A entidade foi fundada por Marco Pogo, alter ego de Dominik Wlazny, músico da banda Turbobier, além de ser médico formado pela Universidade de Medicina de Viena e humorista.
Com o registro oficial da organização, o Bier Partei tem pontuado em 7% da intenção de voto dos austríacos, que vão para as urnas no segundo semestre de 2024 para eleger um novo governo.
Wlazny já havia pontuado 8% nas eleições presidenciais de 2022, mas o partido ainda não havia ingressado em eleições parlamentares.
A grande questão é que quem lidera as eleições na Áustria são os extremistas de direita do OFP, partido de extrema-direita nacionalista.
Mesmo vencendo, eles teriam minoria e precisariam compor governo. Mas Wlazny é um duro opositor da extrema-direita, inclusive por ser um forte defensor da vacina contra a covid-19.
Portanto, o partido satírico da cerveja deve cair na composição de frente ampla que somará o partido verde, os sociais-democratas e o atual governo de centro-direita do Neuhammer.
Fonte: https://revistaforum.com.br/global/2024/2/24/partido-da-cerveja-sobe-nas-pesquisas-pode-barrar-extrema-direita-na-austria-154600.html
Nota: cerveja contra a extrema direita. Eu espero que isso incentive os reacionários a deixar de lado o antipetismo e o fanatismo bolsonarista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário