Eu digo, por provocação, que Aleister Crowley é o tio-avô da Wica. Brandy Williams disse que Charles Godfrey Leland é o avô da Bruxaria. Então Samuel Liddell MacGregor Mathers é o padrinho da Wica.
Quem conhece a história da Wica como eu, sabe o quanto o grupo em New Forest deve ao Teatro da Ordem Rosacruz e à Aurora Dourada. O próprio Gardner foi franco-maçom, então é nítido a presença e influência da Chave do Rei Salomão na liturgia wiccana.
Quem traduziu o livro (escrito por volta de 1310) do hebraico para o inglês foi Samuel Liddell MacGregor Mathers. Pode ser chocante, espantoso (ousado, atrevido e herético), mas a base da Wica vem da Magia Cerimonial.
Uma breve biografia dele:
Autor: George Knowles.
S.L. MacGregor Mathers foi um proeminente estudioso do ocultismo, autor e líder do renascimento do ocultismo no final da década de 1880. Ele teve um fascínio ao longo da vida com magia, misticismo e simbolismo celta que o levou a ocupar um alto cargo na SRIA ( Societas Rosicruciana in Anglia ). Ele, juntamente com o Dr. William Wynn Westcott e o Dr. William Woodman foi co-fundador da influente Ordem ocultista conhecida como a “ Ordem Hermética da Golden Dawn.”
Mathers começou a se interessar cedo pela Maçonaria e em 4 de outubro de 1877 foi iniciado no “Lodge of Hengest - No. 195” em Bournemouth. Seu patrocinador foi ELV Rebbeck, um conhecido agente imobiliário da região. Mathers progrediu rapidamente através dos graus de Aprendiz e Companheiro, e foi elevado a Mestre Maçom em 30 de janeiro de 1878. Um membro da loja era um estudante de filosofia hebraica e Cabala chamado Frederick Holland e foi ele quem introduziu Mathers na estudos ocultos. Holland também era metalúrgico, alquimista e ávido observador de cristais, e sem dúvida eles trabalharam juntos. Holland teve uma influência definitiva sobre Mathers, particularmente seus ensinamentos relacionados à vidência e visão espiritual.
Em 1882 Mathers abandonou a Maçonaria e foi admitido na SRIA ( Societas Rosicruciana in Anglia ). Ele assumiu o rosacrucianismo com sério entusiasmo e usou como lema “ S Rioghail Mo Dhream ” (SRMD), que é gaélico para “ Royal is my Race ”. Mathers rapidamente mostrou sua aptidão para a magia cerimonial, filosofia oculta e línguas esotéricas, e dentro de quatro anos tornou-se membro do Conselho Superior da Sociedade. Lá ele conheceu o Dr. William Woodman (Mago da sociedade), e o Dr. William Wynn Westcott (o Secretário Geral), ele também serviu como Celebrante do London College.
Após a morte de sua mãe em 1885, Mathers foi deixado em más circunstâncias e voltou para Londres. Ele se alojou modestamente em Great Percy Street, King's Cross, de onde conseguiu um cargo como bibliotecário assistente de Frederick Horniman MP, fundador do famoso “Horniman Museum” e um afluente importador de chá. Encorajado pelo Dr. Woodman e Westcott da SRIA, Mathers continuou com seus estudos de ocultismo e, como estudante consumado, fez progressos consideráveis. Tanto que, com a ajuda do Dr. Westcott, conseguiu publicar sua primeira tradução de Knorr Von Rosenroth - “ Kabalab Denudata ” , que teve várias edições e lhe rendeu grande consideração nos círculos ocultistas.
Mathers agora era um ritualista talentoso e transcritor de textos antigos, e foi a ele depois de obter alguns antigos “ Manuscritos Cifrados ” em 1887, que o Dr. cerimônias de iniciação funcional (acredita-se que o código da Cifra tenha vindo de um código do século XV originado pelo Abbott Trithemius). Westcott também o convidou para se juntar a um triunvirato de Chefes com ele e o Dr. Woodman em uma ordem recém-criada a ser chamada de “ A Ordem Hermética Golden Dawn ”. Mathers concordou e começou a trabalhar nos rituais.
Nesse meio tempo, Mathers conheceu a Dra. Anna Kingsford e seu associado Edward Maitland. Eles foram fundadores de sua própria Sociedade Hermética baseada no cristianismo esotérico e se tornaram amigos muito próximos de Mathers. O Dr. Kingsford era muito conhecedor de ocultismo teórico, e foi a ela que ele dedicou sua tradução posterior, “ Qabbalah Unveiled ”. Ela também foi uma das primeiras lutadoras pelos direitos das mulheres e sua crença na igualdade para as mulheres foi compartilhada e adotada por Mathers, que mais tarde exigiu que as mulheres participassem da nova Ordem da Golden Dawn. Ela também era anti-vivissecionista e vegetariana. Mathers também era vegetariano e, numa época em que quase todos os homens da sociedade inglesa fumavam cachimbo ou charuto, Mathers não fumava. Sem dúvida, a Dra. Kingsford como amiga e líder de sua própria Sociedade, influenciou muito Mathers.
Ao construir os rituais da nova Ordem, Mathers incorporou sua crença de que as mulheres, assim como os homens, deveriam ser autorizados a participar. A maioria das sociedades naquela época eram apenas homens, e que a mulher deveria ser admitida em uma Ordem, muito menos em igualdade de condições com os homens, era um precedente inédito. Westcott e Woodman inicialmente se rebelaram, mas Mathers foi insistente e até que eles concordassem, ele não prosseguiria. Depois de muita discussão, todos chegaram a um acordo, e a Ordem externa da “Ordem Hermética da Golden Dawn” nasceu e foi formalmente fundada em 01 de março de 1888.
Uma segunda Ordem interna da qual apenas Westcott, Woodman e Mathers eram membros e os chefes autonomeados controlavam a Ordem externa da Golden Dawn. Eles alegavam estar sob a direção dos “Chefes Secretos” de uma Terceira Ordem, considerados entidades do plano astral. Woodman controlava a administração cotidiana da ordem externa, enquanto Mathers se concentrava em seus currículos. Enquanto isso, Westcott parecia satisfeito em ficar em segundo plano, flutuando entre a Golden Dawn e a SIRA, que os três também controlavam.
De 1888 a 1891, a Golden Dawn era principalmente uma escola teórica, que realizava as cerimônias de iniciação da Ordem Externa e ensinava a seus membros os fundamentos da Cabala, Astrologia, Simbolismo Alquímico, Geomancia e Tarô, mas além do Ritual Menor de Banimento do Pentagrama sem magia prática.
Após a morte do Dr. Woodman, em 25 de fevereiro de 1892, Mathers foi nomeado Secretário Geral da SRIA enquanto Westcott se tornou Magus. Para as Transações da Sociedade, Mathers contribuiu com ensaios sobre “A Divindade nas Letras Hebraicas ”, “Símbolos Rosacruzes ” e “Anciões Rosacruzes e seus Emblemas Zodiacais ”. Enquanto continuava a enviar documentos para a SRIA, Mathers deixou muito de seu controle e administração para o Dr. Westcott enquanto ele concentrava seu foco na Golden Dawn.
Das muitas fontes que examinei para produzir este artigo, muitas parecem ridicularizar e depreciar suas realizações. Mathers, apesar de suas falhas humanas, sua arrogância, ciúmes e comportamento autocrático, dedicou toda a sua vida às Tradições de Mistérios Ocidentais e a um modo de vida mágico. Ele não foi apenas o principal arquiteto da Golden Dawn, ele também foi o autor de quase todos os importantes ensinamentos e documentos da Golden Dawn. Foi ele quem o desenvolveu no que era considerado um dos sistemas mágicos mais poderosos do mundo e um repositório do conhecimento oculto mais arcano.
Ele pode às vezes ter sido um homem difícil, mas também o foram muitos outros grandes homens ao longo da história. Mathers certamente está ao lado deles, pois ele era comprovadamente possuidor de grande gênio mágico e criatividade. Poucas pessoas percebem que muito do que sabemos do Tarô vem de Mathers e sua esposa. Hoje tomamos o Tarô como garantido, mas sem o trabalho inovador de Mathers, seu uso e simbolismo ainda podem ser básicos e banais. Grande parte da Magia Cerimonial moderna e muitos trabalhos de Bruxaria são, consciente ou inconscientemente, baseados nos ensinamentos da Golden Dawn. Isso se deve em grande parte às ações de um membro posterior da Ordem, que ousou publicar a maioria dos ensinamentos da Ordem para garantir que eles nunca fossem perdidos na obscuridade.
Em 1933, Israel Regardie, ex-secretário de Aleister Crowley, juntou-se ao Templo Hermes da Stella Matutina e tornou-se um dos principais Adeptos em 1934. Regardie rapidamente percebeu que a Ordem estava morrendo lentamente e sentiu que os líderes estavam mais interessados em reivindicar notas elevadas do que em entender e aprender com o material básico. Muitas das Palestras do Conhecimento estavam sendo alteradas ou abandonadas por completo. Depois de muita reflexão sobre seu “juramento de sigilo”, em 1937 ele decidiu publicar a maioria das palestras e rituais da Ordem em seu livro, “ A Aurora Dourada ” . Ao fazer isso, ele evitou que os ensinamentos da Golden Dawn se perdessem para sempre. Embora vilipendiado na época, hoje Regardie é frequentemente creditado por manter vivas as tradições da Golden Dawn, garantindo que todos os interessados tenham acesso aos seus ensinamentos.
Alguns dos livros e outros escritos produzidos por Mathers durante seu tempo incluem: “ Uma instrução prática em exercícios de campanha de infantaria ” (1884, traduzido do francês). “ O Tarô ” , um pequeno tratado sobre a leitura das cartas (Traduzido do francês). “ A Queda de Granada ” . “ Um Poema em Seis Duans ” (1885, traduzido do francês). “ A Cabala Revelada ” (1888. Originalmente em Chaldee, mas ele traduziu a versão do século XVII da Kabbala Dunatta de Knorr Von Rosenroth do latim). “O Tarô, Seu Significado Oculto e Métodos de Brincar ”(1888, traduzido do francês). “A Chave de Salomão, o Rei ” ( Clavicula Solomonis 1889, traduzido do hebraico).
Fonte (citado parcialmente): https://controverscial.com/S.%20L.%20MacGregor%20Mathers.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário