terça-feira, 18 de abril de 2023

Dionísio, o inescrutável

Eu citei (traduzido) textos do Spencer McDaniel aqui, então eu fiquei interessado no artigo em que ele aborda a origem de Dionísio.

Eu vou citar os trechos mais importantes:

 Os antigos gregos, pelo menos desde o século V aC, geralmente acreditavam que a adoração do deus Dionísio se originou na Ásia e foi introduzida no mundo grego relativamente tarde. Durante a maior parte do século XX, os estudiosos simplesmente aceitaram essa crença pelo valor de face e consideraram os elementos do culto de Dionísio que eles percebiam como estranhos e exóticos como marcas definitivas da origem oriental de seu culto. Se você pegar qualquer livro sobre religião grega publicado antes de 1960, quase certamente afirmará que Dionísio foi uma adição tardia ao panteão grego. Ainda hoje, as pessoas online ainda costumam repetir essa afirmação como se fosse um fato.

Por volta de 1600 aC ou por aí, uma civilização surgiu na Grécia continental. As pessoas desta civilização eram os primeiros gregos que falavam uma forma muito arcaica da língua grega. Os estudiosos modernos apelidaram esses primeiros gregos de “micênicos” em homenagem a Micenas, que era a maior e mais impressionante cidadela da Grécia continental durante esse período.

Nessa época, outra civilização já florescia em Kreta, a mais ao sul de todas as ilhas gregas. Os estudiosos modernos apelidaram essa civilização de “minóica”, em homenagem ao rei Minos, que supostamente governou a ilha de acordo com o mito grego muito posterior.

(A civilização Minóica e a Micênica são anteriores às civilizações que formaram os Helênicos)

As tabuinhas também revelam que os gregos micênicos já adoravam Dionísio no final da Idade do Bronze. Três tábuas diferentes encontradas em dois locais diferentes atestam diretamente Dionísio como o nome de uma divindade na forma “di-wo-nu-so”.

Paradoxalmente, apesar do fato de que, por volta do século V aC, Dionísio tinha uma longa história de adoração na Grécia que remontava a quase um milênio ou mais, os antigos gregos pelo menos daquele século em diante geralmente pensavam nele como tendo se originado em algum lugar fora da Grécia e entrou em seu próprio panteão bem tarde.

O historiador grego Herodotos de Halikarnassos (viveu c. 484 - c. 425 aC) em suas Histórias 2.144 identifica expressamente o deus egípcio Osíris como Dionísio. Dois capítulos depois (em Hist . 2.146.2), ele especula que os gregos aprenderam sobre os deuses Dionísio e Pã dos egípcios em um momento posterior ao que aprenderam sobre as outras divindades e que esta é a razão pela qual os gregos consideravam esses dois deuses como mais jovens do que os outros.

Na mesma linha, o dramaturgo trágico ateniense Eurípides (viveu c. 480 - c. 406 aC) retrata Dionísio como tendo chegado à Grécia vindo do leste em sua tragédia As Bacantes , que foi encenada pela primeira vez na cidade Dionísia em Atenas na primavera de 405 aC. Logo no início da peça, o próprio Dionísio aparece no palco e faz um longo monólogo no qual descreve sua própria jornada das terras da Ásia à Grécia.

Tradições do período helenístico (durou c. 323 - c. 30 aC) e mais tarde freqüentemente afirmam que Dionísio se originou ainda mais a leste - na Índia. Por exemplo, o historiador grego Diodoros Sikeliotes (viveu c. 90 – c. 30 aC) afirma em sua Biblioteca de História 3.63.3–5 que havia mais de um Dionísio e o primeiro deles era indiano.

Sabemos que os falantes da língua grega já adoravam Dionísio na Grécia há pelo menos 3.300 anos. A única questão que resta é por que os antigos gregos posteriores passaram a considerá-lo (incorretamente) como uma adição tardia e estrangeira ao seu panteão. Nem todos os estudiosos concordam necessariamente com a resposta a esta pergunta e este tópico é um terreno fértil para pesquisas futuras, mas eu diria que alguns fatores provavelmente desempenharam um papel.

Na ausência dessa informação, os autores gregos cujas obras sobreviveram até os dias atuais (que, devemos lembrar, eram quase exclusivamente homens de famílias pelo menos moderadamente abastadas) podem ter percebido Dionísio como sendo de origem estrangeira recente porque eles viam os aspectos extáticos e excessivos de sua adoração como inconsistentes com sua própria concepção de helenidade (isto é, grego). Eles podem, portanto, ter procurado distanciar o culto da helenidade, retratando-o como sendo de importação estrangeira recente.

Fonte: https://talesoftimesforgotten.com/2023/03/30/the-shocking-true-origin-of-dionysos/
Traduzido com Google Tradutor.
Citado parcialmente.
Nota:Nós desconhecemos as nossas origens e queremos descobrir a origem dos Deuses a partir de textos escritos por outros humanos? Somente quem participou dos mistérios podem entender Dionísio. Os Helênicos atribuíram uma origem "estrangeira" pelo mesmo motivo que o culto foi proibido por Roma. O uso do vinho (ou outra substância) ainda é tabu, omitido e escondido pelas celebridades do Paganismo Moderno.

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