sábado, 21 de outubro de 2023

Por um sábado secular

Em busca de textos para publicar aqui, eu encontrei esse texto da Maria Baer, associada do John "Stoned" street.

"Recentemente, um repórter do The Free Press participou de algo chamado “ Secular Sabbath ”, um clube com sede em Los Angeles que se reúne ocasionalmente para se conectar com um “poder superior” vagamente definido."

Evidente, evanjegue não percebe a contradição e ironia em guardar o sábado, um preceito do Judaísmo que surgiu do Segundo Templo, posterior à libertação do Povo de Israel, dada pelo rei Ciro. Foi uma reforma religiosa, os rabinos impuseram o culto monoteísta a Yahweh, provavelmente pela influência do culto monoteísta persa.
Os Hebreus eram, como seus vizinhos, politeístas. Tudo aquilo que o cristão lê no Velho Testamento, foi escrito lá pelo século II AC, conhecido como Septuaginta. Inclusive a exigência da circuncisão, a restrição alimentar e a guarda do sábado são piedosas invenções.
Eu escrevi aqui em algum lugar que o sabbath judaico tem origem nos rituais feitos à Ishtar. A mesma que curiosamente continua sendo homenageada pelos cristãos na Páscoa.

Então no que consiste o sábado secular?
Citando:
"Secular Sabbath é uma instituição educacional alternativa e comunidade intencional, nascida de uma experiência de música ambiente que ocorreu pela primeira vez em 2016, hospedada e projetada pela fundadora Genevieve Medow Jenkins .
No coração do Secular Sabbath estão as propriedades curativas da música ambiente. Está comprovado que a música tem profundos efeitos psicológicos e subliminares nos seres humanos. No Secular Sabbath, acreditamos que a música ambiente pode ajudar a relaxar seu corpo sensorial: a maneira como você ouve, cheira, saboreia, toca e vê. A música ambiente pode inspirar você a um estado de meditação orgânica e passiva. Assim, a música ambiente improvisada por artistas musicais da nossa comunidade é o nexo da nossa experiência de evento. Incorporamos artistas que têm sucesso mundial com artistas que deveriam ter sucesso mundial e os convidamos a tocar música ambiente que pode variar de instrumental a vocal e conjuntos modulares.
Além da música, desenvolvemos um mundo de atividades de conscientização sensorial que são essenciais para o Sábado Secular, como cerimônia do chá, práticas de movimento como ioga e dança, aulas de desenho ao vivo, trabalhos corporais, faciais, respiratórios e muito mais. Alguns amálgamas dessas atividades estão presentes na experiência de união.

 Este evento experiencial construiu uma comunidade global orgânica de pessoas que desejam encontrar maneiras de incorporar o Sábado Secular em suas vidas diárias. O Sábado Secular tornou-se uma forma de viver: concentrando-se na consciência sensorial, nas explorações artísticas, no autocuidado e na permanência da curiosidade. Portanto, ao ingressar em nossa comunidade, você está se comprometendo a desenvolver sua própria prática do Sábado Secular."
Fonte: https://www.secular-sabbath.com/about-ss
Traduzido com Google Tradutor.

Excelente ideia. Como pagão moderno, que vê o divino na natureza e no corpo, eu espero que venham ao Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário