQIAPN+".

(https://revistaforum.com.br/lgbt/2024/3/28/prefeito-de-cidade-em-sc-veta-mostra-lgbt-por-principios-cristos-156402.html)

Nota: sujestão da casa - todo vereador, deputado, prefeito, governador ou presidente que atentar contra o direito civil e humano da comunidade LGBT deve ser afastado e cassado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário