segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Os sapatos de Dorothy

Zardoz fala com vocês, seus escolhidos. Você foi levantado da brutalidade, para matar os brutais que se multiplicam e são uma legião. Para este fim, Zardoz seu deus lhe deu o dom da arma.

Perdão, esse é outro filme. Você terá que assistir para descobrir a relação desse filme com o clássico O Mágico de Oz.

Curiosidade 1: o Reino de Oz tem quatro regiões, cada qual tem uma bruxa. Assim, nós temos a Bruxa do Norte, do Leste, do Sul e do Oeste. Tal como os quadrantes do mundo e os guardiões, tal como são citados na liturgia wiccana. Não existem coincidências.

Curiosidade 2: os companheiros de aventuras de Dorothy são representações de classes sociais, mas também podem ser aspectos da própria psiquê dela.

Curiosidade 3: em sua versão cinematográfica, Dorothy calça sapatos vermelhos. A cor do amor, da paixão e - por que não dizer - da luxúria. No original os sapatos eram de prata, não de rubi.

Curiosidade 4: nem tanto curiosidade, na verdade, é esfregado nas faces da audiência que o famigerado Mago de Oz era um farsante. Mesmo assim, o Paganismo Moderno está repleto de pessoas assim.

Curiosidade 5: não está explícito, mas a estrada de tijolos amarelos é chamada assim não por sua cor, mas porque é feita de lingotes de ouro. Talvez por esse sentido, de que algo considerado fonte de riqueza seja tão desprezado, que o Reino de Oz seja classificado como uma utopia socialista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário