terça-feira, 12 de julho de 2022

Haplogrupo e origens

Haplogrupos podem ser imaginados como grandes ramos da árvore genealógica Homo Sapiens. Cada haplogrupo agrupa pessoas cujo perfil genético é semelhante e que partilham um ancestral comum.

Um haplogrupo do cromossomo Y consiste em homens que têm um ancestral comum em uma linha puramente paterna. O cromossoma Y é sempre passado de pai para filho.

Um haplogrupo de mtDNA consiste de homens e mulheres que têm um ancestral comum em uma linha puramente materna. O mtDNA é sempre passado da mãe para seus filhos.

Estes ramos de haplogrupos mostram como os grupos populacionais se moveram na Terra. Os Haplogroups também definem uma área geográfica. Os haplogrupos mais antigos são maiores e mais difundidos, e muitos subgrupos mais jovens têm origem neles.

Para determinar o haplogroup, os SNPs são analisados. SNPs (Single Nucleotide Polymorphism) são variações de pares de bases simples em uma fita de DNA. Aproximadamente 90% de todas as variantes genéticas são baseadas em SNPs. O seu significado científico reside na sua ocorrência frequente e elevada variabilidade. Eles também são muito rápidos e fáceis de determinar. Os testes SNP estão disponíveis para os cromossomas mtDNA e Y. Estes testes podem ser utilizados para confirmar que uma pessoa pertence a um haplogrupo. Embora os haplogrupos não desempenhem um papel importante do ponto de vista genealógico (passado recente até 1.000 anos), eles são importantes do ponto de vista antropológico e histórico (passado antigo e antigo). Este tipo de análise permite-nos traçar a ramificação de haplogrupos e subgrupos desde as nossas origens africanas e descobrir factos interessantes sobre os movimentos migratórios dos nossos primeiros antepassados. Os SNPs do cromossoma Y têm sempre uma letra e um número como identificação. As letras definem o laboratório que descobriu este SNP, o número da ordem.

Existe um segundo método para determinar o haplogrupo do cromossoma Y: Graças ao estudo e algoritmo de With Athey, o haplogrupo principal também pode ser examinado por marcadores DYS comparando os alelos. Embora este método esteja correcto em 99% dos casos, a análise SNP é necessária para uma determinação a 100%. iGENEA garante a determinação correcta do haplogroup principal. Em casos incertos, uma análise SNP livre é realizada para determinar o haplogrupo principal com certeza absoluta.

Pai de origem/ Cromossomo Y de Adam

Esse homem não é o ancestral de todos os homens, mas é o último homem historicamente relacionado a todos os homens que vivem em um certo tempo por uma linha ininterrupta de descendentes exclusivamente masculinos. De acordo com as estimativas actuais, este homem viveu em África há cerca de 60.000 a 90.000 anos. Esse homem continuou a herdar seu cromossomo Y, mas ao longo das gerações mais e mais mutações foram adicionadas, de modo que o perfil mudou mais e mais. Foi assim que os haplogrupos foram criados, começando sempre com um único antepassado, ou seja, o primeiro homem a carregar esta mutação. Com o tempo, o pedigree genético torna-se maior e mais complexo. Novos SNPs são constantemente adicionados para determinar novos subgrupos.

Mãe de origem / Eva mitocondrial

A Eva mitocondrial é a mulher de quem se originou o DNA mitocondrial (mtDNA) de todos os humanos que vivem hoje. Análogo ao Cromossomo Y de Adam, ela é, por assim dizer, a mãe de todos os seres humanos na linha puramente maternal. Ela também viveu na África há cerca de 175.000 anos. Desta Eva mitocondrial vem numerosas mães primordiais que estão no início de um haplogrupo e assim representam a primeira mulher a carregar esta mutação.

Fonte: https://www.igenea.com/pt/haplogrupo

Nota: Destaque por conta da casa. Mas para pessoas doentes, como o Caturo, a espécie humana é dividida por raças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário