domingo, 17 de novembro de 2024

O pilar de Djed


Os hieróglifos desempenham um papel importante na compreensão da cultura egípcia antiga. Um dos símbolos hieroglíficos mais comumente encontrados e misteriosos é conhecido como símbolo djed. Com a aparência de um pilar e três ou mais barras transversais, houve várias teorias sobre o significado deste símbolo enigmático e o que ele representava para os antigos egípcios que o usavam com tanta frequência.

O símbolo djed tem a aparência de um eixo ou pilar vertical. Ele geralmente tinha quatro barras horizontais perto do topo, com uma série de linhas verticais entre cada barra. Ele também tinha quatro faixas ao redor do pescoço do eixo, abaixo da primeira das barras horizontais. Às vezes, ele é coberto com uma letra maiúscula.

Muitos acreditam que o djed é um símbolo do deus Osíris , especificamente, sua espinha. De acordo com a mitologia egípcia, Osíris era o deus da vida após a morte . Ao visitar Set, o deus da desordem, deserto, tempestades e violência, Osíris foi enganado para subir em um caixão que foi construído exatamente para seu tamanho. Ele foi rapidamente sufocado, e o caixão foi lançado no Nilo . Eventualmente, o caixão foi levado às margens de Biblos, na Síria. Uma árvore sagrada cresceu rapidamente ao redor do caixão, envolvendo-o dentro de seu tronco.

O rei da terra, sem saber da presença do caixão, ficou impressionado com o rápido crescimento da árvore e ordenou que ela fosse cortada para se tornar um pilar em seu palácio. Durante todo esse tempo, a esposa de Osíris, Ísis, estava procurando por ele. Ela descobriu que seu corpo estava contido dentro do pilar. Ela se tornou próxima do rei e da rainha e, quando eles lhe concederam uma bênção, ela solicitou o pilar. Ao receber o pilar, ela removeu o corpo de Osíris e consagrou o pilar. Desde então, ele é chamado de pilar do djed.

De acordo com outros, o djed é um pilar de fertilidade feito de ou cercado por juncos, árvores ou feixes. Como o Egito era uma terra sem árvores, isso pode representar a importância das árvores que foram importadas da Síria. Isso também está relacionado à história de Osíris, onde seu corpo foi envolto no tronco de uma árvore. Outros relatos associam o djed ao deus falcão da necrópole de Mênfis, Seker, depois ao deus patrono dos artesãos de Mênfis, Ptah. Ptah às vezes é chamado de "o nobre djed". O símbolo do djed também é visto às vezes como um pilar que sustenta o céu. Em um palácio, os pilares podem cercar uma janela e, quando vistos do ângulo certo, parece que os pilares estão sustentando o céu.

O símbolo djed também é usado em uma cerimônia chamada “levantar o djed”. Essa cerimônia tem como objetivo representar o triunfo de Osíris sobre Set. Durante a cerimônia, o faraó usa cordas para levantar um pilar, com a ajuda de sacerdotes. Isso coincidia com a época do ano em que o ano agrícola começava e os campos eram semeados. Essa era apenas uma parte de um feriado de 17 dias de festivais dedicados a Osíris. No geral, a cerimônia de elevação do djed representava tanto a ressurreição de Osíris quanto a força e estabilidade do monarca.

O djed também foi usado como um amuleto, colocado perto das espinhas de corpos mumificados, e a imagem pintada em seus caixões. O amuleto tinha a intenção de permitir que o falecido vivesse eternamente, e garantir sua ressurreição.

O Livro Egípcio dos Mortos contém um feitiço que seria falado enquanto o amuleto era colocado na múmia, na esperança de que permitisse ao falecido sentar-se e recuperar o uso de sua espinha. Além disso, era frequentemente visto em inscrições hieroglíficas e até mesmo como parte de estruturas arquitetônicas. Sua aparência onipresente dá a impressão de que este símbolo era importante e sagrado nos antigos sistemas de crenças egípcias.

O símbolo djed incorpora temas-chave de ressurreição, estabilidade e fertilidade nas crenças egípcias antigas. Sua conexão com Osíris e rituais como a "elevação do djed" reflete seu significado cultural. Como um emblema sagrado e amuleto protetor, ele mostra a reverência dos egípcios pela vida e pela vida após a morte. Sua aparição frequente em hieróglifos e arquitetura destaca sua importância duradoura na civilização egípcia antiga.

Fonte: https://www.ancient-origins.net/myths-legends-africa/sacred-symbol-djed-pillar-002325

Nenhum comentário:

Postar um comentário