domingo, 11 de agosto de 2024

A mãe dos cavalos

Eu dei uma olhada nos comentários e fiz uma limpeza.
Incentivado pelo comentário perguntando sobre o Deus ferreiro dos Cananeus, eu usei o Oráculo Virtual (Google) em busca de mais informações e achei essa Deusa.

A Mãe-dos-Cavalos é uma deusa encontrada principalmente em encantamentos contra picadas de cobra, uma categoria importante de texto em Ugarit. De acordo com os textos, a Mãe-dos-Cavalos tem vários filhos que são cavalos, e sua mãe é a deusa do sol Shapash . Ela é descrita como uma égua divina, provavelmente uma deusa de segunda categoria, e parece ser a criadora de todos os cavalos. Seu consorte é o deus Choronu .

Deve ser enfatizado que o status da Mãe-dos-Cavalos como uma divindade não foi solidificado. Embora cavalos divinizados existam em muitas religiões antigas, tem sido argumentado que a Mãe-dos-Cavalos é puramente uma entidade simbólica que representa a preocupação de um humano de que seus cavalos sejam feridos. Se este for o caso, então ela existiu apenas em textos de encantamento e nunca foi realmente adorada por humanos.

Em KTU 1.100, os filhos da Mãe-dos-Cavalos foram mordidos por cobras venenosas, e a deusa apela à sua mãe Shapash para encontrar uma divindade que possa curar seus filhos. A Mãe-dos-Cavalos possui um encantamento contra picadas de cobra e reside na "casa dos encantamentos", mas parece que o ritual é muito complexo para uma divindade. Shapash ouve sua filha e visita vários deuses poderosos, que fornecem um encantador de serpentes que inevitavelmente não tem sucesso. O último deus que Shapash visita é Choronu, uma divindade ctônica associada à magia, encantamentos e cura. Choronu coleta ingredientes diferentes das outras divindades, tornando sua versão do encantamento de cura única e eficaz. Ele solicita acesso à casa dos encantamentos onde a Mãe-dos-Cavalos reside, e em troca ela exige controle sobre cobras como lagartos como preço da noiva. Choronu aceita e eles se casam.

Fonte: https://godsofcanaan.wordpress.com/mother-of-horses/

Teria Choronu ser a origem do demônio Choronzon?

Da mesma fonte, sobre Choronu:

Choronu é um deus ctônico da cura, encantamentos e répteis. Choronu desempenha um papel importante em textos contra picadas de cobra e veneno. Sua consorte é a deusa Mãe-dos-Cavalos.

Em KTU 1.100, os filhos da Mãe-dos-Cavalos foram mordidos por cobras, e ela pede à sua mãe Shapash para encontrar uma divindade que possa usar com sucesso seu encantamento contra picadas de cobra. A última divindade a quem Shapash pede ajuda é Choronu. Enquanto as outras divindades trouxeram um encantador de serpentes para curar os cavalos mordidos, Choronu quebra a rotina e coleta ingredientes especiais (gravetos e plantas). Seu encantamento é bem-sucedido em salvar os filhos da Mãe-dos-Cavalos, e Choronu solicita que a deusa lhe dê acesso à "casa dos encantamentos" onde ela reside. A Mãe-dos-Cavalos oferece a ele acesso à casa se ele lhe der poder sobre cobras e lagartos como preço de noiva. Choronu aceita seu acordo, e eles se casam.

Choronu foi importado para o Egito durante o Novo Império (ou se tornou popular naquela época). O poder de Choronu na magia e como um evasor de cobras e criaturas venenosas provavelmente levou ao estabelecimento de seu culto.

Da mesma fonte, sobre Shapash:

Shapash é a deusa solar/sol do panteão cananeu. Seu nome significa “Sol”. Ela também tem uma função no submundo, na qual todas as noites ela desce para a terra dos mortos enquanto o sol desce além do horizonte. Durante esse tempo, ela está com os rapi'uma, ou os espíritos dos mortos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário