Arqueólogos dos EUA descobriram recentemente uma série de esculturas rupestres antigas que os primeiros nativos americanos podem ter usado como calendário e publicaram o estudo nesta semana.
Os pesquisadores da Jagiellonian University encontraram espirais circulares no local, conhecido como Castle Rock Pueblo, que fica no planalto de Mesa Verde, entre os estados do Colorado e Utah, nos EUA.
O local é mais conhecido por ter sediado os indígenas Anasazi, que fizeram seus assentamentos por volta dos anos 1200 d.C., que hoje estão esculpidos nas paredes do cânion circundante, de acordo com o comunicado da Jagiellonian.
“As comunidades agrícolas Pueblo desenvolveram uma das culturas pré-colombianas mais avançadas da América do Norte”, disse Radoslaw Palonka, professor de arqueologia da Universidade Jagiellonian, na Polónia, que liderou a investigação, no comunicado.
"Os enormes painéis rochosos estendem-se por 4 quilômetros ao redor do grande planalto. Espirais de até um metro de diâmetro foram esculpidas neles pelo povo Pueblo, que usou esses petróglifos para observações astronômicas e para determinar as datas de alguns dias especiais no calendário: solstícios de verão e inverno, bem como equinócios de primavera e outono", explica Radoslaw.
Agora, a missão dos pesquisadores é tentar entender como esses calendários se especificavam e como interpretar a possibilidade.
"Eles aperfeiçoaram a arte de construir casas de pedra de vários andares, semelhantes a casas medievais ou até mesmo blocos de apartamentos posteriores. O povo Pueblo também era famoso por sua arte rupestre, joias intrincadamente ornamentadas e cerâmicas com diferentes motivos pintados com pigmento preto sobre branco fundo."
“Eu costumava pensar que estudávamos esta área minuciosamente, conduzindo escavações em grande escala, levantamento geofísico e digitalização”, disse Palonka no comunicado. "Mesmo assim, recebi algumas dicas de membros mais velhos da comunidade local de que algo mais pode ser encontrado nas partes mais altas e menos acessíveis dos cânions. Queríamos verificar esta informação e o que encontramos superou nossas expectativas mais loucas."
Fonte: https://revistaforum.com.br/global/2023/12/22/calendario-misterioso-de-quase-mil-anos-encontrado-superou-nossas-expectativas-mais-loucas-149982.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário