sexta-feira, 2 de setembro de 2022

Cabeça de couve flor

Este espaço mudou de nome três vezes e muita coisa se perdeu, algumas foram recuperadas com o Wayback Machine.
Eu perdi o texto em que eu combatia a impostura vegan. Eu consegui arquivar o texto "O Fator Disney". Assim como cristãos e ateus tropeçam quando tentam competir comigo no diálogo, não foi diferente quando eu comentei os textos do Robson Fernando de Souza, autor do Vegetariano da Depressão, blog Consciência e Veganagente. Eu destruí os argumentos dele e eu refutei suas tréplicas. Depois de anos, ele mantém a mesma ladainha sobre "carnistas" e especismo. Ele usa memes para "provar" que tem razão. Deltan Dallagnol devia ter usado memes ao invés do Powerpoint.

Mas os Cabeças de Couve Flor estão por aí, bem como a Igreja da Jeovagem. Por exemplo, no portal "Terra" tem a coluna do "Vegano Periférico", espalhando a Boa Nova da Santa Alface. Abrir um espaço na internet para um grupo expôr a sua doutrina religiosa sem a possibilidade de questionar ou criticar, é favorecer a lavagem cerebral.

Eu não sei se aqui é o lugar ou o momento certo, mas eu devo dizer: o Vegetarianismo é religião e heresia. Porque ele se originou do Adventismo e veio importado para o Brasil, vindo dos EUA. Basta indicar que o ADA, a fonte na qual o Vegetarianismo se baseia, foi fundada por pessoas ligadas ao Adventismo.

Eu vou citar e analisar alguns trechos de textos colhidos na coluna.

Veganismo não é dieta, é luta contra o massacre aos animais.

Eu devo ter lido essa alegação milhares de vezes. Os veganos devem acreditar que sua alimentação vem da Farm Ville. A produção de alimentos vegetais só foi possível pela remoção da vegetação nativa e o uso de agrotóxicos. A colheita mata diversos roedores pequenos, insetos e larvas. O Robson não se importava, um caso comprovado de especismo. Um pecado grave aos crentes da Jeovagem. Lamento, Cabeças de Couve Flor, mas o seu alimento está tingido de sangue.

Os autores tentam refutar os "mitos" do Veganismo.

Sobre veganos precisar de muitos suplementos:

Veganos não precisam tomar mais suplementos do que quem consome produtos de origem animal. Uma alimentação sem nada de origem animal fornece todos os nutrientes que necessitamos. A única vitamina que não é possível encontrar numa alimentação vegana é a B12, que é de origem bacteriana. Mas a falta de B12 não ocorre só em veganos, segundo dados publicados no Jornal Brasileiro de Patologia e Medicina Laboratorial, 60% da população pode ser deficiente em vitamina B12.

Consultando a fonte citada, eu não achei qualquer publicação afirmando e provando tal estatística. Então a vitamina B12 é obtida com suplementos alimentares. Alegar que, na alimentação onívora também há o consumo de suplementos alimentares e que ocorre a falta de vitamina B12 (sem provas), iguala esta à alimentação vegana e isso derruba a alegação de que a alimentação vegana é "mais saudável".

Sobre veganos só comer salada:

Associar o veganismo ao consumo estrito de salada é um grande equívoco. Os veganos comem o que quiserem, desde que não contenha nada de origem animal. Comem massa, fritura, bolo, torta, donuts, bolinho de chuva, bolacha, pastel, tomam cerveja, bebidas gaseificadas, qualquer coisa. Essa ideia de que vegano só come salada é um estereótipo que não condiz com a realidade.

A forma da alimentação é irrelevante, uma vez que tudo tem origem vegetal. Portanto, não se trata de um mero estereótipo.

Sobre os veganos terem falta de proteína:

Esse é um grande mito! É comum achar que uma alimentação sem nada de origem animal não fornece a quantidade necessária de proteínas, mas isso é um equívoco. Para atingir a quantidade necessária de proteínas em qualquer alimentação é só ingerir a quantidade de calorias necessária por dia. Não há necessidade de buscar alimentos desconhecidos ou inacessíveis para substituir a carne, o leite e os ovos. O feijão, a lentilha e o grão-de-bico, por exemplo, são excelentes fontes de proteínas vegetais.

Ignorância absurda. Qualquer nutricionista sabe a diferença entre proteína e caloria. Existe um estudo científico que demonstrou que a proteína animal tem melhor absorção do que a proteína vegetal. Caso o eventual e dileto leitor esteja interessado, use o Oráculo Virtual (Google), pesquise, estude e tire suas próprias conclusões.

Sobre a "dificuldade" em se tornar vegano:

Isso também é um mito. Apesar de parecer muito difícil, na prática não é. Claro que precisamos considerar que alimentos de origem animal são viciantes ao paladar e que abandoná-los requer um pouco de esforço. Toda mudança de hábito tem seu processo, mas se fizer a transição de forma gradual, ir adicionando outros alimentos, aprendendo a fazer novas receitas e se informar sobre a exploração animal, vai facilitar muito. É importante compreender a exploração animal e seus impactos, isso nos ajuda a ter consciência e facilita muito a mudança.

Alimentação não é só um hábito e não pode ser considerado um vício. Alimentação significa nutrir-se com determinados materiais para suprir as necessidades do corpo. Releia o primeiro tópico para entender que a produção de vegetais também produz impacto.

Sobre a "dificuldade" em ganhar massa muscular:

Esse é outro mito bastante comum, mas a realidade é que qualquer forma de se alimentar pode engordar ou emagrecer. Ao se tornar vegano você pode ganhar ou perder peso, tudo depende da forma em que a alimentação é conduzida. Entretanto, uma alimentação sem nada de origem animal naturalmente é bem menos calórica e pode levar a redução de gordura corporal, porque carnes, leite e ovos tem grande concentração de gordura. Mas tudo é relativo e cada caso é um caso.

Outro mito é em relação à massa muscular. O ganho de massa muscular depende de exercícios de força alinhados a uma alimentação balanceada com boas fontes de proteínas, e já vimos que uma alimentação vegana fornece quantidades suficientes de proteínas. Há muitos atletas de alto desempenho hoje que são veganos, e relatam uma melhora na performance, a recuperação muscular e a disposição para treinar.

Os autores deram um tiro no pé. Afirmaram que "qualquer forma de se alimentar pode engordar ou emagrecer", então qual a diferença? A alimentação vegana não alega ser "mais saudável "? Eu demonstrei anteriormente que a alimentação vegana não fornece as proteínas que necessitamos. Atletas de alto desempenho veganos necessariamente vão recorrer a suplementos alimentares.

Rejeite qualquer forma de doutrinação. Questione, informe-se e alimente-se adequadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário