quarta-feira, 20 de julho de 2022

Os Nicolaítas

Os cristãos modernos ocasionalmente encontrarão referências a um grupo antigo conhecido como os Nicolaítas . Este grupo geralmente é encontrado durante a leitura do livro do Apocalipse que os menciona, mas oferece pouca informação sobre de onde eles vieram ou quem eles eram . Eles são, sem dúvida, um dos grupos heréticos primitivos menos conhecidos. Embora eles não sejam tão conhecidos pelo cristão médio hoje, no entanto, temos informações da literatura cristã primitiva que detalha as origens, crenças e práticas desse grupo. Tudo o que sabemos sobre os Nicolaítas vem desses primeiros escritos cristãos, então se quisermos descobrir quem os Nicolaítas onde devemos recorrer a esses documentos antigos.

Referências do Novo Testamento

“E naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, levantou-se uma murmuração dos gregos contra os hebreus, porque as suas viúvas eram negligenciadas no ministério diário. Então os doze chamaram a multidão dos discípulos e disseram: Não é motivo para deixarmos a palavra de Deus e servirmos às mesas. Portanto, irmãos, procurai entre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais podemos designar para este negócio. Mas nos entregaremos continuamente à oração e ao ministério da palavra. E a palavra agradou a toda a multidão; e escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro , e Nicanor , e Timon, e Parmenas , e Nicolau, um prosélito de Antioquia : os quais puseram diante dos apóstolos; e, tendo eles orado, impuseram-lhes as mãos”. (Atos 6:1-6 )

“Ao anjo da igreja de Éfeso escreve; Estas coisas diz aquele que tem na mão direita as sete estrelas, que anda no meio dos sete castiçais de ouro; Conheço as tuas obras, e o teu trabalho, e a tua paciência, e como não podes suportar os maus; e provaste os que se dizem apóstolos e não o são, e os achaste mentirosos; tens paciência, e por amor do meu nome trabalhaste e não desfaleceste. No entanto, tenho algo contra ti, porque deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; ou então virei a ti sem demora, e tirarei do seu lugar o teu candelabro, se não te arrependeres. Mas tu tens isto, que odeias as obras dos Nicolaítas , que eu também odeio . Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas; Ao vencedor darei a comer da árvore da vida, que está no meio do paraíso de Deus”. (Apocalipse 2:1-7 )

“E ao anjo da igreja em Pérgamo escreve; Estas coisas diz aquele que tem a espada afiada de dois gumes; Conheço as tuas obras, e onde habitas , onde está a sede de Satanás; e tu reténs o meu nome, e não negaste a minha fé, mesmo naqueles dias em que Antipas foi meu fiel mártir, que foi morto entre vós, onde Satanás habita . Mas algumas coisas tenho contra ti, porque tens ali os que seguem a doutrina de Balaão, que ensinou Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel, para comer coisas sacrificadas aos ídolos, e para se prostituir. Assim também os que seguem a doutrina dos Nicolaítas , coisa que eu odeio. Arrepender-se; ou então virei a ti sem demora, e pelejarei contra eles com a espada da minha boca. Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas; Ao vencedor darei a comer do maná escondido, e lhe darei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, que ninguém conhece senão aquele que o recebe ”. ( Apocalipse 2:12-17 )

Fonte: http://www.danielrjennings.org/AncientAndMedievalReferencesToTheNicolaitanes.html (traduzido com Google Tradutor).

O último Padre da Igreja Ocidental foi Isidoro de Sevilha , que terminou as Etimologias , no ano 636 DC. No Livro VIII intitulado "A Igreja e as seitas (De ecclesia et secta)", ele escreveu: "Os Nicolaítas são assim chamados de Nicolau, diácono da igreja de Jerusalém, que, junto com Estêvão e os outros, foi ordenado por Pedro.

Fonte: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Nicolaism (traduzido com Google Tradutor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário