sexta-feira, 1 de novembro de 2024

Mimizentos

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados vai discutir, a partir desta terça (29), um projeto de lei que torna crime a falsa acusação de nazismo. As principais autoras da medida são as deputadas federais bolsonaristas Bia Kicis (PL-DF) e Carla Zambelli (PL-SP).

“Chamar alguém de nazista é hostil, grave e causa dor profunda e sofrimento à vítima, pode gerar prisão ou, em regra, pena alternativa, bem como o dever de indenizar, uma vez que extrapola, em muito, uma discordância ou livre debate de ideias, o que, por si só, abala a honra subjetiva de qualquer indivíduo”, diz o projeto.

O colegiado é presidido pela também bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC) e a relatora da ação é Júlia Zanatta (PL-SC), que já emitiu um parecer favorável dizendo que “acusar falsamente, de forma leviana, um indivíduo de compactuar com os ideais nazistas é conduta que constitui grave depreciação à sua moral, a justificar uma resposta penal proporcional à sua gravidade”.

O texto das bolsonaristas ainda afirma que “muitas vezes palavras lançadas agridem mais que armas, causando feridas que não cicatrizam jamais”. O projeto de lei prevê reclusão de dois a cinco anos de prisão e multa a quem acusar falsamente alguém de ser nazista.

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/extrema-direita-quer-tornar-crime-chamar-nazistas-de-nazistas-causa-dor/

Nota: coitadinhos. Tio Adolfinho não curtiu. 🤭😏

Nenhum comentário:

Postar um comentário