sábado, 2 de dezembro de 2023

A falácia mais popular

Em 1979, em entrevista à revista Playboy, Lula disse admirar (...) Adolf Hitler”


De toda a entrevista de Lula à Playboy, o Azarão destacou esse trecho.

Esse, caro e eventual leitor, é um exemplo clássico da falácia ad hitlerum.

Não há muito o que fazer. O reacionário, que geralmente é conservador e de direita, não sabe interpretar texto e ignora o contexto. Basta uma leitura apartidária para ver que ele admira a dedicação e determinação, não a pessoa.


Cultivados pela “escola” do Olavo de Carvalho, acreditam (e afirmam) que o Nazismo é de esquerda. Um absurdo que ignora a história e a teoria política. Evidente que o conservadorismo e a direita vão tentar reescrever os fatos, esse fenômeno foi forjado e formulado pelas elites que estavam (e estão) no poder.

O que tentam esconder é que o sistema capitalista, por sua estrutura e natureza, causou uma crise financeira global. Os mesmos que criaram a crise venderam a “solução”. A volta do Fascismo e do Nazismo não é mera coincidência.

Hitler, Mussolini e Bolsonaro não eram o problema, mas o sintoma de uma mentalidade (zeitgeist), apenas cristalizaram isso, foram fantoches úteis dos verdadeiros mentores do horror do Nazismo e do Fascismo.


O estranho é ver essa falácia no DCM, um jornal supostamente progressista.

Citando:


Diretor da Saúde demitido por ‘batcu’ foi nomeado por Bolsonaro em 2019.


Neste sábado (07), o Ministério da Saúde demitiu o servidor responsável por uma apresentação de dança erótica do “batcu” em um evento promovido pela pasta. Andrey Roosewelt Chagas Lemos era diretor do Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde.


Em 2019, ele foi nomeado pelo então presidente Jair Bolsonaro como membro titular do Comitê Nacional de Prevenção e Combate à Tortura.


https://www.diariodocentrodomundo.com.br/diretor-da-saude-demitido-por-batcu-foi-nomeado-por-bolsonaro-em-2019/amp/


Depois se fala das características do Andrey. O que torna o título da matéria o equivalente do click bait.


O tema da dança erótica deve ter rendido audiência. Eu achei muito estranho o DCM, um jornal supostamente progressista, publicar uma notícia nós mesmos termos do pânico moral cultivado pelos conservadores e fundamentalistas cristãos.

Citando:


Uma cantora fez apresentação erótica dentro de sala da UESB (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia) durante seminário. A artista gravada em cima de uma carteira enquanto rebola e canta funk é Tertuliana Lustosa, também conhecida como “A Travestis”.


O show ocorreu durante o evento “Desfazendo gênero: conferências, mesas redondas, simpósios temáticos, mostras artísticas e muito mais”, que ocorreu na UESB entre 10 e 14 de novembro.


Após críticas pela performance, ela disse que a apresentação ocorreu durante “roda de conversa” e reclamou da “discussão inflamada” sobre o episódio: “Isso abre portas para novas possibilidades de metodologias pedagógicas, onde possamos, sim, dançar e executar ações de prazer como modo efetivo de aprender”, argumentou.


https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/video-cantora-faz-apresentacao-erotica-em-sala-de-aula-de-universidade-publica-da-ba/amp/


Esse recalque é efeito da repressão e opressão sexual. A questão é se o DCM é progressista mesmo. E algo que eu tenho que pesquisar é se progressista é necessariamente de esquerda.

Voltando ao Azarão.

O reacionário tem mentalidade tacanha e militarista.  Essa fixação por armas… Freud explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário