segunda-feira, 13 de outubro de 2025

Vergonha de mostrar a verdade

Dois vereadores de Belo Horizonte foram ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB-BH), nesta quarta-feira (8), acompanhados por guardas municipais e policiais militares para solicitar a suspensão da exposição “Fullgás”, em cartaz desde agosto.

A ação foi motivada por supostas reclamações de visitantes sobre obras com nudez e referências a sexo.

Os parlamentares Flávia Borja (DC) e Irlan Melo (Republicanos) afirmaram estar realizando uma fiscalização após receberem queixas de mães que teriam se incomodado com algumas peças.

Em nota, o CCBB informou que a mostra segue as normas do Ministério da Justiça, que classificam como livres as obras com nudez sem conotação sexual ou violência simbólica. O centro cultural reforçou que a classificação indicativa atual, livre para todos os públicos, foi definida com base nesses critérios.

Exposição aborda redemocratização e cultura dos anos 1980

A mostra “Fullgás” reúne obras que exploram o período do fim da ditadura militar e a redemocratização no Brasil, tratando de temas ligados à liberdade, comportamento e expressão artística. Os vereadores pedem que a classificação indicativa seja revista e que a exposição permaneça fechada até nova análise.

Durante a visita, a vereadora Juhlia Santos (PSOL) criticou a ação dos colegas, afirmando que a prioridade deveria ser voltada a temas sociais mais urgentes e não a iniciativas que restrinjam a arte.

No Brasil, a classificação indicativa é definida pelo Ministério da Justiça e tem caráter orientativo, servindo como referência para pais e responsáveis. A legislação garante a liberdade artística e de expressão, cabendo à sociedade e às famílias o acompanhamento do acesso de crianças e adolescentes a conteúdos culturais.

Fonte: https://revistaforum.com.br/brasil/2025/10/9/vereadores-bolsonaristas-tentam-fechar-exposio-sobre-final-da-ditadura-em-bh-189451.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário